Diferenças do Espectro do Autismo: Do diagnóstico à Intervenção turma ACD15/2022
Apresentação
Pretende-se com esta Ação de Formação consciencializar para o espectro do autismo fazendo um percurso que se inicia com a identificação de sinais, o processo de referenciação e o diagnóstico e, a intervenção numa abordagem integradora e abrangente do contexto familiar e escolar. Acrescenta-se ainda, que esta Ação, possa ser um espaço de partilha onde poderão expor situações específicas e/ou desafios com que se deparam no vosso dia-a-dia e na relação com crianças/adolescentes no espectro do autismo.
Destinatários
Educadores/as de Infância, Professores/as do Ensino Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Consciencializar para o espectro do autismo; Disseminação de boas práticas para a intervenção no espectro do autismo.
Conteúdos
1. O que é o Autismo? 1.1. Sinais e características; 1.2. Processo de referenciação; 1.3. Processo de Diagnóstico; 2. A intervenção: 2.1. Modelos de intervenção 2.2. Modelo Sistémico na intervenção 2.3. Autismo: Dos défices às diferenças 3. Partilha e Reflexão
Metodologias
Expositiva, Ativa e Demonstrativa.
Avaliação
Presença.
Modelo
Inquérito de Satisfação de Avaliação da Ação.
Bibliografia
Documentos produzidos pela Formadora.
Anexo(s)
Formador
Daniela Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-12-2022 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |