Preparar a escola do futuro: construção de ferramentas digitais online lúdicos/didáticas turma AFD12T01
Apresentação
['A escola vive hoje o maior desafio do seu tempo, adaptar-se às restrições impostas por crises pandémicas. Converter a modalidade de ensino presencial em modalidades de ensino à distância, pode ter-se tornado uma realidade normalizada, mas existem ainda alguns desafios que os educadores de infância, professores do 1º CEB e de educação especial enfrentam: trabalhar competências essenciais para um desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, com qualidade e em segurança. Preparar a escola do futuro implica tempo e conhecimento. Implica o domínio de estratégias e ferramentas que simplifiquem processos burocráticos e potenciem ferramentas de aprendizagem eficientes. O uso da tecnologia atinge os dois objetivos: poupa tempo aos docentes, permitindo que estes o invistam em estratégias para desenvolver o potencial máximo de cada criança desde o pré-escolar. Esta formação tem como objetivo ajudar os docentes a dominar e produzir recursos online para facilitar a comunicação escola-família; criar recursos e materiais lúdicos/didáticos digitais; planear a avaliação de forma simples e eficiente; usar com responsabilidade plataformas de gestão no processo de ensino-aprendizagem. Estes recursos proporcionarão aos docentes o conhecimento de plataformas, Apps e jogos lúdicos; base de dados digitais; estratégias digitais para avaliação e diagnóstico de dificuldades específicas de aprendizagem; e material digital para a intervenção em crianças e jovens com e sem medidas seletivas ou adicionais.']
Destinatários
Professores dos grupos 100, 110, 120, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110, 120, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110, 120, 910, 920 e 930.
Objetivos
['- Identificar modalidades de ensino à distância suportadas por tecnologia;\r\n- Selecionar e produzir recursos educativos em e para plataformas online de ensino-aprendizagem;\r\n- Construir recursos online para simplificar procedimentos (registos de rotina diária, observação e avaliação);\r\n- Criar atividades online que as crianças as possam desenvolver em casa:\r\n\x95\tMateriais (lúdicos e didáticos) com Desenho Universal para trabalhar a discriminação auditiva, discriminação visual, coordenação motora larga e fina, consciência fonológica, memória, perceção táctil, perceção gráfica; compreensão verbal, raciocínio lógico, etc. \r\n- Construir materiais digitais para intervir nas dificuldades de aprendizagem;\r\n- Planear, avaliar e implementar a gestão flexível de um currículo, online, que maximize o potencial máximo dos alunos.']
Conteúdos
Modulo I: Tecnologia educativa (4h)\r\n1.1.\tEnquadramento conceptual;\r\n1.2.\tVantagens e desvantagens;\r\n1.2. Análise e discussão de casos práticos.\r\nModulo II: Recursos educativos em plataformas (5h)\r\n2.1. Avaliar a acessibilidade e a qualidade de Plataformas educativas a utilizar em crianças de Jardim-de-Infância, 1º ano do 1º CEB e para alunos enquadrados em medidas (Dec. Lei 54 de 2018);\r\n2.3. Análise e discussão de casos práticos.\r\nModulo III: Construir recursos online para simplificar procedimentos (5h)\r\n3.1. Registos diários (JI);\r\n3.2. Registos de observação e avaliação;\r\n3.2. Documentos de comunicação com as famílias.\r\nModulo IV: Criar materiais online com Desenho Universal para a Aprendizagem (10h)\r\n4.1. Desenvolver atividades para trabalhar a consciência fonológica, a perceção visual, auditiva e espacial; a memória sequencial; a memória no trabalho; a discriminação da figura fundo, a motricidade fina, e as competências socio emocionais.\r\n4.2. Desenvolver materiais para trabalhar a leitura e a escrita. \r\nAuto-avaliação (1h)
Metodologias
['As sessões decorrerão com base num pluralismo metodológico, com o recurso a estratégias diversificadas, significativas e motivadoras, de forma a garantir o desenvolvimento dos objetivos delineados, numa vertente teórico/prática, a saber:\r\n- Sessões expositivas;\r\n- Utilização de elementos multimédia;\r\n- Apresentação e discussão de vídeos;\r\n- Pesquisa online;\r\n- Grupos de discussão; chat, fóruns;\r\n- Sessões práticas de partilha de experiências; \r\n- Trabalhos de grupo.']
Avaliação
['Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.\r\nA avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial/síncrona: \r\nCritérios de avaliação (exemplo): \r\n- Empenho e participação nas sessões (25%)\r\n- Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%)\r\n- Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%).']
Bibliografia
Costa, L. & Franco, S (2005). Ambientes virtuais de aprendizagem e suas possibilidades construtivistas. Anais do GCETE 2005 - Congresso Global de Educação em Engenharia e Tecnologia. CINTED-UFRGS: SantosKing-Sears, M. (2009). Universal Design for Learning: Technology and pedagogy. Learning Disabilities Quartely, 32, 199- 201.Júnior, J., Coutinho, C. (2007) A educação à distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento. Paper apresentado no congresso Internacional Galego- Portugués de Psicopedagoxía. A Coruña. Consultado de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7056Moura, R., Oliveira, M., Kuschel, C., Eich, S. et al (2015) Possibilidades educacionais ampliadas pelo uso das novas tecnologias no cenário dos nativos digitais. Paper apresentado no I Simpósio de pesquisa e desenvolvimento em computação, Rio Grande do Sul. http://www.revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/computacao/article/view/390 2/712Sharples, M., Roock, R., Ferguson, R. et all. (2016). Innovating pedagogy. Exploring new forms of teaching, learning and assessment, to guide educators and policy makers. Consultado de http://proxima.iet.open.ac.uk/public/innovating_pedagogy_2016.pdf
Observações
PRIORIDADES: 1.ª - Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 910, 920 e 930 das Escolas Associadas do CFAE Minerva. 2.ª - Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 910, 920 e 930 de outras Escolas.
Prioridade: 1ª. - Professores dos grupos 100, 110, 120, 910, 920 e 930 dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Associadas do CFAE Minerva 2.ª - Professores dos grupos 100, 110, 120, 910, 920 e 930 dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Associadas do CFAE Minerva
Formador
Celmira da Conceição Madureira Macedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-01-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-01-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 25-01-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 01-02-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 08-02-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
6 | 15-02-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 22-02-2023 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 17-03-2023 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |