390

A Inteligência Artificial na Educação: Estratégias e Aplicações turma ACD59-2024

Apresentação

A Ação de Curta Duração (ACD) é fundamentada na crescente importância da Inteligência Artificial (IA) na educação e na necessidade de preparar os educadores para esta realidade. A IA tem o potencial de transformar a forma como ensinamos e aprendemos, tornando a educação mais personalizada, eficiente e acessível. As ferramentas de IA, pode ser um recurso valioso na sala de aula. No entanto, é crucial que os educadores compreendam como utilizá-lo eficazmente e estejam cientes das implicações éticas e sociais da sua utilização. A empatia, por exemplo, é um aspeto crucial que não deve ser esquecido ao utilizar ferramentas de IA. A ACD proposta visa, portanto, proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente do papel da IA na educação, com foco específico no uso do ChatGPT. Através de uma combinação de apresentações, demonstrações práticas e discussões, os participantes terão a oportunidade de explorar as possibilidades e desafios associados ao uso da IA em sala de aula. Além disso, a ACD está projetada para ser interativa e centrada nos participantes para facilitar uma discussão aberta e a partilha de ideias, sendo consistente com as abordagens modernas de aprendizagem profissional, que enfatizam a importância do diálogo, da reflexão e da aprendizagem colaborativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Familiarizar os participantes com a IA e seu papel na educação; - Apresentar estratégias e ferramentas para discutir as suas possíveis aplicações em sala de aula; - Discutir a importância da empatia na utilização de ferramentas de IA;

Conteúdos

Introdução à Inteligência Artificial na Educação: - Breve introdução à Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na educação. - Discussão sobre como a IA pode transformar a forma de ensinar e aprender. O caso do ChatGPT: - Apresentação do ChatGPT, as suas funcionalidades e como pode ser utilizado em sala de aula. - Discussão sobre a importância da empatia na utilização de ferramentas de IA e como garantir que a tecnologia não ofusque a humanidade. Demonstração prática:

Metodologias

Exposição e diálogo.

Avaliação

Frequência

Modelo

Avaliação da Ação de Formação

Bibliografia

Michael R. Genesereth, Nils J. Nislsson. 1987. “Logical Foundations of Artificial Intelligence”. Morgan Kaufman Publishers (Capítulos 2, 3 e 4) Coelho, H. – Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. COSTA, E. e SIMÕES, A. – Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA, 2004

Anexo(s)

Observações

Esta ACD será realizada no Modelo Streaming. A opção pelo PRESENCIAL será no Auditório Domus AEMINIUM - Fundação Beatriz dos Santos Critério de Seleção: - O Grupo Norte dos Agrupamentos de Escolas do projeto-piloto manuais digitais

Formador

Celestino Magalhães

Marco Alexandre Carvalho Bento

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 15-04-2024
Fim: 15-04-2024
Acreditação: ACD59-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: ONLINE Platforma ZOOM e Presencial Auditório DOMUS AEMINIUM