MindSerena: Desenvolvimento de competências atencionais e socioemocionais baseadas no mindfulness - Curso 1 - Pessoal Não Docente turma AFMPND1-T4
Apresentação
MindSerena® é um modelo educativo de aprendizagem socioemocional e desenvolvimento pessoal, baseado nas abordagens científicas do Mindfulness e nos ODS. Concebido na FPCEUC, o Modelo MindSerena® iniciou implementação no Agrupamento de Escolas de Penacova, em 2018/19, a convite do Município, financiado pelo Programa Realiza-te da CIM-RC. O impacto, a nível da sua aceitabilidade e das dimensões de mudanças esperadas nos planos cognitivo, emocional, interpessoal e de rendimento escolar, motivou o convite da CIM-RC para implementar o Modelo nos Municípios que a integram, em 2022/23. Este Modelo promove uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental através de atividades educativas experienciais orientadas para o desenvolvimento de competências de autorregulação da atenção e das emoções, de resiliência e adaptabilidade, de pensamento crítico e criativo, e de resolução de problemas. Melhora ainda a comunicação interpessoal e comportamento prossocialde alunos/as, professores/as e demais profissionais da educação, e acentua a presença e ação conscientes e uma atitude de compromisso, respeito e contemplativa para com a Natureza. Responde a todas as recomendações do Estudo da DGEEC “Observatório Escolar: Monitorização e Ação: Saúde Psicológica e Bem-Estar” de maio de 2022. Convocando uma abordagem sistémica, a implementação inicia com este Programa destinado a docentes a fim de compreenderem o alcance dos princípios e das práticas de Mindfulness, através de metodologias educativas experienciais, bem como desenvolverem as qualidades e atitudes adequadas à implementação destas práticas junto dos alunos. O treino específico para implementação junto dos alunos é feito numa etapa posterior com a Formação Aventura MindSerena.
Destinatários
Técnico Superior - Psicólogo e outros Técnicos Superiores na área de abrangência da CIM Região de Coimbra
Objetivos
Considerando a evidência científica do Mindfulness em contexto escolar e os resultados qualitativos e quantitativos já disponíveis do Modelo MindSerena®, espera-se impacto na: - Melhoria do bem-estar físico e psicossocial, - Redução de problemas de saúde mental (stress, ansiedade, depressão e burnout), - Aumento do autocuidado, - Aumento da conexão e do afeto positivo com os alunos, - Aumento da capacidade de focar a atenção, - Melhoria da adaptabilidade e resiliência
Conteúdos
O Programa de Introdução ao Mindfulness segue o protocolo do Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness – MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction). O MBSR é um programa experiencial, dinamizado em sessões de grupo, que cultiva um estado de atenção intencional, focado no momento presente, sem julgamento. Desenvolvido em 1979 por Jon Kabat-Zinn, professor no Center for Mindfulness da Escola Médica da Universidade de Massachusetts, o MBSR tem visto a sua eficácia cientificamente demonstrada e é atualmente utilizado em numerosos países nos mais diversos contextos sociais e profissionais. Conteúdos: - Instruções guiadas nas práticas de meditação mindfulness; - Alongamentos suaves e movimento consciente; - Didática da neurobiologia do cérebro, da atenção, das emoções e da comunicação intra e interpessoal; - Diálogos e partilha em grupo orientados para promover a consciência e reflexão nas diversas situações do dia-a-dia; - Convite a práticas diárias entre sessões; - Ficheiros áudio para as práticas entre sessões; - Manual de apoio às práticas
Metodologias
Regime presencial / online, sincrono (de acordo com o cronograma) Utilização da Plataforma Moodle do CFAE Minerva - https://moodle.cfae-minerva.edu.pt/ nas sessões síncronas. - sessões semanais online, síncronas = 20h - sessão prática presencial – 5h Assente essencialmente em metodologia experiencial, será também coadjuvado com o método expositivo conjugado ainda com o método interrogativo e demonstrativo, em todas as sessões.
Avaliação
Avaliação Quantitativa 0-20
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Oliveira, A. L., Pereira, R. N., Mano, P. P., Pinheiro, R., & Freitas, P. (2020). Mindserena: Impacto do desenvolvimento de competências mindfulness em professores. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e diversidade (pp. 424-440). Instituto de Educação, Univ. de Lisboa. ISBN: 978-989-8753- 60-1 Mano, P. P., Pereira, R. N., Quadros, C., Oliveira, A. L., Freitas, P., & Pinheiro, R. (2020). Mindserena: Desenvolvimento de competências atencionais e socioemocionais baseadas no mindfulness em alunos do 2o e 3o ciclos. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e diversidade (pp. 441-455). Instituto de Educação, Univ. de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-60-1 Oliveira, A. L. (2020). Mindfulness em contexto educativo: Projeto de aprendizagem socioemocional Mindserena. In A. A. A. Carvalho (Org.), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação (pp. 141-151). Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. ISBN: 978-972-742-448-1 Weare K., Bethune A., (2021). Implementing Mindfulness in Schools: an evidence-based guide, The Mindfulness Iniciative. ISBN: 978-1-913353-04-9 Kabat-Zinn, J. (2022). Mindfulness: A vida como ela é. Nascente. ISBN:978-989-564-980-8
Observações
Critérios de Seleção: - Técnicos Superiores Psicólogos e Outros Técnicos Superiores ligados à Educação dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas e Municípios abrangidos pela CIM da Região de Coimbra de acordo com as Vagas por Municípios.
Informações: 1. - De acordo com as vagas estabelecidas para os 19 Municípios de Coimbra da Região CIM, existem vagas para todos os Municípios exceto Arganil, Coimbra Mortágua e Tábua (já preenchidos nas Turmas 1, 2 ) 2. - Poderão inscrever-se e ficar em lista de espera caso haja desistências dos Municípios e / ou abertura de mais turmas.
Formador
Teresa Ranieri
Patrícia Isabel Pinto Mano
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-02-2023 (Quinta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 10-02-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 17-02-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 24-02-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 03-03-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 10-03-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 17-03-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 18-03-2023 (Sábado) | 10:00 - 17:00 | 7:00 | Presencial |
9 | 24-03-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 31-03-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Online síncrona |