231

A Música no Feminino - Mulheres compositoras ao longo da história da música turma AFC04T2

Apresentação

A primeira razão que nos levou a propor esta acção de formação prende-se com o facto da oferta de acções nem sempre ir ao encontro das necessidades formativas deste ensino especializado. O facto do formador ser professor do ensino artístico especializado de música (disciplina de História da Cultura e das Artes) permite-lhe ter uma noção dessas mesmas necessidades e, ao mesmo tempo, conseguir propor um plano de formação transversal aos vários grupos de recrutamento considerando fundamental que os docentes dos vários grupos estejam munidos de informação acerca dos vários contextos estéticos, históricos e sociais que envolveram a produção de uma determinada obra musical não se limitando a fazer uma abordagem somente técnica. É também importante dar a conhecer o resultado de investigações que têm sido efectuadas por musicólogos, nestes últimos anos, que se referem ao papel da mulher no acto da criação/composição de obras musicais muitas delas já se encontrando hoje estudadas e gravadas. É importante desmistificar e dar a conhecer mulheres compositoras e respectivas obras que são muitas vezes completamente desconhecidas do grande público e, infelizmente, também da maioria dos professores de instrumento. Refere-se ainda a necessidade deste conhecimento, por parte dos docentes, para, desta forma, poderem alargar a oferta de repertório aos seus alunos, assim como, apoiá-los na elaboração da PAA (Prova de Aptidão Artística) com temáticas mais abrangentes. Tendo o Conservatório de Música de Coimbra cerca de 150 professores efectivos somando-se ainda as várias escolas da região de Coimbra que ministram o ensino especializado de música, esta acção reveste-se da maior importância.

Destinatários

Docentes do Ensino da Música dos grupos 250, 610 e Ensino Especializado M1 ao M36 e M38

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Ensino da Música dos grupos 250, 610 e Ensino Especializado M1 ao M36 e M38. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Ensino da Música dos grupos 250, 610 e Ensino Especializado M1 ao M36 e M38.

Objetivos

A Acção de Formação proposta permitirá aos docentes, independentemente do seu instrumento, poderem fazer uma abordagem na sua disciplina menos centrada somente na componente técnica mas podendo, paralelamente, contextualizar musicologicamente melhor os conteúdos abordados com os seus alunos. Pretende-se ainda dar a conhecer novo repertório de mulheres compositoras, resultado de pesquizas recentes da musicologia. Sendo hoje o áudio-visual um meio privilegiado e mais motivador para os intervenientes julga-se necessário fazer uma apresentação, ao longo das várias sessões, das várias ferramentas disponíveis as quais os docentes terão acesso caso tenham conhecimento das mesmas. Para cada período da história da música e em sintonia com as necessidades específicas dos formandos serão dadas algumas ferramentas que os mesmos poderão utilizar ao longo das suas aulas assim como preparação de materiais específicos e adequados ao repertório e conteúdos abordados. Após esta Acção de Formação os docentes estarão munidos de um maior conhecimento de mulheres compositoras e de uma maior diversidade de repertório existente.

Conteúdos

MÓDULO 1 – Da Idade Média ao Renascimento Duração: 4 horas Os vários contextos sócio-culturais do período Medieval e do Renascimento. As monjas compositoras. Hildegard von Bingen. Maddalena Casulana Mezari. Vittoria Raffaella Aleotti. MÓDULO 2 – O período Barroco Duração: 4 horas Os vários contextos sócio-culturais do período Barroco. Francesca Caccini. Barbara Strozzi. Isabella Leonarda. Barbara Kluntz. Elisabeth Jacquet de la Guerre. Guilhermina da Prússia. Anna Bom. MÓDULO 3 – O Classicismo Duração: 4 horas Os vários contextos sócio-culturais do período Clássico. Anna Amalia von Sachen-Wimar-Eisenach. Isabelle de Charrière. Marianne von Martinez Genovieffa Ravissa. Nannerl Mozart. Karoline Bayer. Marianna Auenbrugger. MÓDULO 4 – O Romantismo Duração: 4 horas Os vários contextos sócio-culturais no período Romântico. Maria Theresia Paradis. Magdalena von Kurzböck. Anna-Maria “Nannette” Streicher. Caroline Boissier-Butini. Louise Farrenc. Fanny Mendelssohn. Clara Schumann. Mathilde von Rothschild. MÓDULO 5 – Do Modernismo á actualidade Duração: 4 horas Os vários contextos sócio-culturais desde o início do Séc. XX á actualidade. Laura Netzel. Chiquinha Gonzaga. Cécile Chaminade. Ethel Smyth. Luise Greger. Amy Beach. Francine Benoit. Natércia Couto. Wendy Carlos. Constança Capdeville. MÓDULO 6 - Avaliação Duração: 5 horas A avaliação será feita através de um trabalho proposto de acordo com a área de formação do avaliando.

Metodologias

A tipologia das aulas será teórico/práticas. Recorrendo, o mais possível, às ferramentas áudio-visuais será feito um percurso pelos vários temas que compõem a história da música ocidental mostrando a possibilidade de repertório existente, composto por mulheres, para exemplificar as várias estéticas vigentes. Aquando o início da Acção de Formação será feito um levantamento dos grupos disciplinares presentes e, na medida do possível, feita uma abordagem que vá directamente ao encontro das necessidades específicas de cada um dos grupos de recrutamento participante na acção. Serão fornecidos materiais diversos e modelos de apresentação de conteúdos aos participantes para que os mesmos os possam utilizar e adaptar aos diversos contextos e necessidades.

Avaliação

A Avaliação deverá ter em conta a frequência da Acção de Formação, a produção de materiais e/ou trabalhos em contexto escolar e apresentação de uma Reflexão Crítica Individual que refira as mais valias dos conteúdos abordados na sua prática educativa. De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro – e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6, do mesmo diploma.

Modelo

Presença e Avaliação.

Bibliografia

GROUT, Donald J. e Claude V. Palisca, História da Música Ocidental, GradivaKENNEDY, Michael, Dicionário Oxford de Música, publicações Dom QuixoteGRIFFITHS, Paul, A Música Moderna, Jorge Zahar Editor.NERY, Rui Vieira e Paulo Ferreira de Castro, História da Música, Imprensa Nacional – Casa da Moeda.PALISCA, V. Claude, edited, Norton Anthology of Western Music.

Formador

António Manuel da Luz Neves Cardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-01-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
2 21-01-2023 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
3 28-01-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
4 28-01-2023 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
5 04-02-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
6 04-02-2023 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online síncrona
7 11-02-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
8 11-02-2023 (Sábado) 15:00 - 19:00 4:00 Online síncrona
Início: 21-01-2023
Fim: 01-02-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116692/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Moodle do CFAE Minerva e Zoom