230

Princípios e Práticas de Intervenção Precoce na Infância turma ACD20T1

Apresentação

Considerando que: - O AE Eugénio de Castro de Coimbra é Agrupamento de referência para a IPI; - Importa às estruturas do Sistema Educativo conhecer e clarificar os conceitos, fundamentos e práticas de qualidade recomendadas em IPI; - Se verifica a necessidade de que os intervenientes nos processos de IPI uniformizem os conceitos inerentes a esta área, tendo em vista a partilha de uma linguagem comum, facilitadora de uma articulação eficaz entre Serviços e Órgãos das estruturas educativas.

Destinatários

Docentes de Educação Especial, Educadores de Infância e Docentes dos 1.º, 2.º e 3.º CEB do AE e de outros Agrupamentos de Escolas da área de influência do Centro de Formação Minerva.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Adquirir e clarificar conceitos e conhecer os fundamentos, a estrutura organizacional e a ação da IPI.

Conteúdos

- Intervenção Precoce na Infância e Inclusão; - Princípios teóricos subjacentes às práticas e à organização e funcionamento da IPI; - Suporte legislativo à criação do SNIPI enquanto estrutura organizada e de desenvolvimento de práticas de apoio em Intervenção Precoce: Decreto-Lei - nº 281/2009 de 6 de outubro.

Metodologias

- Adquirir e clarificar conceitos e conhecer os fundamentos, a estrutura organizacional e a ação da IPI.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

- Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro; - Práticas recomendam em IPI – um Guia para profissionais (ANIP, 2016); - Manual Técnico das Equipas Locais de Intervenção (SNIPI); - Site do SNIPI; - Decreto-Lei n.º 54/2018, 6 de julho; - Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática (ME/DGE, 2018); - Educação Inclusiva - Guia para Pais (IAC, 2021).

Observações

Prioridade: 1ª -Docentes de Educação Especial, Educadores de Infância e Docentes dos 1.º, 2.º e 3.º CEB do AE Eugénio de Castro. 2ª - Docentes de Educação Especial, Educadores de Infância e Docentes dos 1.º, 2.º e 3.º CEB do AE e de outros Agrupamentos de Escolas da área de influência do Centro de Formação Minerva. até ao limite de espaço.

Prioridade: 1ª - Educadores/as de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial do AE Eugénio de Castro. 2ª - Educadores/as de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do CFAE Minerva até ao limite de espaço.

Formador

Rita Adriana Simões Ralha Laranjeira

Sílvia Maria Ferreira Dias Facas Vicente

Ana Maria da Silva Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-03-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 01-03-2023
Fim: 01-03-2023
Acreditação: ACD20-2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Eugénio de Escola (Escola sede)