Desenvolver a motivação dos alunos através da abordagem por Inquiry – Based Learning (IBL) turma ACD03/2022
Apresentação
Ao frequentar a mobilidade de docentes do CFAE Minerva Erasmus+ K1 n.º 2020-1PT01-KA10 – Benchamarking como ferramenta da autonomia e flexibilidade curricular, que decorreu na Suécia de 4 a 10 de Abril de 2022 sob o título “Enhancing Students`Motivation through Inquiry-Based-Learning”, foram desenvolvidas várias competências, nomeadamente cognitiva e metacognitiva, social, emocional, física e prática. Permitiu ainda atingir vários objetivos, enquadrados na candidatura realizada, nomeadamente nos: eixo II – Melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da promoção de práticas pedagógicas e avaliação mais ativas e inovadoras; eixo III- Reforço da importância da Monitorização e Articulação Curricular na promoção, desenvolvimento e formação profissional dos docentes, como por exemplo: - Clarificar a conceção da aprendizagem baseada em investigação (IBL), como uma abordagem centrada no aluno; - Identificar as características da abordagem por IBL; - Reconhecer qua a IBL como uma abordagem que desenvolve competências dos alunos, e que os prepara para uma cidadania ativa; - Reconhecer a importância de uma investigação reflexiva; - Apresentar alguns exemplos de abordagens por IBL. Ao refletir sobre a realidade das mudanças da sociedade atual, que se debatem com questões como a desmotivação e a falta de interesse pelas temáticas das aprendizagens essenciais, a escola é desafiada a ampliar e diversificar as suas abordagens, como é o caso Inquiry-Based-Learning, tendo o presente curso dado algumas respostas a estes desafios, nomeadamente no que diz respeito ao aumento da motivação dos alunos. Relacionar conteúdos programáticos, experiências escolares, com problemas reais, permite promover o interesse dos alunos pelo estudo e pelo desenvolvimento de competências, bem como a capacidade de verbalização e de argumentação, de comunicação em vários tipos de linguagens, auxilia a aprendizagem e ainda favorece o desenvolvimento da responsabilidade social (Altrichter, Posch, Somekh & Feldman, 2005), cujo presente curso permitiu desenvolver, com a partilha de tarefas concretas realizadas pelos docentes presentes. O debate sobre o que se aprende e como se aprende na escola do século XXI é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição para o desenvolvimento de competências, na sociedade do conhecimento, e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática, e este curso também teve a capacidade desta abrangência, apresentando diversos sistemas de ensino europeu e as suas respectivas potencialidades e constrangimentos, permitindo a comparação com o sistema de ensino português. Assim, esta formação teve como finalidade promover e apoiar a reflexão sobre as novas abordagens ativas, nomeadamente em inquiry based learning, que foi amplamente conseguida
Destinatários
Professores/as do 1º Ciclo.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Clarificar a conceção da aprendizagem baseada em investigação (IBL)o, como uma abordagem centrada no aluno; - Identificar as características da abordagem por IBL; - Reconhecer qua a IBL como uma abordagem que desenvolve competências dos alunos, e que os prepara para uma cidadania ativa; - Reconhecer a importância de uma investigação reflexiva; - Apresentar alguns exemplos de abordagens por IBL.
Conteúdos
- Aprendizagem baseada em investigação (IBL)o, como uma abordagem centrada no aluno.
Metodologias
Ação presencial - Formato Seminário
Avaliação
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Modelo
Ação de Curta Duração
Bibliografia
IBL
Anexo(s)
Desenvolver a motivação dos alunos através da abordagem por Inquiry – Based Learning (IBL)
Observações
Disseminação do PROGRAMA ERASMUS 2022
Formador
Rosa Maria de Almeida Maia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-09-2022 (Segunda-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |