360

Direção de Turma: da Liderança à Intervenção Escola-Família turma ACD46-23/24

Apresentação

A coordenação das atividades de uma turma ou de um conselho de turma é realizada pelo professor titular ou pelo diretor de turma, o qual é designado pela direção. A operacionalização e monitorização de determinadas dinâmicas, permite assegurar a articulação entre os professores da turma e com os alunos, pais e encarregados de educação; promover a comunicação e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos; coordenar, em colaboração com os docentes da turma, a adequação de atividades, conteúdos, estratégias e métodos de trabalho à situação concreta do grupo e à especificidade de cada aluno; articular as atividades da turma com os pais e encarregados de educação promovendo a sua participação; coordenar o processo de avaliação dos alunos garantindo o seu caráter globalizante e integrador. Atualmente o cargo de direção de turma representa um cargo com uma exigência multidimensional, uma vez que, desempenha funções de mediação, de coordenação, articulação e interface de gestão e docência permitindo a definição de prioridades e linhas de ação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Partilhar a legislação em vigor relativa ao cargo de direção de turma; - Refletir sobre a visão, a missão do cargo de direção de turma; - Contribuir para o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo ao nível organizacional; - Analisar e discutir as interseções entre as lideranças e as parcerias; - Permitir a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas sobre a prática do cargo de liderança intermédia.

Conteúdos

• Contextualização da Legislação em vigor; • Pressupostos para a visão, a missão do cargo de direção de turma; • A relação das práticas de trabalho colaborativo e as estruturas de lideranças intermédias na estrutura organizacional; • A importância de quando e como deverão ser integradas as parcerias nesta interseção com o cargo de direção de turma; • Espaço de partilha de ideias, conhecimentos, experiências que promovam a participação, cooperação e esclarecimento de dúvidas.

Metodologias

A primeira parte da sessão será composta por uma parte teórica, dirigida a todos os docentes. Seguindo-se a segunda parte da sessão com um Painel composto por um elemento da CPCJ, uma docente da Universidade de Coimbra da área das Ciências de Educação e de um elemento do Ministério da Educação.

Avaliação

Frequência da Ação

Modelo

Inquérito de satisfação da ação de formação

Bibliografia

Flores, Manuel (2005). Agrupamento de Escolas - Indução Política e Participação (1.ª ed.). Coimbra: Edições Almedina. Formosinho, João, & Machado, Joaquim (2009). Equipas Educativas - Para uma nova organização da escola (1.ª ed.). Porto Editora. Formosinho, João, et al, (2016). Uma nova organização Pedagógica da Escola - Caminhos de possibilidades (1.ª ed.). Fundação Manuel Leão.

Observações

Critérios de seleção: 1º Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, por ordem de inscrição 2º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Isabel da Conceição Costa Belo

Início: 17-04-2024
Fim: 17-04-2024
Acreditação: ACD46-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Auditório