181

O Ecossistema Google Drive ao serviço do sucesso educativo e do trabalho colaborativo turma ACD09/T1

Apresentação

Com o objetivo de colmatar as necessidades dos docentes do agrupamento no que concerne à utilização que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no seu quotidiano e local de trabalho, é dinamizada formação de curta duração no agrupamento. Numa altura em que as escolas estão a passar por um processo de transição digital é de todo fundamental preparar e dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam fazer trabalho colaborativo, preparar as suas práticas pedagógicas, usar novas metodologias ativas de aprendizagem e capacitar os seus alunos para a uma aprendizagem mais autónoma. É também objetivo do PADDE do agrupamento apoiar e dar formação aos docentes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Objetivos: - Explorar e dar a conhecer as ferramentas da Google Drive (email, documentos, apresentações, formulários e sites) e as suas potencialidades para o ensino: - Criar lista de contactos; - Criar, editar, carregar e partilhar ficheiros; - Fazer upload e download de ficheiros; - Criar questionário, do tipo teste, no google formulários, para uma avaliação formativa e com feedback imediato, que permita a regulação e autorregulação das aprendizagens dos alunos; - Criar uma página web; - Transferir ficheiros/arquivos da drive de uma conta google para a drive de outra conta google. - Promover o trabalho colaborativo, on-line e em tempo real entre pares: professor/professor, professor/aluno e aluno/aluno. - Utilizar metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem no apoio à pedagogia e com recurso a ferramentas digitais; - Implementar/executar as medidas estabelecidas no PADDE.

Conteúdos

Conteúdos: - Google Drive.

Metodologias

Apresentação dos conteúdos e demonstração das boas práticas.

Avaliação

Avaliação da Ação

Modelo

Inquérito de Avaliação aos Formandos e Formadores.

Bibliografia

- Material Google

Observações

Prioridades: 1.ª Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do AEVNP 2.ª Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial das Escolas Associadas CFAE Minerva 3.ª Outros.

Formador

Patrícia Alexandra Rodrigues Marques

Eduardo Carlos Torres Sequeira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-10-2022 (Terça-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
2 25-10-2022 (Terça-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Presencial
3 08-11-2022 (Terça-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Presencial
4 29-11-2022 (Terça-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Presencial
Início: 18-10-2022
Fim: 08-11-2022
Acreditação: ACD09/2022
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: AE Vila Nova de Poiares - Plataforma Virtual