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A folha de cálculo promotora do sucesso escolar no âmbito da didática específica da matemática e das ciências experimentais turma AFCFC

Apresentação

A implementação de estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas para a promoção do sucesso escolar levam a necessidade da adoção de diferentes instrumentos pedagógico-didáticos nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização da folha de cálculo em sala de aula, no contexto explicativo e aplicacional, por parte de professores e alunos, nos conteúdos programáticos, ou seja, a aplicação/ manipulação das tabelas, das fórmulas, das funções matemáticas, da análise estatística, das correlações, dos gráficos e das ligações aos projetos e relatórios de trabalhos propostos, revelam-se fundamentais na concretização dos objetivos de melhor e mais aprendizagem na disciplina da matemática e das ciências experimentais. Assim, esta ação de formação visa criar condições para a introdução, integração e utilização da folha de cálculo nos processos de ensino-aprendizagem e nos conteúdos programáticos, por parte de professores e alunos, em cada disciplina, despertando assim o interesse dos alunos para a sua utilização e motivando-os para a aprendizagem nas didáticas específicas para os quais este curso se propõe, sendo ao mesmo tempo uma ferramenta facilitadora da promoção do sucesso educativo, do trabalho colaborativo e da flexibilidade curricular. Assim, este propósito constitui a base para que nas sessões presenciais síncronas e assíncronos se desenvolvam atividades de implementação da folha de cálculo em contexto real de sala de aula e nos conteúdos programáticos de cada disciplina.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550.

Objetivos

- Conhecer as principais potencialidades da folha de cálculo no que respeita a sua integração nos conteúdos programáticos das disciplinas. - Utilizar a folha de cálculo na prática em sala de aula, com os alunos, em contextos de ensino e aprendizagem, nas didáticas específicas e integrada nos conteúdos programáticos de cada disciplina. - Conceber materiais com a folha de cálculo, inserido nos conteúdos programáticos de cada grupo disciplinar, utilizando-os em contextos de aprendizagens efetivas, com os alunos, na sala de aula. - Interiorizar o potencial da folha de cálculo na promoção do sucesso escolar e educativo, na inovação e na mudança dos processos de ensino e de aprendizagem. - Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas potenciando os benefícios da folha de cálculo na renovação dos contextos de aprendizagem e eficiência do processo educativo. - Desenvolver competências que contribuam para a diversificação das estratégias de ensino e aprendizagem nas didáticas específicas.

Conteúdos

1. A folha de cálculo Microsoft EXCEL ou OpenOffice Calc (1 hora): 1.1. Conceitos e tecnologias; 1.2. Princípios de funcionamento; 1.3. Regras de utilização em segurança; 1.4. Procedimentos de instalação e configuração das aplicações. 2. A folha de cálculo e as dinâmicas do ensino e aprendizagem, da comunicação e da integração na educação (1 hora): 2.1. O paradigma digital e as dinâmicas da integração nos conteúdos programáticos das disciplinas; 2.2. A folha de cálculo integrada na prática em sala de aula e nos conteúdos programáticos das disciplinas; 2.3. A folha de cálculo e a aprendizagem colaborativa dos alunos; 2.4. A folha de cálculo e a renovação dos tempos de aprendizagem; 2.5. Recursos educacionais disponíveis na Internet com a folha de cálculo integrada; 2.6. A folha de cálculo no ensino/conteúdos programáticos da matemática e das ciências experimentais. 3. Recursos educativos e a folha de cálculo nas didáticas específicas (12 horas): 3.1. Aspetos relevantes de um recurso educativo concebido com a integração da folha de cálculo; 3.2. A folha de cálculo: 3.2.1. Estrutura genérica de uma folha de cálculo; 3.2.2. Principais funcionalidades genéricas dos programas de folha de cálculo; 3.2.3. O ambiente de trabalho de uma folha de cálculo; 3.2.4. Operações com ficheiros/ documentos com uma folha de cálculo; 3.2.5. Edição e formatação da informação numa folha de cálculo; 3.2.6. Fórmulas, referências, funções matemáticas e estatísticas; 3.2.7. Elaboração e manipulação de gráficos; 3.2.8. Tabela ou lista de dados; 3.2.9. Referências absolutas e relativas; 3.2.10. Ferramentas avançadas; 3.2.11. Macros e programação incorporada; 3.2.12. Transferência com atualização automática de informação entre documentos; 3.2.13. Impressão de trabalhos em folha de cálculo; 3.2.14. Impressão em série; 3.3. Recursos destinados à educação e para conteúdos disciplinares específicos, com folhas de cálculo integradas, proprietárias ou gratuitas, disponíveis na Internet, e criados/mobilizados para os contextos de aprendizagem. 4. Nas didáticas específicas, conceção de soluções de problemas, de trabalhos experimentais, com recurso à folha de cálculo (2 horas). 5. Elaboração de recursos educativos nas didáticas específicas (em função das características da turma e concebidos pelos formandos com o auxílio da folha de cálculo) (4 horas). 6. Apresentação das propostas metodológicas dos formandos à turma (1 hora). 7. Utilização em sala de aula, em contexto real de aprendizagem com os alunos, dos recursos educativos concebidos nas diversas disciplinas (1 hora). 8. Apresentação dos recursos concebidos e atividades realizadas na prática em sala de aula (1 hora). 9. Apresentação da experiência e dos resultados da utilização em sala de aula, em contexto real de aprendizagem com os alunos, dos recursos educativos concebidos nas diversas disciplinas (1 hora). 10. Avaliação dos formandos e da ação de formação (1 hora): a. Avaliação da Acão; b. Avaliação dos formandos.

Metodologias

Fase I - Apresentação da ação de formação (sessão síncrona). Fase II - Apresentação da folha de cálculo EXCEL ou CALC e as dinâmicas: do ensino e aprendizagem, da comunicação e da interação na educação (teórico/prático) | (sessão síncrona). Fase III - Aprender EXCEL ou CALC e pesquisar na internet os recursos educativos existentes para as didáticas específicas (prático) | (sessões síncronas e assíncronas). Fase IV - Elaboração de recursos educativos nas didáticas específicas de cada docente (prático) | (sessões assíncronas). Fase V - Utilização em sala de aula, em contexto real de aprendizagem com os alunos, dos recursos educativos concebidos nas diversas disciplinas (prático) | (sessão assíncronas). Fase VI - Apresentação dos recursos concebidos, da experiência da utilização em sala de aula e dos resultados obtidos, em contexto real de aprendizagem com os alunos (prático) | (sessão síncrona). Fase VII - Avaliação dos formandos e da Acão de Formação (sessão síncrona).

Avaliação

- Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. - A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. - Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%); - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%); - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%).

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Sergio Propergol (2019). Excel 2019. Madrid: Anaya MultimédiaLacerda, Fernando Alberto, 2001, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino-aprendizagem, círculo de estudos.DAPP, Ministério da Educação; 2002; As TIC e a qualidade das aprendizagens, Estudos de caso em Portugal, OCDE, Lisboa, 1ª ed.Becta, 2003; Timesaver. Becta ICT Advice for teachers. Disponível em: http://www.ictadvice.org.uk . Acedido em 18 de Setembro de 2005.Roblyer, M. D., Edwards, J., Havriluk, M. A. (1997) Integrating Technology into Teaching. Prentice-Hall, Inc, New Jersey

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Professores dos grupos de recrutamento 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição. 2.º - Professores dos grupos de recrutamento 430, 500, 510, 520, 530, 540, 550 de outras escolas por ordem de inscrição.

Formador

José Carlos Martins

Início: 18-04-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122466/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Avelar Brotero - Sala A23