397

SerenaMente – Contributos para uma Educação mais consciente, amorosa e inclusiva. turma ACD72 - 23/24

Apresentação

As dificuldades de concentração, impulsividade e de regulação emocional apresentadas por muitos/as alunos/as, têm vindo a preocupar todos os agentes educativos, que se defrontam com exigências crescentes no desenvolvimento do seu trabalho, dentro e fora da sala de aula. Ao mesmo tempo, os docentes sofrem de stress e esgotamento profissionais, quer pela exigência do trabalho burocrático que lhes é exigido, quer pela natureza do trabalho educativo e de gestão de conflitos vivenciados diariamente. Um estudo publicado em 2018, com base em mais de 15 mil respostas de docentes, concluiu que mais de 60% dos professores portugueses sofrem de exaustão emocional, provocada por causas como a excessiva burocracia e a indisciplina dos alunos. O projeto SerenaMente teve o seu embrião na frequência do percurso formativo oferecido pelo CFAE Minerva, no ano letivo passado, no âmbito do modelo MindSerena e da necessidade de procurar melhorar as competências socioemocionais dos alunos, aumentando os níveis de consciência de si próprios, dos outros e do seu papel na criação da própria vida. Relativamente aos professores e funcionários, pretendeu-se proporcionar um conjunto de práticas de bem-estar e ferramentas de gestão do stress. Para todos, procurou-se desenvolver uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental. O percurso desenvolvido ao longo deste ano letivo no AE Coimbra Sul, bem como os resultados alcançados, no âmbito da implementação do projeto SerenaMente constituem o centro desta ação de formação de curta duração.

Destinatários

Comunidade Educativa do AE Coimbra Sul

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Dar os conhecer os diversos benefícios da prática continuada de mindfulness; Perceber a prática de mindfulness em ambiente escolar como recurso facilitador dos processos envolvidos na aprendizagem e nas interações sociais, tais como atenção, consciência, auto-regulação, respeito pelos outros, cooperação e solidariedade… Partilhar a experiência do projeto SerenaMente; Proporcionar a prática de mindfulness; Sensibilizar para a adoção de hábitos alimentares conscientes.

Conteúdos

- Mindfulness em ambiente escolar – bem-estar, consciência e amorosidade (Cristina Quadros – Mindserena); - Apresentação do projeto SerenaMente (Maria João Antunes, Ana Sampaio – 2º CEB; Raquel Mateus – 1º CEB; Albertina Albuquerque – Pré-Escolar; Manuela Filipe – Professores e Assistentes Operacionais/Técnicos); - Prática de mindfulness. - Alimentação e consciência.

Metodologias

Metodologia teórica-prática, com predomínio prático e reflexivo. Lanche partilhado.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul; 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva;

Formador

Raquel Filipa Santos Mateus

Cristina Quadros

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-06-2024 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 20-06-2024
Fim: 20-06-2024
Acreditação: ACD72-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola EB2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, sede AE Coimbra Sul