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Situação jurídica e trabalho das mulheres em Portugal nos sécs. XVI-XIX: desconstruindo mitos turma ACD13 24-25

Apresentação

Tendo em conta o levantamento de necessidades efetuado, no âmbito da elaboração do Plano de Formação do Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas, esta ação de formação de curta duração decorre da sinalização, por parte dos docentes de História deste agrupamento de escolas, da necessidade premente de atualização científica, designadamente, de refletir sobre abordagens atinentes às questões de género e, particularmente, à condição feminina. Neste contexto, face às necessidades de formação deste grupo específico de docentes, esta ação de curta duração visa contribuir para assegurar formação cientificamente ajustada e atualizada que possibilite aos docentes de História continuar a investir na qualidade do serviço educativo que asseguram.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 200 e 400

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Atualizar os docentes de História em relação aos desenvolvimentos mais recentes no campo da disciplina, por exemplo, no que respeita a conceitos, conteúdos e linguagem. 2. Estabelecer uma ponte entre a Academia e o ensino secundário, promovendo a atualização de conhecimentos e a melhoria das práticas pedagógicas. 3. Contribuir para a formação contínua dos docentes de História, no que respeita à componente científica, visando a prestação de um serviço educativo de excelência.

Conteúdos

1: História das Mulheres ou História de Género? Conceitos, metodologias de investigação e abordagens historiográficas. 2. Estereótipos comuns e condição jurídica das mulheres portuguesas ao longo do tempo. 3. Vivências concretas das mulheres portuguesas entre os sécs. XVI e XIX. 1. As mulheres das elites, uma ínfima minoria. 2. As mulheres do povo no mundo do trabalho. NOTA: o plano pode sofrer adaptações, de acordo com as necessidades e expectativas dos participantes e competências e experiências prévias de cada um.

Metodologias

- Apresentação - Debate de acordo com as necessidades e expectativas dos participantes

Modelo

Inquérito de Satisfação da ação de formação

Bibliografia

• Guimarães, Elina, “A mulher portuguesa na legislação civil”, Análise Social, vol. XXII (92-93), 1986, pp. 557-577. • Lopes, Maria Antónia, “Mulheres e trabalho em Coimbra (Portugal) no século XVIII e inícios do XIX” in Comércio y cultura en la Edad Moderna, coord. por Juan José Iglesias Rodríguez, Rafael M. Pérez García, Manuel F. Fernández Chaves, Sevilha, Editorial Universidad de Sevilla, 2015, pp. 1769-1787. • Lopes, Maria Antónia, “Mujeres urbanas y trabajo autónomo en la Edad Moderna portuguesa (Coimbra, 1500-1834)”, Obradoiro de Historia Moderna 32, Universidade de Santiago de Compostela, 2023 26 pags., https://doi.org/10.15304/ohm.32.8806 • Scott, Joan W., “A mulher trabalhadora” in Duby, Georges e Perrot, Michelle (dir.), História das mulheres no Ocidente. O século XIX, Porto, Afrontamento, vol. IV, 1995, pp. 443-475.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400 do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Docentes dos grupos de recrutamento 200 e 400 de outras Escolas, por ordem de inscrição.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 19-02-2025
Fim: 19-02-2025
Acreditação: ACD13 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma ZOOM

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