OFERTA FORMATIVA

Ref. 125T30 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114473/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 29-09-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

João Pedro Franco Martiniano

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). \r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;\r\n- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.']

Conteúdos

-\tDocumentos de enquadramento das políticas educativas.\r\n-\tEnvolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.\r\n-\tRecursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.\r\n-\tEnsino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.\r\n-\tAvaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.\r\n-\tCD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.\r\n-\tPlaneamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA EditoraLicht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 29-09-2022 (Quinta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


173

Ref. 124T19 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115037/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 30-09-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

João José Marques Pimentel Leal

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 1) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu).\r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; \r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.']

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital.\r\n2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.\r\n3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos.\r\n4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem.\r\n5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais.\r\n6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos.\r\n7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 30-09-2022 (Sexta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


170

Ref. 125T29 Inscrições Fechadas

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114473/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 03-10-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

Agostinho Pereira de Andrade

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). \r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;\r\n- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.']

Conteúdos

-\tDocumentos de enquadramento das políticas educativas.\r\n-\tEnvolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.\r\n-\tRecursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.\r\n-\tEnsino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.\r\n-\tAvaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.\r\n-\tCD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.\r\n-\tPlaneamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA EditoraLicht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 03-10-2022 (Segunda-feira) 09:15 - 12:15 3:00 Presencial


172

Ref. 148ACD04_T1 Inscrições abertas até 07-10-2022

Registo de acreditação: ACD04/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 10-10-2022

Fim: 10-10-2022

Regime: e-learning

Local: ONLINE - Faculdade de Letras Universidade de Coimbra

Formador

Ana Maria e Silva Machado

Destinatários

Docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Razões

Na disciplina de Português no Ensino Básico e no Ensino Secundário, sobressaem os domínios da Leitura e da Educação Literária como aqueles em que se pode desenvolver nos alunos a competência de compreensão na leitura. Trata-se de uma competência complexa, prevista nas Aprendizagens Essenciais, que exige da parte do professor conhecimentos sobre os processos de compreensão do texto e sobre estratégias de metacognição a desenvolver em sala de aula. É, assim, pertinente, uma sessão de formação sobre como interrogar o texto, da pré-leitura à metacognição.

Objetivos

Conhecer os processos e as estratégias necessários à compreensão leitora. Apreciar percursos pedagógico-didáticos relativos à análise e interpretação textual, nomeadamente do texto literário.

Conteúdos

1. O processo de compreensão na leitura: pré-leitura, compreensão de frases, ligação de frases, compreensão do todo, processos de elaboração, processos metacogniticos. 2. A especificidade do texto literário 3. Como formular perguntas; como propor atividades.

Metodologias

Ação de Formação - Formato Seminário

Avaliação

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Modelo

Ação de Curta Duração - ONLINE

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais


Observações

Prioridades: 1.ª - Docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2ª - Docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva

Sala Zoom: Metodologias de leitura e estratégias de metacognição Reunião: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85736750796 ID da reunião: 857 3675 0796

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 26-09-2022 (Segunda-feira) 14:00 - 20:00 6:00 Online síncrona

INSCREVER-ME

Ref. 137AFC01T01 Inscrições abertas até 12-10-2022

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114831/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 12-10-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: e-learning

Local: Presencial nas 11 Escolas Associadas do CFAE Minerva

Formador

Nuno Miguel Ferreira Simões

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['A proficiência digital das organizações educativas é fundamental para a melhoria do trabalho desenvolvido nas escolas. Neste quadro, considera-se, ainda, da maior importância o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, dada a sua relevância para o ensino e a aprendizagem. \r\nNeste quadro, os AE/Ena foram convidados a elaborar o seu PADDE, que pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como, apoiar as escolas a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital integrando-o de forma holística na organização. Para que PADDE tenha o impacto esperado nas escolas, torna-se fundamental criar estratégias e instrumentos eficazes, tendo este curso o propósito de apoiar as EDD e as escolas no acompanhamento, monitorização, avaliação e reformulação dos PADDE.']

Objetivos

['Pretende-se apoiar as EDD das escolas no desenvolvimento de estratégias de monitorização e avaliação das ações inscritas no PADDE, que permitam melhorar a qualidade do trabalho em curso. Na formação pretende-se que as EDD, com o apoio dos ED, implementem estratégias de monitorização, avaliação, comunicação dos resultados e reformulação do PADDE da sua Escola, num processo em rede e promotor de mudança organizacional e pedagógica. \r\nSão objetivos específicos da oficina:\r\nrefletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo;\r\nconceber e implementar estratégias de monitorização, avaliação e comunicação dos PADDE;\r\ndesenvolver estratégias de diagnóstico e reflexão conducentes à reformulação do PADDE.']

Conteúdos

Os conteúdos da ação surgem da necessidade de capacitar as EDD para que realizem trabalho de monitorização da implementação das ações inscritas nos PADDE, de modo a aferir a execução dos respetivos objetivos e necessidade de ajustes à sua operacionalização. Surgem, ainda, da importância de os ED afetos aos CFAE acompanharem esse processo, apoiando as EDD nas ações de monitorização, de avaliação, de comunicação e de reformulação dos PADDE. As alterações anuais à constituição das EDD reforça a necessidade de apoiar as escolas em todo o processo, desde a conceção à avaliação dos planos. \r\nContextualização do Plano de Ação para a Transição Digital e da importância dos PADDE na melhoria do trabalho educativo das escolas\r\nExploração do Roteiro de Apoio à Monitorização e Acompanhamento dos PADDE\r\nAssistente de apoio à inovação pedagógica através da utilização de ferramentas certificadas\r\nProcessos de acompanhamento e monitorização da implementação do PADDE\r\nEstratégias de comunicação do PADDE e das ações implementadas\r\nAvaliação, diagnóstico e reformulação do PADDE

Metodologias

['A presente ação é dinamizada na modalidade de e-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. A formação decorrerá num espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas (síncronas e assíncronas) entre formador-formando e formando-formando. O contexto de formação visa estimular a criação de momentos de partilha e reflexão no âmbito das práticas de monitorização e avaliação das ações do PADDE e dos seus resultados. A ação de formação tem como quadro geral de referência metodológico o construtivismo e a aprendizagem colaborativa, assentando em princípios como a formação participada e experiencial e a ação refletida.']

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de trabalhos individuais.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdf


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 12-10-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
2 19-10-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
3 26-10-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
4 02-11-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
5 09-11-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
6 16-11-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
7 23-11-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
8 30-11-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
9 07-12-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial
10 14-12-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 145AFC02T01 Inscrições abertas até 10-10-2022

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112772/21

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 15-10-2022

Fim: 26-11-2022

Regime: Presencial

Local: CES | ALTA - Colégio de S. Jerónimo – Sala 1

Formador

Sofia Margarida Correia Gonçalves

Destinatários

Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - Projeto KINDER - CES

Razões

'Os sistemas educativos têm, nos últimos anos, abraçado a causa do combate aos estereótipos de género e da promoção de uma maior socialização equitativa de raparigas e rapazes como estratégia central para alcançar sociedades mais saudáveis e mais equilibradas. O projeto KINDER tem, então, como objetivo enfrentar a urgência de desenvolver um programa eficaz e inovador e programas de formação para profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar (3-6 anos) e desde os primeiros ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos). O projeto será implementado em 3 países europeus - PT, ES - HR. Em 2016, com a aprovação, pelo Governo, da Estratégia Nacional de Educação e Cidadania, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se integra a educação para a igualdade de género, passou a fazer parte do currículo nacional e é desenvolvida nas escolas de acordo com o grau de ensino: terá natureza transdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico, passando a ser uma disciplina autónoma no 2.º ciclo do ensino básico. Todavia, os domínios a trabalhar e as competências a desenvolver ao longo do ano são deixadas ao critério do Conselho de Docentes, no caso da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico, e ao Conselho de Turma, no caso do 2.º ciclo do ensino básico. Com esta decisão a inclusão das temáticas relativas à igualdade de género no programa escolar parece não estar, efetivamente e uma vez mais, assegurada.'

Objetivos

'Visar a potencial reprodução e transmissão de estereótipos de género por parte dos profissionais no jardim de infância e nas escolas básicas a nível nacional; \x95 Promover mudanças de atitude relativamente aos estereótipos de género e sexismo desde a mais tenra idade dentro e fora das escolas; \x95 Desenvolver e criar material pedagógico para professores e outros agentes de educação sobre pedagogia sensível ao género para promover a igualdade de género e combater os estereótipos de género; \x95 Dotar os/as professores/as de conhecimentos, competências e atitudes para uma pedagogia que responda às questões de género (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão ainda prevalecente dos estereótipos de género por parte destes profissionais). \x95 Promover uma mudança de atitude individual do pessoal docente \x95 Desenvolver, numa metodologia participativa ferramentas que podem ser utilizados pelas escolas.'

Conteúdos

Os conteúdos a abordar nas sessões presenciais (25 horas) terão por base os seguintes eixos temáticos:\r\n1.Introdução: Apresentação do projeto KINDER a. Apresentação do CES e do Promundo; b. Des/Igualdade de Género: Contextos Nacional e Europeu; c. Justificação; d. Objetivos; e. Atividades; f. Grupos-alvo; g. Beneficiários/as; h. Implementação; i. Avaliação de impacto; j. Outros projetos de investigação ação \x96 PARENT; EQUI-X; IgualPro; Decodem. \r\n2. Facilitação: o que é e como fazê-lo. Inclui secção para discutir como lidar com a divulgação de informação sensível.\r\n3. Socialização de género;\r\n4. Identidade masculina hegemónica e o seu processo de construção. \r\n5. Masculinidades: Masculinidades hegemónicas e cuidadoras; \r\n6. Paternidades envolvidas e cuidadoras; \r\n7. Cuidar no masculino & conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. \r\n8. Diversidades; \r\n9. Homens, género e violência; \r\n10. Reconhecendo e prevenindo violências com convidado/a para falar sobre Sexualidade e Saúde Reprodutiva e jovens e/ou convidado/a para falar sobre Violências e Diversidade. \r\n11. Metodologias participativas; \r\n12. Como trabalhar com crianças no pré-escolar (3-6 anos) e desde nos 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos). \r\n13. Campanhas \r\n14. Vamos experimentar: dramatização de oficinas de cada conteúdo (Género; Masculinidades; Saúde Sexual e Reprodutiva; Violências e Diversidade; Paternidade e Cuidado). \r\n15. Preparação das oficinas (logística, cronogramas, materiais, ajuste das oficinas em função da idade), relatórios/avaliação (diários de campo e avaliação dos participantes); \r\n16. Perguntas & respostas, debate e conclusões. \r\n17. Mostra/Apresentação de atividades e trabalhos desenvolvidos pelos/as formandos/as, em contexto educativo.

Metodologias

A oficina de formação tem como pilar principal a promoção da igualdade de género, dotando os/as professores/as de conhecimentos, competências e atitudes para uma pedagogia que responda às questões de género (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão ainda prevalecente dos estereótipos de género por parte destes profissionais). As sessões serão essencialmente teórico - práticas e práticas. Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática. A metodologia de formação inclui a conceção e planeamento de workshops com escolas-alvo para desenvolver diretrizes, quadro de resposta e planos de implementação que abordem a transmissão de estereótipos de género dentro do contexto escolar. Os currículos de formação basear-se-ão na experiência do projeto KINDER, bem como de outras metodologias utilizadas em projetos de investigação-ação do CES/Promundo Portugal.

Avaliação

'Os/as formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos/as formandos/as decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos/as formandos/as tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da ação); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas (50%).'

Modelo

Modelo de Avaliação de Kirkpatrick

Bibliografia

Council of Europe (2015) Combating Gender Stereotypes In and Through Education. Report of the 2nd Conference of the Council of Europe National Focal Points on Gender Equality [accessed on 17 of March 2020 at https://rm.coe.int/1680590fe5]EC (2020) The gender pay gap situation in the EU. European Commission [accessed on 12 of March 2020 at https://ec.europa.eu/info/policies/justice-and-fundamental-rights/gender-equality/equal- pay/gender-pay-gap-situation-eu_en]EIGE (2016) Gender in education and training. Luxembourg: Publications Office of the European Union. DOI: 978-92-9493-601-1EU (2019) 2019 Report on equality between women and men in the EU. Justice and Consumers. Luxembourg: Publications Office of the European UnionKollmayer, M., Schober, B., & Spiel, C. (2018). Gender stereotypes in education: Development, consequences, and interventions. European Journal of Developmental Psychology, 15(4), 361-377.


Observações

Prioridades de seleção: 1.ª - Educadores/as Professores/as das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2.ª - Educadores/as Professores/as de Outras Escolas Não Associadas do CFAE Minerva.

Prioridades de seleção: 1.ª - Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260 dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Associadas do CFAE Minerva. 2.ª - Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260 dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Associadas do CFAE Minerva.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 01-10-2022 (Sábado) 09:30 - 17:00 7:30 Presencial
2 15-10-2022 (Sábado) 09:30 - 17:00 7:30 Presencial
3 29-10-2022 (Sábado) 09:30 - 17:00 7:30 Presencial
4 26-11-2022 (Sábado) 09:30 - 18:00 8:30 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 151ACD04/2022 Inscrições abertas até 14-10-2022

Registo de acreditação: ACD05/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 21-10-2022

Fim: 04-11-2022

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária c/ 3º CEB D. Dinis

Destinatários

Docentes de todos os Grupos de Recrutamento

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Escola Secundária c/ 3º CEB D. Dinis

Razões

A formação envolve o aproveitamento de jogos e dinâmicas de improvisação teatral para o desenvolvimento de competências relacionadas às chamadas soft skills, tão necessárias a profissionais de áreas tais como Pedagogia, Gestão, Direito, Economia, Psicologia e Relações Internacionais, dentre tantos outros campos de atuação. Não por acaso, cursos regulares de improvisação têm sido oferecidos em instituições tais como Harvard Business School, Stanford University, University of California, University of Chicago e Yale University. No mundo corporativo, organizações de alcance global vêm sistematicamente oferecendo a seus funcionários treinamentos baseados em improvisação teatral, dentre as quais destacam-se Accenture, Airbus, Coca-Cola, Deloitte, Ernst & Young, Facebook, GlaxoSmithKline, Google, HSBC, Kraft Foods, LinkedIn, Mondelez, Morgan Stanley, Marriott, Microsoft, Nike, PepsiCo e Twitter. Na presente formação, as atividades encontram-se orientadas para o desenvolvimento prático de habilidades relacionadas a fatores como adaptabilidade, comunicação, empatia, imaginação, confiança, inovação, co-criação, liderança e trabalho em equipe, sempre valorizando a descontração e a diversão, variáveis essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. O recurso artístico-pedagógico por meio do qual se propõe atingir tais objetivos é o teatro de improviso, um dos mais fascinantes, confiáveis e divertidos sistemas de treinamento profissional e desenvolvimento artístico disponível para atores e não-atores em todo o vasto universo contemplado pelas artes performativas contemporâneas. Mais especificamente, recorre-se ao Sistema Impro criado pelo encenador e educador britânico Keith Johnstone, professor emérito da Universidade de Calgary, no Canadá, que dinamizou a prática teatral por meio de criações artísticas originais e fundamentadas em sólidos princípios de colaboração e harmonia.

Objetivos

- Desenvolver as competências comportamentais ou sócio-afetivas necessárias à prática em diversos domínios profissionais, especialmente no campo pedagógico.

Conteúdos

A formação em Improvisação Teatral Aplicada à Docência comporta uma proposta pedagógica interdisciplinar orientada para a experimentação e para o desenvolvimento de competências comportamentais ou sócio-afetivas necessárias à prática em diversos domínios profissionais, especialmente no campo pedagógico, pois enfocam as habilidades e atitudes intrapessoais e interpessoais, as quais incluem o desenvolvimento da autoconfiança, o contato com a dimensão afetiva, a capacitação para o trabalho em equipe, as aptidões para reagir a situações inesperadas, o exercício da criatividade e da espontaneidade, o incremento das potencialidades de comunicação e expressão nos níveis individual e grupal, bem como o incentivo à busca proativa pela solução de problemas. A rotina formativa envolve jogos teatrais orientados pelos interesses do grupo, pelas necessidades individuais e pelas carências detectadas pelo docente em termos de competências sociais e relacionais, com ênfase em protocolos de trabalho destinados a abordar os seguintes conteúdos: a escuta ativa; o princípio da aceitação; a criação como processo grupal; fundamentos de contação de histórias; a generosidade como elemento performativo; a espontaneidade na resolução de problemas; a colaboração no trabalho grupal; a imaginação como motor dos processos de transformação.

Metodologias

Seminário - Sessões práticas

Avaliação

Inquérito de Avaliação ACD

Modelo

NA

Bibliografia

Material do Formador


Observações

Prioridade aos docentes da Escola Secundária c/ 3º CEB D. Dinis


INSCREVER-ME

Ref. 125T31 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114473/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 27-09-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

José Carlos Martins

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). \r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;\r\n- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.']

Conteúdos

-\tDocumentos de enquadramento das políticas educativas.\r\n-\tEnvolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.\r\n-\tRecursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.\r\n-\tEnsino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.\r\n-\tAvaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.\r\n-\tCD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.\r\n-\tPlaneamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA EditoraLicht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 27-09-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 04-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 11-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 25-10-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 08-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
6 15-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 29-11-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
8 13-12-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


174

Ref. 125T32 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114473/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 27-09-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

Paulo Sérgio Azevedo Ribeiro

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). \r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;\r\n- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.']

Conteúdos

-\tDocumentos de enquadramento das políticas educativas.\r\n-\tEnvolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.\r\n-\tRecursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.\r\n-\tEnsino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.\r\n-\tAvaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.\r\n-\tCD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.\r\n-\tPlaneamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA EditoraLicht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 27-09-2022 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


175

Ref. 124T17 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115037/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 26-09-2022

Fim: 05-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

Sandra Costa

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 1) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu).\r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; \r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.']

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital.\r\n2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.\r\n3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos.\r\n4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem.\r\n5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais.\r\n6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos.\r\n7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 26-09-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial


155

Ref. 124T18 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115037/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 26-09-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

António Luís Alves Correia Umbelino

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Associação de Escolas Minerva

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores da Comissão Europeia (doravante DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 1) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se, assim, criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de CD dos alunos. Conjuntamente com esta formação, serão submetidas outras duas, articuladas ao nível da progressão dos conteúdos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 1 (A1/A2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (B1/B2 do DigCompEdu).\r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo; \r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.']

Conteúdos

1. Documentos enquadradores das políticas educativas atuais associados ao Plano nacional de Transição Digital.\r\n2. Envolvimento profissional: Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional.\r\n3. Recursos Digitais: Exploração, seleção e adequação de RED ao contexto de aprendizagem. Utilização de RED interativos.\r\n4. Ensino e Aprendizagem: Exploração de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED na melhoria de atividades de ensino e aprendizagem.\r\n5. Avaliação das aprendizagens: Exploração de estratégias de avaliação digital. Melhoria das abordagens de avaliação através de soluções digitais.\r\n6. CD dos Alunos: Exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da CD dos alunos.\r\n7. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 26-09-2022 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial


169

Ref. 125T28 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-114473/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 26-09-2022

Fim: 16-12-2022

Regime: b-learning

Local: Presencial e Virtual

Formador

Laurentina do Carmo Pinto Soares

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.']

Objetivos

['Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). \r\nSão objetivos específicos:\r\n- promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu;\r\n- capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;\r\n- capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos;\r\n- estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.']

Conteúdos

-\tDocumentos de enquadramento das políticas educativas.\r\n-\tEnvolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital.\r\n-\tRecursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa.\r\n-\tEnsino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino.\r\n-\tAvaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais.\r\n-\tCD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.\r\n-\tPlaneamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmComissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA EditoraLicht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfMinistério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 26-09-2022 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial


171

Ref. 140AFM01_T1 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116259/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 21-09-2022

Fim: 15-02-2023

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e Plataforma Virtua

Formador

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, em agosto de 2021 foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor a partir do ano letivo:\r\na) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade;\r\nb) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade;\r\nc) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade.\r\nTendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Básico procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.']

Objetivos

['No final da formação, os professores participantes devem:\r\n\x95\tCompreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática;\r\n\x95\tEstar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; \r\n\x95\tRealizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 3.º ciclo do Ensino Básico.']

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada):\r\n-\tCaracterização das novas AE de Matemática\r\n-\tArticulação entre os temas nas novas AE de Matemática\r\n-\tReflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática\r\nSerão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos.\r\n\r\n\tArticulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada):\r\n-\tConteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover\r\n-\tAnálise de produções de alunos\r\n-\tFeedback oral e escrito a fornecer pelo professor\r\n-\tRecursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades \r\nSerão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. \r\n\r\n\tPráticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada):\r\n-\tPlanificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas)\r\n-\tOperacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo)\r\n-\tReflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).\r\nA primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após o término do trabalho autónomo e destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva. \r\n\r\nPara o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula e na preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva.

Metodologias

[]

Avaliação

['A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais e nas sessões síncronas, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.']

Bibliografia

Educação e Matemática, 158Educação e Matemática, 162NCTM (2017). Princípios para a ação. Lisboa: APM.Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, 156, 7-11.Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM

Anexo(s)


Observações

Professores a lecionar o 7º ano de escolaridade, 2022/2023.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 21-09-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 28-09-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 12-10-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 26-10-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 09-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 23-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 07-12-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 11-01-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 01-02-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 15-02-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial

Ref. 140AFM01_T2 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116259/22

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 21-09-2022

Fim: 15-02-2023

Regime: b-learning

Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e Plataforma Virtua

Formador

Helena Albuquerque

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 500.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Razões

['No âmbito do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática, em agosto de 2021 foram homologadas as novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (Despacho n.º 8209/2021, de 19 de agosto) que entrarão em vigor a partir do ano letivo:\r\na) 2022/2023, no que respeita aos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade;\r\nb) 2023/2024, no que respeita aos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade;\r\nc) 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade.\r\nTendo consciência da necessidade de formação dos professores do grupo 500, para a operacionalização destes novos documentos curriculares em Matemática do Ensino Básico procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das novas AE de Matemática para o Ensino Básico (AE, 2021), destacando o que de mais significativo e novo existe nestes documentos curriculares.']

Objetivos

['No final da formação, os professores participantes devem:\r\n\x95\tCompreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática;\r\n\x95\tEstar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Básico; \r\n\x95\tRealizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 3.º ciclo do Ensino Básico.']

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Básico expressas nas novas AE 2021 (2 sessões de 2,5h cada):\r\n-\tCaracterização das novas AE de Matemática\r\n-\tArticulação entre os temas nas novas AE de Matemática\r\n-\tReflexos dos princípios nas opções curriculares das novas AE de Matemática\r\nSerão propostas tarefas que permitirão trabalhar as novas AE segundo diversos ângulos.\r\n\r\n\tArticulação entre diferentes temas matemáticos e capacidades matemáticas transversais, incorporando as capacidades e atitudes gerais transversais (5 sessões de 2,5h cada):\r\n-\tConteúdos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades matemáticas, capacidades e atitudes gerais) que uma dada tarefa preferencialmente pode promover\r\n-\tAnálise de produções de alunos\r\n-\tFeedback oral e escrito a fornecer pelo professor\r\n-\tRecursos, em particular tecnológicos, e suas potencialidades \r\nSerão propostas tarefas de formação constituídas por tarefas a propor aos alunos, e um conjunto de questões que incidem sobre o ensino da Matemática, a partir das características da tarefa dos alunos, de produções de alunos, de episódios de sala de aula, de notas de campo de aulas realizadas no âmbito da operacionalização destas novas AE. \r\n\r\n\tPráticas de ensino promotoras do desenvolvimento integrado de temas matemáticos, capacidades matemáticas transversais e capacidades e atitudes gerais transversais (3 sessões de 2,5h cada):\r\n-\tPlanificação (objetivos de aprendizagem, tarefas, formas de as explorar e recursos, em particular ferramentas tecnológicas)\r\n-\tOperacionalização (dinâmica da aula; papel do professor e dos alunos, discussão em grande grupo)\r\n-\tReflexão (aprendizagens realizadas, dificuldades reveladas pelos alunos e ações do professor, identificação de aspetos a melhorar, causas e aperfeiçoamentos para futuro).\r\nA primeira sessão será dedicada ao início da planificação da aula a lecionar, e as duas restantes decorrerão após o término do trabalho autónomo e destinar-se-ão à apresentação e reflexão da intervenção na prática letiva. \r\n\r\nPara o trabalho autónomo propor-se-á a leitura de textos que sustentem teoricamente algumas ideias chave das orientações curriculares consideradas nos documentos curriculares, assim como a leitura de textos de apoio sobre os temas trabalhados. Prevê-se ainda que o trabalho autónomo incida na conclusão da planificação, na realização da aula e na preparação da apresentação aos restantes formandos desta intervenção na prática letiva.

Metodologias

[]

Avaliação

['A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais e nas sessões síncronas, a planificação de tarefas para os alunos e análise da sua realização na sala de aula, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.']

Bibliografia

Educação e Matemática, 158Educação e Matemática, 162NCTM (2017). Princípios para a ação. Lisboa: APM.Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata Pereira, J. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, 156, 7-11.Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM

Anexo(s)


Observações

Professores a lecionar o 7º ano de escolaridade em 2022/2023.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 21-09-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 28-09-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 12-10-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 26-10-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 09-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 23-11-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 07-12-2022 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 11-01-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
9 01-02-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 15-02-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial

Ref. 147ACD03/2022 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD03/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 12-09-2022

Fim: 12-09-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Destinatários

Professores/as do 1º Ciclo.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

Razões

Ao frequentar a mobilidade de docentes do CFAE Minerva Erasmus+ K1 n.º 2020-1PT01-KA10 – Benchamarking como ferramenta da autonomia e flexibilidade curricular, que decorreu na Suécia de 4 a 10 de Abril de 2022 sob o título “Enhancing Students`Motivation through Inquiry-Based-Learning”, foram desenvolvidas várias competências, nomeadamente cognitiva e metacognitiva, social, emocional, física e prática. Permitiu ainda atingir vários objetivos, enquadrados na candidatura realizada, nomeadamente nos: eixo II – Melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da promoção de práticas pedagógicas e avaliação mais ativas e inovadoras; eixo III- Reforço da importância da Monitorização e Articulação Curricular na promoção, desenvolvimento e formação profissional dos docentes, como por exemplo: - Clarificar a conceção da aprendizagem baseada em investigação (IBL), como uma abordagem centrada no aluno; - Identificar as características da abordagem por IBL; - Reconhecer qua a IBL como uma abordagem que desenvolve competências dos alunos, e que os prepara para uma cidadania ativa; - Reconhecer a importância de uma investigação reflexiva; - Apresentar alguns exemplos de abordagens por IBL. Ao refletir sobre a realidade das mudanças da sociedade atual, que se debatem com questões como a desmotivação e a falta de interesse pelas temáticas das aprendizagens essenciais, a escola é desafiada a ampliar e diversificar as suas abordagens, como é o caso Inquiry-Based-Learning, tendo o presente curso dado algumas respostas a estes desafios, nomeadamente no que diz respeito ao aumento da motivação dos alunos. Relacionar conteúdos programáticos, experiências escolares, com problemas reais, permite promover o interesse dos alunos pelo estudo e pelo desenvolvimento de competências, bem como a capacidade de verbalização e de argumentação, de comunicação em vários tipos de linguagens, auxilia a aprendizagem e ainda favorece o desenvolvimento da responsabilidade social (Altrichter, Posch, Somekh & Feldman, 2005), cujo presente curso permitiu desenvolver, com a partilha de tarefas concretas realizadas pelos docentes presentes. O debate sobre o que se aprende e como se aprende na escola do século XXI é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição para o desenvolvimento de competências, na sociedade do conhecimento, e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática, e este curso também teve a capacidade desta abrangência, apresentando diversos sistemas de ensino europeu e as suas respectivas potencialidades e constrangimentos, permitindo a comparação com o sistema de ensino português. Assim, esta formação teve como finalidade promover e apoiar a reflexão sobre as novas abordagens ativas, nomeadamente em inquiry based learning, que foi amplamente conseguida

Objetivos

- Clarificar a conceção da aprendizagem baseada em investigação (IBL)o, como uma abordagem centrada no aluno; - Identificar as características da abordagem por IBL; - Reconhecer qua a IBL como uma abordagem que desenvolve competências dos alunos, e que os prepara para uma cidadania ativa; - Reconhecer a importância de uma investigação reflexiva; - Apresentar alguns exemplos de abordagens por IBL.

Conteúdos

- Aprendizagem baseada em investigação (IBL)o, como uma abordagem centrada no aluno.

Metodologias

Ação presencial - Formato Seminário

Avaliação

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Modelo

Ação de Curta Duração

Bibliografia

IBL

Anexo(s)

Desenvolver a motivação dos alunos através da abordagem por Inquiry – Based Learning (IBL)


Observações

Disseminação do PROGRAMA ERASMUS 2022

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 12-09-2022 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 149ACD01/2022 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD01/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 05-09-2022

Fim: 05-09-2022

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Secundária Avelar Brotero

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Coimbra Sul

Razões

Esta formação permite integrar os normativos legais associados ao AFC na prática letiva dos docentes, o que implica alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de competências dos alunos. É através da gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores e educadores sobre o currículo que é possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. Educar no século XXI exige a necessidade em adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções. Deste modo, procura-se promover o acesso à aprendizagem e à participação dos alunos no seu processo de formação numa ação educativa coerente e flexível.

Objetivos

- Valorizar a aprendizagem centrada no aluno, promovendo o seu papel ativo e crítico na construção do conhecimento; - Sensibilizar para atitudes adequadas ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; - Proporcionar um ensino e aprendizagem que se pauta por métodos ativos, pelo ensino experimental e pela organização do trabalho cooperativo e colaborativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação; - Implementar ações e medidas que impliquem alterações nas dinâmicas em sala de aula; - Promover intercâmbio de experiências letivas entre docentes e fomentar o trabalho colaborativo; - Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades práticas.

Conteúdos

- As Aprendizagens centradas no aluno; - Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; métodos ativos, pelo ensino experimental e pela organização do trabalho cooperativo e colaborativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação; - - A importância dos domínios de autonomia curricular; - Mudança nas rotinas dos professores, procurando alcançar uma prática letiva integrada e integradora.

Metodologias

- Seminário

Avaliação

NA

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Material exposto - Página CFEA MINERVA - AFC


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo
1 05-09-2022 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial

Não existem ações.