Género, igualdade e cidadania: um foco na educação para a infância turma AFC02T01
Apresentação
'Os sistemas educativos têm, nos últimos anos, abraçado a causa do combate aos estereótipos de género e da promoção de uma maior socialização equitativa de raparigas e rapazes como estratégia central para alcançar sociedades mais saudáveis e mais equilibradas. O projeto KINDER tem, então, como objetivo enfrentar a urgência de desenvolver um programa eficaz e inovador e programas de formação para profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar (3-6 anos) e desde os primeiros ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos). O projeto será implementado em 3 países europeus - PT, ES - HR. Em 2016, com a aprovação, pelo Governo, da Estratégia Nacional de Educação e Cidadania, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, onde se integra a educação para a igualdade de género, passou a fazer parte do currículo nacional e é desenvolvida nas escolas de acordo com o grau de ensino: terá natureza transdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico, passando a ser uma disciplina autónoma no 2.º ciclo do ensino básico. Todavia, os domínios a trabalhar e as competências a desenvolver ao longo do ano são deixadas ao critério do Conselho de Docentes, no caso da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico, e ao Conselho de Turma, no caso do 2.º ciclo do ensino básico. Com esta decisão a inclusão das temáticas relativas à igualdade de género no programa escolar parece não estar, efetivamente e uma vez mais, assegurada.'
Destinatários
Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260.
Objetivos
'Visar a potencial reprodução e transmissão de estereótipos de género por parte dos profissionais no jardim de infância e nas escolas básicas a nível nacional; \x95 Promover mudanças de atitude relativamente aos estereótipos de género e sexismo desde a mais tenra idade dentro e fora das escolas; \x95 Desenvolver e criar material pedagógico para professores e outros agentes de educação sobre pedagogia sensível ao género para promover a igualdade de género e combater os estereótipos de género; \x95 Dotar os/as professores/as de conhecimentos, competências e atitudes para uma pedagogia que responda às questões de género (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão ainda prevalecente dos estereótipos de género por parte destes profissionais). \x95 Promover uma mudança de atitude individual do pessoal docente \x95 Desenvolver, numa metodologia participativa ferramentas que podem ser utilizados pelas escolas.'
Conteúdos
Os conteúdos a abordar nas sessões presenciais (25 horas) terão por base os seguintes eixos temáticos:\r\n1.Introdução: Apresentação do projeto KINDER a. Apresentação do CES e do Promundo; b. Des/Igualdade de Género: Contextos Nacional e Europeu; c. Justificação; d. Objetivos; e. Atividades; f. Grupos-alvo; g. Beneficiários/as; h. Implementação; i. Avaliação de impacto; j. Outros projetos de investigação ação \x96 PARENT; EQUI-X; IgualPro; Decodem. \r\n2. Facilitação: o que é e como fazê-lo. Inclui secção para discutir como lidar com a divulgação de informação sensível.\r\n3. Socialização de género;\r\n4. Identidade masculina hegemónica e o seu processo de construção. \r\n5. Masculinidades: Masculinidades hegemónicas e cuidadoras; \r\n6. Paternidades envolvidas e cuidadoras; \r\n7. Cuidar no masculino & conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. \r\n8. Diversidades; \r\n9. Homens, género e violência; \r\n10. Reconhecendo e prevenindo violências com convidado/a para falar sobre Sexualidade e Saúde Reprodutiva e jovens e/ou convidado/a para falar sobre Violências e Diversidade. \r\n11. Metodologias participativas; \r\n12. Como trabalhar com crianças no pré-escolar (3-6 anos) e desde nos 1.º e 2.º Ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos). \r\n13. Campanhas \r\n14. Vamos experimentar: dramatização de oficinas de cada conteúdo (Género; Masculinidades; Saúde Sexual e Reprodutiva; Violências e Diversidade; Paternidade e Cuidado). \r\n15. Preparação das oficinas (logística, cronogramas, materiais, ajuste das oficinas em função da idade), relatórios/avaliação (diários de campo e avaliação dos participantes); \r\n16. Perguntas & respostas, debate e conclusões. \r\n17. Mostra/Apresentação de atividades e trabalhos desenvolvidos pelos/as formandos/as, em contexto educativo.
Metodologias
A oficina de formação tem como pilar principal a promoção da igualdade de género, dotando os/as professores/as de conhecimentos, competências e atitudes para uma pedagogia que responda às questões de género (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão ainda prevalecente dos estereótipos de género por parte destes profissionais). As sessões serão essencialmente teórico - práticas e práticas. Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática. A metodologia de formação inclui a conceção e planeamento de workshops com escolas-alvo para desenvolver diretrizes, quadro de resposta e planos de implementação que abordem a transmissão de estereótipos de género dentro do contexto escolar. Os currículos de formação basear-se-ão na experiência do projeto KINDER, bem como de outras metodologias utilizadas em projetos de investigação-ação do CES/Promundo Portugal.
Avaliação
'Os/as formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos/as formandos/as decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos/as formandos/as tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da ação); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas (50%).'
Modelo
Modelo de Avaliação de Kirkpatrick
Bibliografia
Council of Europe (2015) Combating Gender Stereotypes In and Through Education. Report of the 2nd Conference of the Council of Europe National Focal Points on Gender Equality [accessed on 17 of March 2020 at https://rm.coe.int/1680590fe5]EC (2020) The gender pay gap situation in the EU. European Commission [accessed on 12 of March 2020 at https://ec.europa.eu/info/policies/justice-and-fundamental-rights/gender-equality/equal- pay/gender-pay-gap-situation-eu_en]EIGE (2016) Gender in education and training. Luxembourg: Publications Office of the European Union. DOI: 978-92-9493-601-1EU (2019) 2019 Report on equality between women and men in the EU. Justice and Consumers. Luxembourg: Publications Office of the European UnionKollmayer, M., Schober, B., & Spiel, C. (2018). Gender stereotypes in education: Development, consequences, and interventions. European Journal of Developmental Psychology, 15(4), 361-377.
Anexo(s)
Observações
Prioridades de seleção: 1.ª - Educadores/as Professores/as das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2.ª - Educadores/as Professores/as de Outras Escolas Não Associadas do CFAE Minerva.
Prioridades de seleção: 1.ª - Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260 dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Associadas do CFAE Minerva. 2.ª - Educadores/as e Professores/as dos Grupos 100, 110, 120, 200, 210, 220, 230, 240, 250, 260 dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Associadas do CFAE Minerva.
Formador
Sofia Margarida Correia Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2022 (Sábado) | 09:30 - 17:00 | 7:30 | Presencial |
2 | 22-10-2022 (Sábado) | 09:30 - 17:00 | 7:30 | Presencial |
3 | 05-11-2022 (Sábado) | 09:30 - 17:00 | 7:30 | Presencial |
4 | 26-11-2022 (Sábado) | 09:30 - 18:00 | 8:30 | Presencial |