ARQUIVO

Ref. 155ACD10-T1/22 Arquivo

Registo de acreditação: ACD10/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 26-10-2022

Fim: 26-10-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Formador

Ana Paula Duarte Martins da Agra

Cecília de Oliveira Simões

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 500

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Enquadramento

Esta ação tem como objetivo replicar alguma da formação recebida no âmbito da ação AFMO3- Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3º Ciclo. O documento curricular Aprendizagens Essenciais está a ser implementado pela primeira vez, este ano letivo, no 7º ano. É fundamental a sua análise destacando o que de mais significativo e novo existe neste documento curricular para uma melhor operacionalização do seu conteúdo, este ano letivo e em anos letivos seguintes.

Objetivos

Sensibilizar os professores para a importância do documento Novas Aprendizagens Essenciais para o 3ºciclo; Conhecer as orientações curriculares expressas no documento Novas Aprendizagens Essenciais para o 7ºano; Estabelecer uma ligação entre temas, objetivos de aprendizagem, ações estratégicas do professor e PASEO, utilizando um tópico de capacidades matemáticas (Representações Matemáticas).

Conteúdos

Na primeira parte da sessão será analisada a parte I da Introdução, designada por “Matemática na Educação Básica”. Na segunda parte da sessão será analisada a parte II do documento, relativa à “Operacionalização das AE”, para o 7.º ano de escolaridade.

Metodologias

Trabalho individual e em grupo.

Avaliação

Avaliação da Ação de Formação.

Modelo

Questionário.

Bibliografia

Legislação e documentos orientadores - Aprendizagens Essenciais da Matemática do 7º ano de escolaridade.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-10-2022 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 152ACD06/2022 Arquivo

Registo de acreditação: ACD06/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 12-10-2022

Fim: 12-10-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento De Escolas Martim de Freitas

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

CFAE Minerva

Enquadramento

A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi definido o Projeto MAIA, que visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. No processo de operacionalização do Projeto MAIA, quer no âmbito dos CFAE, quer no âmbito de cada escola, as lideranças desempenham uma função indispensável e decisiva, pelo que importa enquadrar e explicitar os processos e dinâmicas de formação e de melhoria das práticas pedagógicas que são propostas aos professores e às escolas.

Conteúdos

1. Projeto MAIA 1.1. Natureza, os processos e as finalidades do Projeto MAIA 1.2. Princípios, dinâmicas e processos de formação 1.3. Enquadramento legal das práticas de avaliação e de classificação 2. Avaliação pedagógica 2.1. A aprendizagem, o ensino e a avaliação 2.2. Princípios e fundamentos da avaliação pedagógica 2.3. Política de avaliação e de classificação: natureza, papel e propósito dos Projetos de Intervenção

Metodologias

Realização em Formato Seminário

Avaliação

Frequência

Modelo

- Avaliação da Ação

Bibliografia

Documentos Projeto MAIA

Anexo(s)


Observações

Esta Ação de Curta Duração será exclusiva para os formados da Ação de Formação - Círculo de Estudos - "Para a Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: desenvolvimento e concretização dos Projetos de Intervenção"

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-10-2022 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial

Ref. 148ACD04_T1 Arquivo

Registo de acreditação: ACD04/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 10-10-2022

Fim: 10-10-2022

Regime: e-learning

Local: ONLINE - Faculdade de Letras Universidade de Coimbra

Formador

Ana Maria e Silva Machado

Destinatários

Docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Enquadramento

Na disciplina de Português no Ensino Básico e no Ensino Secundário, sobressaem os domínios da Leitura e da Educação Literária como aqueles em que se pode desenvolver nos alunos a competência de compreensão na leitura. Trata-se de uma competência complexa, prevista nas Aprendizagens Essenciais, que exige da parte do professor conhecimentos sobre os processos de compreensão do texto e sobre estratégias de metacognição a desenvolver em sala de aula. É, assim, pertinente, uma sessão de formação sobre como interrogar o texto, da pré-leitura à metacognição.

Objetivos

Conhecer os processos e as estratégias necessários à compreensão leitora. Apreciar percursos pedagógico-didáticos relativos à análise e interpretação textual, nomeadamente do texto literário.

Conteúdos

1. O processo de compreensão na leitura: pré-leitura, compreensão de frases, ligação de frases, compreensão do todo, processos de elaboração, processos metacogniticos. 2. A especificidade do texto literário 3. Como formular perguntas; como propor atividades.

Metodologias

Ação de Formação - Formato Seminário

Avaliação

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Modelo

Ação de Curta Duração - ONLINE

Bibliografia

Aprendizagens Essenciais

Anexo(s)


Observações

Prioridades: 1.ª - Docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2ª - Docentes dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva

Sala Zoom: Metodologias de leitura e estratégias de metacognição Reunião: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85736750796 ID da reunião: 857 3675 0796

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-10-2022 (Segunda-feira) 14:00 - 20:00 6:00 Online síncrona

Ref. 182ACD07-T1 Arquivo

Registo de acreditação: ACD07

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 26-09-2022

Fim: 26-09-2022

Regime: Presencial

Local: Conservatório de Música de Coimbra

Formador

Maria Joaquina Alves Dias Cardoso Ly

Nuno Manuel de Carvalho Pino Raimundo Custódio

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

CFAE Minerva / Conservatório de Música de Coimbra

Enquadramento

A partir de um olhar mais localizado e específico da personagem da Commedia dell’Arte Polichinelo, fazendo uso de 3 máscaras diferentes do mesmo tipo, os participantes terão, a partir da experiência da interpretação em contexto de improvisação, a oportunidade de entender a relação de consubstanciação entre a máscara e o corpo propostas por esta manifestação. Esta formação é independente da primeira oficina ocorrida em 25 de Fevereiro passado mas complementa-a.

Objetivos

- Interpretar as regras básicas de representação com máscara - Estuturar uma improvisação - Conhecer as noções elementares de pantomima (objectos e onomatopeias)

Conteúdos

. Regras básicas de representação com máscara . Estrutura de uma improvisação . A “entrevista” como primeira abordagem . Corpo e voz . A verbalidade . Noções elementares de pantomima (objectos e onomatopeias) . Observação e notas de algumas propostas em contexto de aula

Metodologias

Trabalho de interpretação com máscaras a partir da escola francesa do início do século XX, “Rénovation Dramatique” que teorizou acerca de uma máscara para o actor, na sua formação no sentido de uma “reteatralização” do teatro. Como referências de um trabalho metodológico que parte sempre da criação de regras específicas para o uso de uma máscara, e da construção “de fora para dentro”, temos Jacques Copeau, Suzanne Bing, Jean Dasté, Jacques Lecoq, Mario Gonzalez, para se construir um eixo pedagógico específico que tenho como grande referência do meu trabalho. A investigação da Commedia dell’Arte que levo em curso na pesquisa que desenvolvo também tem marcas evidentes da transmissão de Ferruccio Soleri, meu professor, a partir do trabalho desenvolvido pelo Piccolo Teatro di Milano e do encenador Giorgio Strehler, na construção de estilizações para as principais personagens-tipo e para uma ideia de Commedia. Por último, também tenho como referenciais, os espectáculos do Théâtre du Soleil e as entrevistas da encenadora Ariane Mnouchkine, acerca do recurso às máscaras de uma forma geral e da Commedia dell’Arte mais especificamente.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de satisfação

Bibliografia

APPIA, Adolphe, 1963. A obra de arte viva (1921). Trad. Redondo Júnior. Lisboa: Arcádia. APPIA, Adolphe, 2014. La música y la puesta en escena. La obra de arte viva. Trad. Nathalie Cañizares Bundorf. Madrid: Asociación de Directores de Escena de España. BACHELARD, Gaston, 1994, O direito de sonhar (1970). Trad. José Américo Motta Pessanha et al. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. COPEAU, Jacques e JOUVET, Louis, 2013. Correspondance: 1911-1949. Ed., apres., anot. Olivier Rony. Paris: Gallimard. CRAIG, Edward Gordon, 2004. De l'art du théâtre (1905). Paris: Circé. DASTÉ, Jean, 1987. Qui êtes-vous? Leão: La manufacture.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-02-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 17:30 7:30 Presencial

Ref. 147ACD03/2022 Arquivo

Registo de acreditação: ACD03/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 12-09-2022

Fim: 12-09-2022

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - 14h30 - 17h30

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Destinatários

Professores/as do 1º Ciclo.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

Enquadramento

Ao frequentar a mobilidade de docentes do CFAE Minerva Erasmus+ K1 n.º 2020-1PT01-KA10 – Benchamarking como ferramenta da autonomia e flexibilidade curricular, que decorreu na Suécia de 4 a 10 de Abril de 2022 sob o título “Enhancing Students`Motivation through Inquiry-Based-Learning”, foram desenvolvidas várias competências, nomeadamente cognitiva e metacognitiva, social, emocional, física e prática. Permitiu ainda atingir vários objetivos, enquadrados na candidatura realizada, nomeadamente nos: eixo II – Melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da promoção de práticas pedagógicas e avaliação mais ativas e inovadoras; eixo III- Reforço da importância da Monitorização e Articulação Curricular na promoção, desenvolvimento e formação profissional dos docentes, como por exemplo: - Clarificar a conceção da aprendizagem baseada em investigação (IBL), como uma abordagem centrada no aluno; - Identificar as características da abordagem por IBL; - Reconhecer qua a IBL como uma abordagem que desenvolve competências dos alunos, e que os prepara para uma cidadania ativa; - Reconhecer a importância de uma investigação reflexiva; - Apresentar alguns exemplos de abordagens por IBL. Ao refletir sobre a realidade das mudanças da sociedade atual, que se debatem com questões como a desmotivação e a falta de interesse pelas temáticas das aprendizagens essenciais, a escola é desafiada a ampliar e diversificar as suas abordagens, como é o caso Inquiry-Based-Learning, tendo o presente curso dado algumas respostas a estes desafios, nomeadamente no que diz respeito ao aumento da motivação dos alunos. Relacionar conteúdos programáticos, experiências escolares, com problemas reais, permite promover o interesse dos alunos pelo estudo e pelo desenvolvimento de competências, bem como a capacidade de verbalização e de argumentação, de comunicação em vários tipos de linguagens, auxilia a aprendizagem e ainda favorece o desenvolvimento da responsabilidade social (Altrichter, Posch, Somekh & Feldman, 2005), cujo presente curso permitiu desenvolver, com a partilha de tarefas concretas realizadas pelos docentes presentes. O debate sobre o que se aprende e como se aprende na escola do século XXI é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição para o desenvolvimento de competências, na sociedade do conhecimento, e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática, e este curso também teve a capacidade desta abrangência, apresentando diversos sistemas de ensino europeu e as suas respectivas potencialidades e constrangimentos, permitindo a comparação com o sistema de ensino português. Assim, esta formação teve como finalidade promover e apoiar a reflexão sobre as novas abordagens ativas, nomeadamente em inquiry based learning, que foi amplamente conseguida

Objetivos

- Clarificar a conceção da aprendizagem baseada em investigação (IBL)o, como uma abordagem centrada no aluno; - Identificar as características da abordagem por IBL; - Reconhecer qua a IBL como uma abordagem que desenvolve competências dos alunos, e que os prepara para uma cidadania ativa; - Reconhecer a importância de uma investigação reflexiva; - Apresentar alguns exemplos de abordagens por IBL.

Conteúdos

- Aprendizagem baseada em investigação (IBL)o, como uma abordagem centrada no aluno.

Metodologias

Ação presencial - Formato Seminário

Avaliação

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Modelo

Ação de Curta Duração

Bibliografia

IBL

Anexo(s)

Desenvolver a motivação dos alunos através da abordagem por Inquiry – Based Learning (IBL)


Observações

Disseminação do PROGRAMA ERASMUS 2022

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-09-2022 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

Ref. 146ACD02/2022 Arquivo

Registo de acreditação: ACD02/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 09-09-2022

Fim: 09-09-2022

Regime: e-learning

Local: ONLINE - Plataforma ZOOM - 9h30 - 12h30

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Destinatários

Docentes de todos os grupos de recrutamento do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Enquadramento

A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, esta ACD visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. O debate sobre o que se aprende e como se aprende na escola do século XXI é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição para o desenvolvimento de competências, na sociedade do conhecimento, e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática. Dando cumprimento ao que se encontra plasmado nos normativos legais, esta ACD visa aprofundar a reflexão e a discussão fundamentada em torno da diversificação dos processos de recolha de informação, com finalidades formativas e sumativas.

Objetivos

- Compreender a natureza, os processos e as finalidades da Avaliação Pedagógica; - Analisar o papel das lideranças no âmbito da melhoria das práticas pedagógicas; - Reconhecer a importância de diversificar os processos de recolha de informação; - Explicitar os princípios e fundamentos da avaliação pedagógica, designadamente no âmbito na definição de uma política de avaliação e de classificação.

Conteúdos

A aprendizagem, o ensino e a avaliação; Princípios e fundamentos da avaliação pedagógica; Política de avaliação e de classificação.

Metodologias

Ação de Formação ONLINE - Seminário

Avaliação

NA

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Documentos AFC - Página do CFAE Minerva

Anexo(s)


Observações

Exclusivo para os Professores do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Professores de todos os Grupos de Recrutamento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2022 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Online síncrona

Ref. 149ACD01/2022 Arquivo

Registo de acreditação: ACD01/2022

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 05-09-2022

Fim: 05-09-2022

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Secundária Avelar Brotero - 15h - 18h

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Coimbra Sul

Enquadramento

Esta formação permite integrar os normativos legais associados ao AFC na prática letiva dos docentes, o que implica alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de competências dos alunos. É através da gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores e educadores sobre o currículo que é possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. Educar no século XXI exige a necessidade em adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções. Deste modo, procura-se promover o acesso à aprendizagem e à participação dos alunos no seu processo de formação numa ação educativa coerente e flexível.

Objetivos

- Valorizar a aprendizagem centrada no aluno, promovendo o seu papel ativo e crítico na construção do conhecimento; - Sensibilizar para atitudes adequadas ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; - Proporcionar um ensino e aprendizagem que se pauta por métodos ativos, pelo ensino experimental e pela organização do trabalho cooperativo e colaborativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação; - Implementar ações e medidas que impliquem alterações nas dinâmicas em sala de aula; - Promover intercâmbio de experiências letivas entre docentes e fomentar o trabalho colaborativo; - Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades práticas.

Conteúdos

- As Aprendizagens centradas no aluno; - Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; métodos ativos, pelo ensino experimental e pela organização do trabalho cooperativo e colaborativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação; - - A importância dos domínios de autonomia curricular; - Mudança nas rotinas dos professores, procurando alcançar uma prática letiva integrada e integradora.

Metodologias

- Seminário

Avaliação

NA

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Material exposto - Página CFEA MINERVA - AFC

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2022 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial