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Contributos para o ensino da leitura e escrita: debatendo práticas pedagógicas inclusivas para não deixar ninguém para trás turma ACD45-23/24

Apresentação

A leitura e a escrita representam o pilar em que assenta a aprendizagem académica, um portal para a inclusão. Contudo, para alguns alunos, aprender a ler é difícil. Para eles, esta aprendizagem carece de estratégias diferenciadas que possam ir ao encontro das suas necessidades. Muitas vezes, “há um longo caminho desde o primeiro contacto com as letras até à descodificação autónoma das palavras e à sua compreensão”. O ensino da leitura nos primeiros anos de escolaridade constitui assim um dos principais desafios dos professores, exigindo conhecimentos sobre desenvolvimento da linguagem e métodos de instrução eficazes. Os professores de Educação Especial em articulação com os docentes titulares de turma implementam estratégias e metodologias que auxiliam a automatização dos mecanismos de leitura. O sucesso deste trabalho carece de um conhecimento cientificamente validado e de experiência. Assim, com esta formação pretende-se contribuir para a partilha, o reforço e o enriquecimento dos conhecimentos dos professores de Educação Especial, discutindo e refletindo sobre práticas pedagógicas inclusivas.

Destinatários

Professores da Educação Especial - Gr 910

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Conhecer os componentes da leitura e escrita; - Divulgar práticas pedagógicas de sucesso na leitura; - Refletir na importância da individualização da instrução, com base nos dados de avaliação; - Discutir e refletir sobre as potencialidades da integração de métodos multissensoriais (i.e., utilização de gestos articulatórios para fortalecer a consciência fonémica); - Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a reflexão e partilha de práticas pedagógicas.

Conteúdos

- Enquadramento teórico: componentes da leitura e escrita; - Apresentação breve de algumas metodologias de ensino da leitura e escrita; - Exploração de materiais pedagógicos digitais/plataformas/aplicações; - Importância do ensino explícito e sistemático; - Estruturação de uma aula de apoio à aprendizagem da leitura.

Metodologias

- Exposição; - demonstração; - recursos didáticos; - estudo de caso

Avaliação

Frequência da Ação

Modelo

Inquérito de satisfação da ação de formação

Bibliografia

1. DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO, 2018. Para uma Escola Inclusiva: Manual de Apoio à Prática, Editor: Ministério da Educação/Direção Geral de Educação 2. Elias, C. (2016). Vamos rimar a brincar. Coimbra: Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. LER – Leitura e Escrita: Recursos. Promover a leitura na escola. https://ler.pnl2027.gov.pt/filedownload/519. Acedido a 8. ago. 2023. 3. Lane, H. B., Contesse, V. A., & Gallingane, C. (2023). Phonics 101: Preparing teachers to provide effective intervention in word reading skills. Intervention in School and Clinic, 59(1), 9-19. https://doi.org/10.1177/10534512221130065 4. Lopes, J. (2021). Ensino e aprendizagem da leitura: fundamentos e aplicações. In Alves, R. & Leite, I. (Edit.) (2021). Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 112-113. https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/manual_do_curso_abc.PDF. Acedido a 7 de janeiro de 2024. 5. Morais, J. (2012). Criar Leitores: o ensino da leitura para professores e encarregados de educação. Porto: Livpsic. PNL 2027. Ensino de correspondências grafema fonema. [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/jhbcIboMgSo?si=vxpCT10zPsgUxw12. Acedido a 8. ago. 2023. 6. Rios, C. (2011). Programa de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica. Viseu: Psicosoma. 7. Rombert, J. (2013). O gato comeu-te a língua. Lisboa: A Esfera dos Livros. 8. Rombert, J., Fontes, L. & Caeiro, M. (2009). Ouvir, Dizer e Escrever. Coleção Papa-Sons. Lisboa: Papa-Letras. 9. Santos, J. M. (Apresentador). (2021, 22 de junho). Ensinar a ler, de A a Z. [Podcast]. Nota 20. Iniciativa Educação. https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/podcasts/leitura/ensinara-ler-de-a-a-z. Acedido a 9 ago. 2023 10. Sim-Sim, I. (2008). O ensino da leitura: A decifração. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Lisboa. 11. Sim-Sim, I. (2006). Avaliação da linguagem oral: Um contributo para o conhecimento do desenvolvimento linguístico das crianças portuguesas. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 12. Teles, P. (2020). A Magia da Leitura: Abecedário e Silabário. Porto: Porto Editora 13. Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2020). Fluência e compreensão da leitura. LER – Leitura e Escrita: Recursos. https://ler.pnl2027.gov.pt/texto/fluencia-e-compreensao-na-leiturarecomendacoes. Acedido a 8. ago. 2023

Observações

Critérios de seleção: 1º Professores de Educação Especial do Agrupamento Martim de Freitas, por ordem de inscrição 2º Professores de Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Anabela Ruas de Oliveira

Início: 10-04-2024
Fim: 10-04-2024
Acreditação: ACD45-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, sala de formação