Melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens turma ACD06/2022
Apresentação
A avaliação, a aprendizagem e o ensino são três processos pedagógicos incontornáveis e fundamentais que devem ser devidamente compreendidos por todos os intervenientes nos sistemas educativos (e.g., docentes, gestores escolares, decisores políticos, encarregados de educação). A avaliação, em qualquer nível de ensino, só fará real sentido se estiver fortemente articulada, ou mesmo integrada, com o ensino e com a aprendizagem. No contexto de mudanças significativas ao nível da gestão do currículo, e face à necessidade de apoiar os professores e as escolas no processo de melhoria das práticas de avaliação pedagógica, foi definido o Projeto MAIA, que visa contribuir para um incremento das competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens por parte dos professores e apoiar e acompanhar as escolas no desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. No processo de operacionalização do Projeto MAIA, quer no âmbito dos CFAE, quer no âmbito de cada escola, as lideranças desempenham uma função indispensável e decisiva, pelo que importa enquadrar e explicitar os processos e dinâmicas de formação e de melhoria das práticas pedagógicas que são propostas aos professores e às escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Conteúdos
1. Projeto MAIA 1.1. Natureza, os processos e as finalidades do Projeto MAIA 1.2. Princípios, dinâmicas e processos de formação 1.3. Enquadramento legal das práticas de avaliação e de classificação 2. Avaliação pedagógica 2.1. A aprendizagem, o ensino e a avaliação 2.2. Princípios e fundamentos da avaliação pedagógica 2.3. Política de avaliação e de classificação: natureza, papel e propósito dos Projetos de Intervenção
Metodologias
Realização em Formato Seminário
Avaliação
Frequência
Modelo
- Avaliação da Ação
Bibliografia
Documentos Projeto MAIA
Anexo(s)
Observações
Esta Ação de Curta Duração será exclusiva para os formados da Ação de Formação - Círculo de Estudos - "Para a Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: desenvolvimento e concretização dos Projetos de Intervenção"
Formador
Rosa Maria de Almeida Maia
Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-10-2022 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |