Princípios e Práticas de Intervenção Precoce na Infância turma ACD20T1
Apresentação
Considerando que: - O AE Eugénio de Castro de Coimbra é Agrupamento de referência para a IPI; - Importa às estruturas do Sistema Educativo conhecer e clarificar os conceitos, fundamentos e práticas de qualidade recomendadas em IPI; - Se verifica a necessidade de que os intervenientes nos processos de IPI uniformizem os conceitos inerentes a esta área, tendo em vista a partilha de uma linguagem comum, facilitadora de uma articulação eficaz entre Serviços e Órgãos das estruturas educativas.
Destinatários
Docentes de Educação Especial, Educadores de Infância e Docentes dos 1.º, 2.º e 3.º CEB do AE e de outros Agrupamentos de Escolas da área de influência do Centro de Formação Minerva.
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Adquirir e clarificar conceitos e conhecer os fundamentos, a estrutura organizacional e a ação da IPI.
Conteúdos
- Intervenção Precoce na Infância e Inclusão; - Princípios teóricos subjacentes às práticas e à organização e funcionamento da IPI; - Suporte legislativo à criação do SNIPI enquanto estrutura organizada e de desenvolvimento de práticas de apoio em Intervenção Precoce: Decreto-Lei - nº 281/2009 de 6 de outubro.
Metodologias
- Adquirir e clarificar conceitos e conhecer os fundamentos, a estrutura organizacional e a ação da IPI.
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
- Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro; - Práticas recomendam em IPI – um Guia para profissionais (ANIP, 2016); - Manual Técnico das Equipas Locais de Intervenção (SNIPI); - Site do SNIPI; - Decreto-Lei n.º 54/2018, 6 de julho; - Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática (ME/DGE, 2018); - Educação Inclusiva - Guia para Pais (IAC, 2021).
Observações
Prioridade: 1ª -Docentes de Educação Especial, Educadores de Infância e Docentes dos 1.º, 2.º e 3.º CEB do AE Eugénio de Castro. 2ª - Docentes de Educação Especial, Educadores de Infância e Docentes dos 1.º, 2.º e 3.º CEB do AE e de outros Agrupamentos de Escolas da área de influência do Centro de Formação Minerva. até ao limite de espaço.
Prioridade: 1ª - Educadores/as de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial do AE Eugénio de Castro. 2ª - Educadores/as de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do CFAE Minerva até ao limite de espaço.
Formador
Rita Adriana Simões Ralha Laranjeira
Sílvia Maria Ferreira Dias Facas Vicente
Ana Maria da Silva Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |