242

Leitura, media e cidadania digitais no contexto da autonomia e flexibilidade curricular. O papel da Biblioteca Escolar turma AFD05T1

Apresentação

['O objetivo principal deste curso de formação será pois o de capacitar os docentes para, em articulação com a biblioteca escolar, promover a integração da literacia digital em atividades de flexibilidade curricular, desenvolvendo nos alunos o pensamento reflexivo, crítico e criativo e desafiando-os para atividades de pesquisa, avaliação e seleção de informação, de forma crítica e autónoma, tendo em vista a construção de conhecimento, e para a utilização de contextos comunicativos diversificados, de forma adequada e segura, utilizando vários tipos de ferramentas digitais.']

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

['- Promover a reflexão e o debate sobre os sistemas de acesso, de produção e de consumo da informação, enquadrando-os nas novas exigências e nos novos desafios da educação.\r\n- Perspetivar o desenvolvimento e a flexibilização curricular com recurso aos media digitais, de forma a criar e desenvolver com a biblioteca escolar, novos serviços e novos ambientes de aprendizagem.\r\n- Planificar, produzir e disponibilizar conteúdos e atividades de ensino-aprendizagem que visem o desenvolvimento de competências de comunicação e expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.\r\n- Promover a utilização na escola de instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma. \r\n- Contribuir para a autonomia dos professores e educadores na utilização dos media para a promoção da literacia digital, no contexto da estratégia de educação para a cidadania, em colaboração com o Professor Bibliotecário.']

Conteúdos

1.\tInformação da rede: oportunidades e desafios (7 horas \x96 4 presenciais e 3 online)\r\n\x95\tProcurar, navegar e avaliar informação em linha.\r\n\x95\tDireitos de autor na era digital: licenciamentos, plágio e ferramentas de gestão bibliográfica.\r\n\x95\tFormas de publicar conteúdo na rede:\r\n- criação\r\n- agregação\r\n- curadoria\r\n\x95\tPotencialidades dos ambientes e das ferramentas digitais no contexto da autonomia e flexibilidade curricular. O papel da Biblioteca Escolar. \r\n2.\tLiteratura digital (6 horas \x96 4 presenciais e 2 online)\r\n\x95\tMudanças nas práticas sociais de leitura e escrita, assim como na produção, distribuição e consumo do livro.\r\n\x95\tConceito de literatura digital (literatura multimodal).\r\n\x95\tNovas experiências sonoras, visuais e estéticas.\r\n\x95\tFanfic: exemplos de utilização pedagógica.\r\n3.\tMedia digitais (6 horas \x96 4 presenciais e 2 online)\r\n\x95\tOs novos media e o poder das imagens\r\n\x95\tO papel dos novos media na escola\r\n\x95\tOs media como construção da realidade.\r\n\x95\tA concentração dos media.\r\n\x95\tGrupos privados vs. interesse público.\r\n4.\tCidadania digital, ética e responsabilidade (6 horas \x96 3 presenciais e 3 online)\r\n\x95\tRedes sociais e cidadania\r\n\x95\tNovos direitos e deveres do mundo digital\r\n\x95\tUso crítico e seguro da rede\r\n\x95\tPrivacidade e pegada digital

Metodologias

['Este curso de formação terá a duração de 25h: 15h presenciais e 10h online assíncronas, mediante a plataforma Moodle.\r\nA ação de formação engloba diversas metodologias. O formador fará uma breve abordagem teórica dos temas e apresentará exemplos práticos. Os formandos experimentarão diferentes aplicações e realizarão atividades tendo em conta os contextos de cada Biblioteca/Escola. A componente online visará sobretudo a reflexão e discussão conjunta sobre as atividades realizadas.\r\nPrivilegiar-se-ão atividades e práticas inovadoras, tendo como referência a leitura, os media e a cidadania digitais. Estas serão realizadas numa perspetiva promotora do trabalho de colaborativo e integradora de práticas de flexibilidade curricular, em articulação com a biblioteca escolar, tendo como referência o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.\r\nCada formando produzirá um portefólio online, em forma de diário de aprendizagem, onde registará o seu percurso de aprendizagem na ação de formação.']

Avaliação

['\x95\tAvaliação contínua. Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões, tanto nas sessões presenciais como nas sessões online.\r\n\x95\tAvaliação dos trabalhos produzidos pelos formandos individualmente ou em grupo \r\n\x95\tRelatórios dos formandos\r\n\x95\tRelatório do formador\r\n\x95\tPorfefólio online\r\n\x95\tAvaliação de acordo com os critérios aprovados pelo CCPFC']

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, Estratégia Nacional para a Inclusão e Literacia Digitais (2015 – 2020) (2012). [Em linha]. [Consult. 16-2-2019] Disponível em http://www.ticsociedade.pt/enild;PEREIRA, Sara, FILLOL, Joana e MOURA, Pedro (2018). Levar os media para a escola. Agenda de atividades de transliteracia, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) - Universidade do Minho.PEREIRA, Sara, et al., (2014). Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário, DGE.PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Aprender com a biblioteca escolar (2017) [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 21-03-2017. [Consult. 16-2-2019] Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.htmlMONTEIRO, Rosa (coord.) (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, [Em linha]. [Consult. 16-2-2019] Disponível em https://cienciaelc.files.wordpress.com/2018/05/estratc3a9gia-nacional-de-educac3a7c3a3o-para-a-cidadania.pdf

Observações

Prioridade de seleção: 1.ª - Docentes Bibliotecários das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição. 2.ª - Docentes Bibliotecários das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva do Território da Formadora/Coordenadora interconcelhia, por ordem de inscrição. 3ª. - Docentes Não Bibliotecários das Escolas Associadas do CFAE Minerva.

Formador

Helena Maria Querido Duque

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-03-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 17-03-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
3 23-03-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 30-03-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
5 30-03-2023 (Quinta-feira) 19:30 - 21:30 2:00 Online assíncrona
6 20-04-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 27-04-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
8 27-04-2023 (Quinta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online assíncrona
9 04-05-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
10 11-05-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
11 11-05-2023 (Quinta-feira) 20:30 - 21:30 1:00 Online assíncrona
Início: 16-03-2023
Fim: 11-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117161/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: A. E. Martim de Freitas / Plataforma Moodle do CFAEM