O Ecossistema Google Drive ao serviço do sucesso educativo e do trabalho colaborativo turma ACD09/T1
Apresentação
Com o objetivo de colmatar as necessidades dos docentes do agrupamento no que concerne à utilização que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no seu quotidiano e local de trabalho, é dinamizada formação de curta duração no agrupamento. Numa altura em que as escolas estão a passar por um processo de transição digital é de todo fundamental preparar e dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam fazer trabalho colaborativo, preparar as suas práticas pedagógicas, usar novas metodologias ativas de aprendizagem e capacitar os seus alunos para a uma aprendizagem mais autónoma. É também objetivo do PADDE do agrupamento apoiar e dar formação aos docentes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Objetivos: - Explorar e dar a conhecer as ferramentas da Google Drive (email, documentos, apresentações, formulários e sites) e as suas potencialidades para o ensino: - Criar lista de contactos; - Criar, editar, carregar e partilhar ficheiros; - Fazer upload e download de ficheiros; - Criar questionário, do tipo teste, no google formulários, para uma avaliação formativa e com feedback imediato, que permita a regulação e autorregulação das aprendizagens dos alunos; - Criar uma página web; - Transferir ficheiros/arquivos da drive de uma conta google para a drive de outra conta google. - Promover o trabalho colaborativo, on-line e em tempo real entre pares: professor/professor, professor/aluno e aluno/aluno. - Utilizar metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem no apoio à pedagogia e com recurso a ferramentas digitais; - Implementar/executar as medidas estabelecidas no PADDE.
Conteúdos
Conteúdos: - Google Drive.
Metodologias
Apresentação dos conteúdos e demonstração das boas práticas.
Avaliação
Avaliação da Ação
Modelo
Inquérito de Avaliação aos Formandos e Formadores.
Bibliografia
- Material Google
Observações
Prioridades: 1.ª Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do AEVNP 2.ª Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial das Escolas Associadas CFAE Minerva 3.ª Outros.
Formador
Patrícia Alexandra Rodrigues Marques
Eduardo Carlos Torres Sequeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-10-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 25-10-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Presencial |
3 | 08-11-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Presencial |
4 | 29-11-2022 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Presencial |