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A presença em linha das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital das escolas turma AFC02T2

Apresentação

['Vive-se atualmente uma transformação digital em todas as áreas da vida humana. Face a toda esta evolução, e para continuarem a responder às necessidades dos utilizadores e a desempenhar o seu papel fundamental no apoio à ação das múltiplas iniciativas das escolas onde se inserem, torna-se imprescindível que as bibliotecas escolares evoluam para formatos híbridos, complementando os serviços que prestam presencialmente com serviços disponibilizados em linha. Por essa razão a presença em linha das bibliotecas escolares é fundamental que as bibliotecas desenvolvam uma presença digital forte e diversificada.']

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.

Objetivos

['- Proporcionar o conhecimento relativo às orientações do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares para a presença em linha das bibliotecas, identificando os princípios teóricos e práticos subjacentes à sua implementação;\r\n- Dotar os professores bibliotecários e outros intervenientes na gestão da presença em linha das bibliotecas escolares de conhecimentos, metodologias e instrumentos necessários a essa implementação;\r\n- Capacitar os professores bibliotecários e outros intervenientes para uma gestão crítica da presença em linha, assente na análise de indicadores e perspetivando sistematicamente a sua melhoria, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados;\r\n- Desenvolver as bibliotecas escolares de forma sustentada e estratégica, através da construção/ melhoria da sua presença em linha, melhorando o serviço prestado;\r\n- Partilhar conhecimentos e experiências entre formandos.']

Conteúdos

1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar: \r\nApresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte curso. \r\n\x95 A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares. \r\n\x95 Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line. \r\n\x95A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas e materiais / gestão \r\n.\r\n3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares \r\n\x95 Apresentação das reflexões realizadas. \r\n\x95 Definição de uma estratégia de comunicação; \r\n\x95 Canais de comunicação \r\n\x95 Definição de um canal principal \r\n\x95 Canais secundários a equacionar \r\n\x95 Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetos desenvolvidos, serviço cultural, ... \r\n\x95 Ferramentas a utilizar\r\n\r\n5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II \r\n\x95 Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas. \r\n\x95 Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos \r\n\x95 Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência. \r\n\x95 Normas e princípios \r\n\x95 Proteção de dados pessoais / política de privacidade \r\n\x95 Direitos de autor e direitos conexos \x95 Acessibilidades\r\n\r\n7.ª sessão ( 4 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares \r\n\x95 Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. . \r\n\x95 Indicadores de execução e de sucesso; \r\n\x95 Reporte; \r\n\x95 Evolução e melhoria.\r\n\r\n8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares \r\n\x95 Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar \r\n\x95 A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico; \r\n\x95 Elaboração de um plano de ação estratégico; \r\n\x95 Avaliação da ação.

Metodologias

['Sessões de trabalho em linha (síncrono ou assíncrono): \r\nAs sessões terão um carácter teórico-prático. Para cada tópico será disponibilizada documentação e bibliografia específica.\r\nOs formadores deverão ter um papel de promotores e facilitadores de reflexão permanente com formandos sobre o seu papel na implementação e dinamização da presença em linha das bibliotecas de que se ocupam.\r\nAs propostas de trabalho terão como principal objetivo mobilizar os formandos para a criação bibliotecas híbridas, com uma presença digital estruturada, coerente e eficaz.\r\nAs sessões de formação serão organizadas com base nos conhecimentos e pressupostos que os participantes detêm e nas suas expetativas, face ao módulo de formação proposto.\r\nSerão criadas oportunidades de trabalho individual e de grupo, privilegiando-se propostas integradoras de carácter prático, com a preocupação da ligação com os contextos do agrupamento e as vivências profissionais dos formandos.']

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.']

Modelo

Regime de Avaliação de acordo com os Descritores de Avaliação

Bibliografia

Nunes, M.B. (2018). Bibliotecas escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/682.htmlRede de Bibliotecas Escolares. (2020). Presença em linha de bibliotecas escolares: roteiro para a definição de uma política. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/602/presenca_emlinha.pdfRede de Bibliotecas escolares. (2020). Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações. Disponível em https://www.rbe.mec.pt/np4/file/598/servico_referencia.pdfRede de Bibliotecas Escolares. (2021). Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro. Disponível em https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdfRede de Bibliotecas Escolares. (2021) A Biblioteca Escolar no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdf

Observações

Prioridade de seleção: 1.ª - Docentes Bibliotecários das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição. 2.ª - Docentes Bibliotecários das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva do Território da Formadora/Coordenadora interconcelhia, por ordem de inscrição.

Formador

Helena Maria Querido Duque

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-10-2022 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 09-11-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
3 23-11-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
4 07-12-2022 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
5 04-01-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
6 18-01-2023 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
7 01-02-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online assíncrona
8 15-02-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 26-10-2022
Fim: 15-02-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116855/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 30 h
Local: Virtual - Plataforma Moodle do CFAE Minerva