Diferenças do Espectro do Autismo: Do diagnóstico à Intervenção turma ACD15/PND/2022
Apresentação
A Ação de formação vem ao encontro do Plano de Atividades do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, de acordo com a necessidade verificada na formação do pessoal no âmbito da temática do espetro do autismo. Esta Ação de formação tem como objetivo principal consciencializar para o espectro do autismo fazendo um percurso que se inicia com a identificação de sinais, o processo de referenciação e o diagnóstico e, a intervenção numa abordagem integradora e abrangente do contexto familiar e escolar. Pretende-se ainda que possa ser um espaço de partilha onde poderão expor situações específicas e/ou desafios com que se deparam no vosso dia-a-dia e na relação com crianças/adolescentes no espectro do autismo.
Destinatários
Técnicos Superiores, Coordenador Técnico, Assistente Técnico e Assistente Operacional
Objetivos
Consciencializar para o espectro do autismo; Disseminação de boas práticas para a intervenção no espectro do autismo.
Conteúdos
1. O que é o Autismo? 1.1. Sinais e características; 1.2. Processo de referenciação; 1.3. Processo de Diagnóstico; 2. A intervenção: 2.1. Modelos de intervenção 2.2. Modelo Sistémico na intervenção 2.3. Autismo: Dos défices às diferenças 3. Partilha e reflexão
Metodologias
Expositiva, Ativa e Demonstrativa.
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito
Bibliografia
Documentos produzidos pela Formadora
Observações
PRIORIDADE ÚNICA: Colaboradores afetos ao Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Formador
Daniela Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-12-2022 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |