Meios e aplicações digitais na aula de Português. turma ACD16/2022
Apresentação
Principalmente destinada à formação inicial de professores de Português e a professores iniciantes, pretende-se, com esta ação de curta duração, apresentar situações práticas de uso de plataformas e aplicações digitais que ajudem a operacionalizar a aplicação das aprendizagens essenciais na sala de aula bem como criar a consciência de que o professor continuará a ser o grande agente de ensino, independentemente do uso dos meios digitais. Por outro lado, esta ação também pretende traçar alguns limites que impeçam a criação de estereótipos relativamente às condições mais ou menos ideais para o uso de ferramentas digitais.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 220 e 300
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
. Refletir sobre o uso do digital na aula de Português; . Divulgar algumas aplicações de uso mais recorrente.
Conteúdos
1. Circunstâncias que conduziram à mudança de paradigma relativamente ao uso dos meios digitais nas aulas de Português; 2. Necessidade de alteração da perceção do que é a sala de aula de Língua Portuguesa; 3. Os manuais escolares e os recursos digitais que promovem; 4. O ambiente de sala de aula da Google: a Classroom 5. Algumas aplicações de uso fácil e recorrente: googleforms; mentimeter, kahoot, etc.
Metodologias
Exposição Demonstração/ aplicação prática
Avaliação
Presencial
Modelo
Inquérito de Satisfação - Avaliação da Ação
Bibliografia
Material desenvolvido pelo Formador
Observações
1º Docentes dos grupos de recrutamento 220 e 300 das Escolas Associadas do CFAE Minerva 2º Docentes dos grupos de recrutamento 220 e 300 de outras escolas.
Formador
Antonino da Conceição de Almeida e Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-12-2022 (Segunda-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |