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Da epígrafe às redes sociais: um percurso didático interdisciplinar entre a História e o Português. turma AFCERS01

Apresentação

Os princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter/multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o inter-relacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal dado pelo Decreto-Lei 55/2018, desafia as escolas a “Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais”. Cabe, portanto, à escola promover os espaços e os tempos das atividades com vista à promoção do pensamento crítico, da comunicação, da resiliência, do trabalho em equipa, da superação da frustração, da capacidade de resolver problemas complexos ou da adaptação à mudança. À Escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências relevantes nos domínios da atitude cívica individual, do relacionamento interpessoal e intercultural, exige-se-lhe uma reconfiguração capaz de dar resposta a estes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas, promovendo simultaneamente a flexibilidade curricular e a interdisciplinaridade, enquanto prática promotora de interligação de saberes com recurso a propostas didáticas e pedagógicas que suportam aprendizagens autónomas.Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300 e 400

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300 e 400.

Objetivos

- Promover a interdisciplinaridade; - Incentivar o trabalho colaborativo entre docentes de diferentes áreas disciplinares; - Promover intercâmbio de experiências letivas entre docentes; - Sensibilizar para metodologias que coadjuvem ao desenvolvimento de competências definidas no PASEO; - Partilhar ferramentas que permitam implementar uma prática docente baseada na interdisciplinaridade; - Aprofundar conhecimentos na área do Português e da História, a partir de uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos.

Conteúdos

1. Epígrafe (3+3h) a. construção da identidade i. siglas ii. abreviaturas iii. toponímia iv. antroponímia v. patronímia vi. classes de palavras (verbos, nomes e adjetivos) 2. Construção de mensagens (3+3h) a. diferentes suportes (pedra, papiro, papel, mural, corpo, digital, som, etc) b. relação dos suportes da mensagem com os objetivos do emissor c. adequação da frase, período, parágrafo, texto a cada suporte d. adequação da frase, período, parágrafo, texto aos objetivos do emissor 3. Tipos de mensagem (3h) a. memorialista (epígrafe, graffiti, tatuagem, redes sociais digitais) b. informativa (telegrama, carta, mail, sms, chats, redes sociais digitais) c. especificidade linguística de cada tipo de mensagem 4. Interdisciplinaridade na prática docente (4h) a. simulação de um ambiente interdisciplinar a partir de um dos conteúdos abordados na ação b. discussão do exercício proposto como exemplo exploratório dos conteúdos abordados durante a ação c. redesenho do exercício proposto 5. Planificação de uma atividade interdisciplinar (3+3h)

Metodologias

Todas as sessões terão uma componente teórica e uma componente prática. Parte-se dos documentos orientadores da prática letiva (AE; Programas), com a identificação dos conteúdos programáticos, e apresentam-se aos formandos guiões de trabalho exemplificativos do caminho exploratório da tipologia de trabalho interdisciplinar.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - Participação e intervenção nas sessões (15%) - Tarefas desenvolvidas em grupo (25%) - Tarefas desenvolvidas individualmente (Planificação de uma atividade interdisciplinar) (30%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (30%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

ENCARNAÇÃO, José d’ (1996) – “A epígrafe latina como elemento didáctico”. Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra: Associação Portuguesa de Estudos Clássicos. 25, p. 48-52.ENCARNAÇÃO, José d’ (2000) – “A epígrafe latina como elemento didáctico (IX)”. Boletim de Estudos Clássicos. Coimbra: Associação Portuguesa de Estudos Clássicos. 34, p. 97-101.POMBO, Olga (2004). Interdisciplinaridade: ambições e limites. Viseu: Relógio D’Água

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300 e 400 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição. 2.º - Professores dos grupos de recrutamento 200, 210, 220, 300 e 400 de outras escolas por ordem de inscrição.

Formador

Ana Paula Ramos Ferreira

Natália de Jesus Albino Pires

Início: 11-04-2024
Fim: 21-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121001/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Moodle CFAEMinerva / ZOOM