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Tecnologias móveis e metodologias para o ensino da Matemática nos primeiros anos turma AFD19T1

Apresentação

Num ambiente onde os alunos têm à sua disposição tecnologias móveis cujo funcionamento dominam, torna-se relevante aproveitar esse conhecimento para conduzir ao longo do processo de aprendizagem. É também frequente entender-se metodologia ativa como metodologia significativa, no entanto são termos que representam ações diferentes. É neste contexto que surge esta oficina de formação com a qual nos propomos apresentar metodologias que promovem a participação ativa dos alunos no seu ambiente de aprendizagem, levam os formandos a entender o papel do professor como um facilitador da aprendizagem. Pretendemos abordar o ensino da matemática e o desenvolvimento do pensamento computacional nos primeiros anos com recurso a tecnologias móveis e a metodologias ativas. Com esta abordagem pretendemos trabalhar conceitos matemáticos interligando-os com a prática através de situações problemáticas que fomentem o desenvolvimento do raciocínio lógico e a criatividade.

Destinatários

Educadores de infância (grupo 100), professores do 1º CEB (grupo 110) e do Ensino Especial (grupo 910).

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância (grupo 100), professores do 1º CEB (grupo 110) e do Ensino Especial (grupo 910).. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância (grupo 100), professores do 1º CEB (grupo 110) e do Ensino Especial (grupo 910)..

Objetivos

Nesta oficina de formação pretende-se que os formandos adquirem competências que lhes permita desenvolver atividades pedagógicas de sucesso, assim objetivamos: • Sensibilizar os professores para a importância das pedagogias ativas e de robots. o Promover a reflexão o ensino do pensamento computacional • Sensibilizar os professores para as vantagens do uso de dispositivos móveis no ensino da matemática. o Promover a aplicação de metodologias ativas e de dispositivos móveis. • Refletir sobre os modelos de avaliação com dispositivos móveis; • Fomentar a aplicação dos modelos pedagógicos abordados. • Motivar os alunos para o ensino da matemática. • Promover um conjunto de competências computacionais para resolução de problemas da disciplina de matemática, combinando o pensamento matemático e o pensamento computacional. • Desenvolver o espírito crítico dos nossos alunos e desenvolver competências ao nível da comunicação e do trabalho colaborativo.

Conteúdos

1. Avaliação diagnóstica de competências (2h). 2. Ensinar matemática nos primeiros anos (2h);  Introdução ao pensamento computacional;  Aprender com robots. 3. Tecnologias móveis (3h)  Conceito de tecnologia móvel;  Vantagens e limitações;  Modelos pedagógicos favoráveis à tecnologia. 3. A aprendizagem invertida (3h)  Sala de aula invertida: conceito e tecnologias;  Vantagens e limitações. 4. Gamificação (3h)  Conceito de Gamificação;  Vantagens e limitações; 5. Aprendizagem baseada em projetos (3h)  A aprendizagem baseada em projetos nos primeiros anos: definição, objetivos e processos;  Vantagens, limitações e espaços. 6. Narrativa digital (3h)  A narrativa digital;  Vantagens e limitações. 7. Materiais manipuláveis (3h)  Robots para a aprendizagem da matemática nos primeiros anos;  Vantagens e dificuldades; 8. Avaliação (3h)  Avaliação da ação de formação;  Avaliação individual dos formandos.

Metodologias

Sessões Presenciais e Síncronas: As sessões serão de caráter essencialmente teórico-prático, onde se apresentará os conteúdos e proporá a exploração tecnologias móveis de apoio ao ensino da matemática. A utilização das plataformas digitais será feita no computador, tablet ou telemóvel de cada formando. Após algumas sessões, cada formando escolherá os conteúdos a aplicar nos seus alunos, planeará a sua implementação e fará um relatório individual dessa intervenção. Trabalho autónomo: Cada professor irá criar materiais próprios que serão agregados num espaço digital individual, onde colocará o material por si feito entre outros materiais que cada formando entenda relevante. O trabalho autónomo terá de ser concretizado em contexto de escola e/ou de sala de aula, de forma a que se retirem estratégias e técnicas estabelecidas e a sua aplicação. Deverá ser realizado uma reflexão consistente de forma à verificação dos resultados obtidos.

Avaliação

De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro – e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6, do mesmo diploma. No processo de avaliação serão seguidos os critérios específicos do CFAE e critérios de avaliação baseados no desempenho dos formandos em cada sessão bem como as tarefas propostas realizadas por cada formando.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Lencastre, J. A., Bento, M., & Magalhães, C. (2016). Mobile Learning: potencial de inovação pedagógica. In Tânia Maria Hetkowskl & Maria Altina Ramos (orgs), Tecnologias e processos inovadores na educação (pp. 159-176).Martins, G. et. al., (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciências, Direção Geral da Educação.Martinovic, D., McDougall, D., & Karadag, Z. (Eds.) (2012). Technology in Mathematics Education: Contemporary Issues. Santa Rosa: Informing Science Institute.Ministério da Educação e Ciência (2013). Programa e Metas de Curriculares Matemática. Acedido em 2 de Março de 2019 em http://www.dge.mec.pt/matematica.NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.

Observações

Prioridades: 1ª. Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva 2.ª Docentes das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva

Formador

Marco Alexandre Carvalho Bento

Celestino Magalhães

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-02-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 14-02-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 27-02-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 13-03-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 20-03-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 27-03-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 09-05-2023 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 26-06-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
Início: 07-02-2023
Fim: 23-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117373/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas Martins de Freitas e Ambiente Virtual