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Plano de Formação 2024/2025 (em construção)

DIVULGAÇÃO

411

Projetos transformadores: valor e boas práticas nas escolas

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Auditório Biblioteca Municipal de Penacova

Ao longo do último ano letivo (2023/2024), a nossa escola e os nossos parceiros (escolas no estrangeiro, parceiros locais e nacionais) fizeram progressos significativos na implementação de projetos educativos inovadores (recorde-se que a inovação de uma instituição pode inspirar adaptações noutras), ...
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Ref. 314ACD03 - 2024/20 Inscrições abertas até 08-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD03-2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2024

Fim: 09-09-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório Biblioteca Municipal de Penacova

Formador

Mailing Del Valle Rodil Mendez

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Esola Profissional Penacova / CFAE MINERVA

Enquadramento

Ao longo do último ano letivo (2023/2024), a nossa escola e os nossos parceiros (escolas no estrangeiro, parceiros locais e nacionais) fizeram progressos significativos na implementação de projetos educativos inovadores (recorde-se que a inovação de uma instituição pode inspirar adaptações noutras), melhorando a qualidade das aprendizagens e incentivando a inclusão e a motivação dos alunos. Reconhecendo a importância dos líderes educativos na promoção de uma cultura de inovação pedagógica, esta formação será apresentada em formato de painel, permitindo a partilha e a divulgação de boas práticas. Iremos explorar a forma como o ensino baseado em projetos tem sido uma ferramenta inclusiva e integradora, com o apoio crucial das lideranças superiores e intermédias. Além disso, destacaremos a relevância dos projetos Erasmus em Portugal (especificamente na zona centro) e na União Europeia, mostrando o seu impacto no intercâmbio cultural e no desenvolvimento de competências-chave. Será também realçada a importância do programa eTwinning como ferramenta de apoio à aprendizagem colaborativa e à integração das TIC. Esta mesa redonda tem como objetivo inspirar novas escolas a juntarem-se à nossa comunidade de aprendizagem colaborativa, promovendo uma educação de qualidade e equitativa para todos. Em Portugal, os projetos Erasmus permitiram que as nossas escolas se ligassem a outras instituições de ensino de toda a Europa, reforçando uma rede de aprendizagem e colaboração que ultrapassa fronteiras.

Objetivos

Os projetos Erasmus têm tido um impacto notável nas nossas escolas, não só em termos de intercâmbio cultural e académico, mas também no desenvolvimento de competências-chave entre alunos e professores. Estes projetos têm sido essenciais para: • Promover a compreensão e a cooperação interculturais. • Proporcionar experiências de aprendizagem significativas fora do ambiente tradicional. • Enriquecer o currículo escolar com perspetivas europeias e globais. • Promover uma cultura de inovação pedagógica. • Facilitar a integração de métodos de ensino baseados em projetos. • Apoiar os professores na implementação de práticas inclusivas e ativas. • Estabelecer projetos de colaboração com outras escolas europeias. • Integrar a utilização das TIC de forma eficaz na sala de aula. • Incentivar o desenvolvimento de competências digitais e de comunicação entre os estudantes.

Conteúdos

- Projetos ERASMUS+ - Partilha de práticas - Dessiminação de Projetos

Metodologias

Palestras

Modelo

Frequência

Anexo(s)

Programa


Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes das Escola Profissional de Penacova 2.º - Docentes do AE de Penacova 3.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-09-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
410

II Jornadas ESIDM - Avaliação criterial por competências
Prioridade Docentes da ESIDM

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria

A avaliação pedagógica e respetivas práticas, de acordos com os Decretos-Lei n.ºs 54 e 55, ambos de 2018, têm sido uma preocupação por parte da tutela e das escolas e agrupamentos. A ESIDM, tendo sido escola piloto do projeto MAIA, desde 2019, e, no ano transato, escola convidada a participar no projeto ...
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Ref. 313ACD02 - 2024/20 Inscrições abertas até 10-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD02-2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 11-09-2024

Fim: 11-09-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria

Formador

Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins

Eusébio André Machado

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

ESIDM / CFAE MINERVA

Enquadramento

A avaliação pedagógica e respetivas práticas, de acordos com os Decretos-Lei n.ºs 54 e 55, ambos de 2018, têm sido uma preocupação por parte da tutela e das escolas e agrupamentos. A ESIDM, tendo sido escola piloto do projeto MAIA, desde 2019, e, no ano transato, escola convidada a participar no projeto ApoiaR, tem-se preocupado em implementar uma avaliação que sirva as aprendizagens e respetiva qualidade de sucesso dos seus alunos. Mas esta avaliação formativa e formadora implica mudanças de hábitos, de estratégias, de mentalidades. Neste sentido, este processo necessita de divulgação de práticas já implementadas na Escola e que têm, agora, de ser interiorizadas, essencialmente, pelos recém docentes, mas também por parte dos vários intervenientes educativos, para a qualidade das aprendizagens dos nossos alunos, para a normalização do processo e para um serviço de elevada qualidade.

Objetivos

• Clarificar conceitos-chave relacionados com a avaliação pedagógica, no âmbito da avaliação criterial • Perceber a importância da avaliação preconizada no DL n.º55/2018, para uma aprendizagem sustentada e eficaz dos alunos. • Perceber a importância de/criar instrumentos de trabalho comuns (departamentos/equipas educativas)

Conteúdos

• A avaliação pedagógica, de acordo com o DL n.º 55/2018. • Avaliação criterial por competências. • Avaliação formativa e sumativa por domínios. • Feedback de qualidade. • Progressão refletida na classificação final (do ano letivo). • Integração do comportamento no processo de avaliação sumativa. • Importância da definição de perfis de competências/desempenho.

Metodologias

Jornada - Palestra

Modelo

Frequência


Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes da ESIDM 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-09-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 11-09-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
412

II Jornadas Martim de Freitas - Metodologias Ativas com recurso aos Manuais Digitais - Grupo Leya
Prioridade Única - Docentes 1º CEB, Dep. Línguas, Dep. Ciências Sociais e Humanas e Dep. de Expressões - AEMF

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Auditório do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos ...
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Ref. 315ACD04A-24/25 Inscrições abertas até 09-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD04-2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 12-09-2024

Fim: 12-09-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

AEMF / CFAE MINERVA

Enquadramento

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos letivos seguintes. O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas é uma das Escolas piloto dos Manuais Digitais desde 2020/2021. Este ano letivo houve um alargamento das turmas com os Manuais Digitais.

Objetivos

Pretende-se constituir espaços de conhecimento, partilha e reflexão sobre diferentes questões da Educação e da Prática Educativa, muito particularmente questões relacionadas com a inovação pedagógica, tecnologia na educação, espaços de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, no âmbito dos Manuais Digitais.

Conteúdos

- A geração de Manuais Digitais e as Plataformas como ecossistema digital - A Escola Digital – Plataforma Escola Virtual - Práticas Pedagógicas com a naturalização do digital - Exemplificação dos Manuais Digitais Adotados do Grupo LEYA.

Metodologias

Expositico e aplicação prática.

Modelo

Frequência


Observações

Prioridade única: Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Projeto Piloto Manuais Digitais.

Prioridade Única - Docentes 1º CEB, Dep. Línguas, Dep. Ciências Sociais e Humanas e Dep. de Expressões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-09-2024 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
415

II Jornadas Martim de Freitas - Metodologias Ativas com recurso aos Manuais Digitais - Grupo Leya
Prioridade única: Docentes Dep. Matemática e C. Experimentais e Dep. Ed Especial - AEMF

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Auditório Agrupamento de Escolas MArtim de Freitas

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos ...
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Ref. 315ACD04B-24/25 Inscrições abertas até 09-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD04-2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 12-09-2024

Fim: 12-09-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório Agrupamento de Escolas MArtim de Freitas

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

AEMF / CFAE MINERVA

Enquadramento

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos letivos seguintes. O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas é uma das Escolas piloto dos Manuais Digitais desde 2020/2021. Este ano letivo houve um alargamento das turmas com os Manuais Digitais.

Objetivos

Pretende-se constituir espaços de conhecimento, partilha e reflexão sobre diferentes questões da Educação e da Prática Educativa, muito particularmente questões relacionadas com a inovação pedagógica, tecnologia na educação, espaços de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, no âmbito dos Manuais Digitais.

Conteúdos

- A geração de Manuais Digitais e as Plataformas como ecossistema digital - A Escola Digital – Plataforma Escola Virtual - Práticas Pedagógicas com a naturalização do digital - Exemplificação dos Manuais Digitais Adotados do Grupo LEYA.

Metodologias

Expositico e aplicação prática.

Modelo

Frequência


Observações

Prioridade única: Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Projeto Piloto Manuais Digitais.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-09-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
413

II Jornadas AEMF - Metodologias Ativas com recurso aos Manuais Digitais - Grupo Porto Editora
Prioridade única: Docentes 1º CEB, Dep. Línguas, Dep. Ciências Sociais e Humanas e Dep. de Expressões - AEMF

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Auditório Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos ...
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Ref. 316ACD05A-24/25 Inscrições abertas até 16-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD05-2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 18-09-2024

Fim: 18-09-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

AEMF / CFAE Minerva

Enquadramento

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos letivos seguintes. O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas é uma das Escolas piloto dos Manuais Digitais desde 2020/2021. Este ano letivo houve um alargamento das turmas com os Manuais Digitais.

Objetivos

Pretende-se constituir espaços de conhecimento, partilha e reflexão sobre diferentes questões da Educação e da Prática Educativa, muito particularmente questões relacionadas com a inovação pedagógica, tecnologia na educação, espaços de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, no âmbito dos Manuais Digitais.

Conteúdos

- A geração de Manuais Digitais e as Plataformas como ecossistema digital - A Escola Digital – Plataforma Escola Virtual - Práticas Pedagógicas com a naturalização do digital - Exemplificação dos Manuais Digitais Adotados do Grupo Porto Editora

Metodologias

Expositivo e aplicação prática.

Modelo

Frequência


Observações

Prioridade única: Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Projeto Piloto Manuais Digitais.

Direcionado para os docentes: 1º CEB, Dep. Línguas, Dep. Ciências Sociais e Humanas e Dep. de Expressões.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-09-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
414

II Jornadas AEMF - Metodologias Ativas com recurso aos Manuais Digitais - Grupo Porto Editora
Prioridade única: Docentes Dep Matemática e C. Experimentais e Dep. Ed Especial - AEMF

ACD

 

3.0 horas

 

Presencial

 

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Auditório Agrupamento de Escolas MArtim de Freitas

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos ...
Ler mais Ler menos

Ref. 316ACD05B-24/25 Inscrições abertas até 23-09-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD05-2024/2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 25-09-2024

Fim: 25-09-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório Agrupamento de Escolas MArtim de Freitas

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

AEMF / CFAE Minerva

Enquadramento

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos letivos seguintes. O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas é uma das Escolas piloto dos Manuais Digitais desde 2020/2021. Este ano letivo houve um alargamento das turmas com os Manuais Digitais.

Objetivos

Pretende-se constituir espaços de conhecimento, partilha e reflexão sobre diferentes questões da Educação e da Prática Educativa, muito particularmente questões relacionadas com a inovação pedagógica, tecnologia na educação, espaços de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, no âmbito dos Manuais Digitais.

Conteúdos

- A geração de Manuais Digitais e as Plataformas como ecossistema digital - A Escola Digital – Plataforma Escola Virtual - Práticas Pedagógicas com a naturalização do digital - Exemplificação dos Manuais Digitais Adotados do Grupo Porto Editora

Metodologias

Expositivo e aplicação prática.

Modelo

Frequência


Observações

Prioridade única: Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Projeto Piloto Manuais Digitais.

Direcionado para os Docentes: Dep Matemática e C. Experimentais e Dep. Ed Especial.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME