Processos de recolha de informação turma ACD02/2022
Apresentação
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, esta ACD visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. O debate sobre o que se aprende e como se aprende na escola do século XXI é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição para o desenvolvimento de competências, na sociedade do conhecimento, e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática. Dando cumprimento ao que se encontra plasmado nos normativos legais, esta ACD visa aprofundar a reflexão e a discussão fundamentada em torno da diversificação dos processos de recolha de informação, com finalidades formativas e sumativas.
Destinatários
Docentes de todos os grupos de recrutamento do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Compreender a natureza, os processos e as finalidades da Avaliação Pedagógica; - Analisar o papel das lideranças no âmbito da melhoria das práticas pedagógicas; - Reconhecer a importância de diversificar os processos de recolha de informação; - Explicitar os princípios e fundamentos da avaliação pedagógica, designadamente no âmbito na definição de uma política de avaliação e de classificação.
Conteúdos
A aprendizagem, o ensino e a avaliação; Princípios e fundamentos da avaliação pedagógica; Política de avaliação e de classificação.
Metodologias
Ação de Formação ONLINE - Seminário
Avaliação
NA
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Documentos AFC - Página do CFAE Minerva
Anexo(s)
Observações
Exclusivo para os Professores do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Professores de todos os Grupos de Recrutamento
Formador
Rosa Maria de Almeida Maia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2022 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |