406

Diversificação de Práticas pedagógicas – O Nearpod como ferramenta no ensino da Física e da Química turma ACD78-2023/2024

Apresentação

O NearPod é uma ferramenta educativa que conjuga a apresentação de conteúdos com elementos de media dinâmicos e interativos, promovendo experiências de aprendizagem colaborativa. No contexto do ensino das Ciências Experimentais, em particular da Física e da Química, o Nearpod permite incluir abordagens diversificadas, usando recursos específicos e facilitadores das aprendizagens, de uma forma ajustada às abordagens que cada professor pretende seguir. Além disso, é uma ferramenta que potencia uma interação imediata e eficaz com o público alvo no decurso do processo de ensino-aprendizagem, dando oportunidades para a participação individual de todos os alunos. A possibilidade do professor ficar com um registo imediato do desempenho dos seus alunos pode contribuir também para melhorar a eficiência na monitorização da evolução das suas aprendizagens.

Destinatários

Docentes do Grupo de Recrutamento 510

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Dotar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam utilizar a ferramenta Nearpod nas suas aulas. • Orientar a ação pedagógica de modo a potenciar um maior envolvimento dos alunos nas atividades da aula e uma melhoria das suas aprendizagens.

Conteúdos

O trabalho será desenvolvido baseando-se na edição de uma lição interativa de um conteúdo da disciplina de Físico-Química, explorando: • Introdução de slides (escolha do tema, tipo de letra, etc.); • Utilização de recursos multimédia, com possibilidade de os tornar interativos; • Integração e exploração de simuladores online; • Introdução de sondagens e questionários no decorrer da lição; • Possibilidade de inclusão de jogos, para consolidação de aprendizagens de forma lúdica; • Apresentação interativa da lição aos estudantes; • Recolha de dados para avaliação.

Metodologias

Exploração da ferramenta Nearpod em trabalho individual prático, monitorizado pela formadora.

Modelo

Frequência

Observações

Critérios de Seleção: - 1.º Docentes do grupo de recrutamento 510 do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, por ordem de inscrição; - 2.º Docentes do grupo de recrutamento 510 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição;

Formador

Andreia Sílvia Sá de Oliveira Neto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-06-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 27-06-2024
Fim: 27-06-2024
Acreditação: ACD78-2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva