165

Autonomia e Flexibilidade Curricular turma ACD01/2022

Apresentação

Esta formação permite integrar os normativos legais associados ao AFC na prática letiva dos docentes, o que implica alterações de práticas pedagógicas e didáticas de forma a adequar a globalidade da ação educativa às finalidades do perfil de competências dos alunos. É através da gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores e educadores sobre o currículo que é possível explorar temas diferenciados, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. Educar no século XXI exige a necessidade em adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções. Deste modo, procura-se promover o acesso à aprendizagem e à participação dos alunos no seu processo de formação numa ação educativa coerente e flexível.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Valorizar a aprendizagem centrada no aluno, promovendo o seu papel ativo e crítico na construção do conhecimento; - Sensibilizar para atitudes adequadas ao desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; - Proporcionar um ensino e aprendizagem que se pauta por métodos ativos, pelo ensino experimental e pela organização do trabalho cooperativo e colaborativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação; - Implementar ações e medidas que impliquem alterações nas dinâmicas em sala de aula; - Promover intercâmbio de experiências letivas entre docentes e fomentar o trabalho colaborativo; - Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades práticas.

Conteúdos

- As Aprendizagens centradas no aluno; - Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória com a aplicação de atividades práticas/metodologias ativas; métodos ativos, pelo ensino experimental e pela organização do trabalho cooperativo e colaborativo em torno de projetos que promovam a reflexão em ação; - - A importância dos domínios de autonomia curricular; - Mudança nas rotinas dos professores, procurando alcançar uma prática letiva integrada e integradora.

Metodologias

- Seminário

Avaliação

NA

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Material exposto - Página CFEA MINERVA - AFC

Anexo(s)

Formador

Rosa Maria de Almeida Maia

Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2022 (Segunda-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 05-09-2022
Fim: 05-09-2022
Acreditação: ACD01/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da Escola Secundária Avelar Brotero - 15h - 18h