402

Visitas escolares em Split: o sistema educacional, a história e a cultura croata turma ACD74-23/24

Apresentação

Há alguns anos, o sistema educativo croata iniciou uma enorme reforma curricular, iniciando o processo em escolas experimentais que se tornaram exemplos de boas práticas para todo o país. A reforma teve como objetivo introduzir conceitos inovadores (por exemplo, o planeamento dos resultados da aprendizagem) e competências-chave para a aprendizagem ao longo da vida (como resolução de problemas, aprender a aprender e coaching). Todo o processo proporcionou uma enorme oportunidade para as escolas mudarem as suas práticas de ensino, refletir sobre novas abordagens e avaliá-las. Nesta ACD os participantes descobrirão, articuladamente com alguma da herança cultural e linguística, alguns dos detalhes do sistema educacional croata e a sua recente reforma através de uma partilha interativa das várias escolas croatas de diferentes tipos (primário, secundário, ensino EFP para cabeleireiros, esteticistas, oftalmologistas, designers têxteis e escolas de música), visitadas pelas formadoras e dos diversos jobshadowings assistidos.

Destinatários

Professores da Escola Secundária D. Dinis, Coimbra

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Partilhar experiências linguísticas, culturais e interculturais; • Partilhar ligações com as escolas visitadas ou outras escolas croatas para iniciar futuros projetos de mobilidade internacional e Erasmus+ ou extracurriculares.

Conteúdos

• Sistema educacional croata; • A vida diária de algumas escolas croatas: • Aspetos da história e cultura croata.

Metodologias

Disseminação de cursos Erasmus

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes da Escola Secundária D. Dinis, Coimbra 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Augusto Fonseca Nogueira

Início: 08-07-2024
Fim: 08-07-2024
Acreditação: ACD74-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária D. Dinis, Coimbra

INSCREVER-ME