Linguagens de Programação: Introdução ao Scratch turma ACD23 - T1
Apresentação
Com o objetivo de colmatar as necessidades dos docentes do agrupamento no que concerne à utilização que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no seu quotidiano e local de trabalho, é dinamizada formação de curta duração no agrupamento. Numa altura em que as escolas estão a passar por um processo de transição digital é de todo fundamental preparar e dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam fazer trabalho colaborativo, preparar as suas práticas pedagógicas, usar novas metodologias ativas de aprendizagem e capacitar os seus alunos para a uma aprendizagem mais autónoma. É também objetivo do PADDE do agrupamento apoiar e dar formação aos docentes.
Destinatários
Docentes do ensino básico que lecionem matemática
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Proceder à conceção e concretização de práticas educativas inovadoras, suportadas pelo Scratch; - Desenvolver, nos alunos, competências de raciocínio e resolução de problemas, trabalho colaborativo e competências interpessoais; - Promover, nos alunos, o Pensamento Computacional; - Utilizar linguagens de programação por blocos, para a aprendizagem da matemática; - Utilizar metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem no apoio à pedagogia e com recurso a ferramentas digitais; - Implementar/executar as medidas estabelecidas no PADDE.
Conteúdos
- Linguagens de Programação; - Pensamento computacional; - Resolução de Problemas; - Metodologias ativas de aprendizagem.
Metodologias
As sessões à distância - e-learning são destinadas: à exploração do software, de linguagem de programação, Scratch com a integração dos ambientes digitais nas aprendizagens dos alunos; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem da matemática, promotoras de motivação e aprendizagens mais significativas; à planificação e criação de atividades a implementar no ensino, que promovam o desenvolvimento das CD dos docentes e consequentemente dos alunos; à exploração do software de linguagem de programação, que permita desenvolver, nos alunos o pensamento computacional, raciocínio e a resolução de problemas.
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação de Avaliação da Ação
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf; https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf; https://www.aepoiares.edu.pt/documento/2/39/plano-de-acao-para-o-desenvolvimento-digital-do-aevnp-2021-2022
Observações
Prioridades: - 1ª. Docentes do AE Vila Nova de Poiares por ordem de inscrição, - 2ª. Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva.
Para efeitos de Certificação terão de estar presentes nas sessões todas.
Formador
Eduardo Carlos Torres Sequeira
Patrícia Alexandra Rodrigues Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 08-03-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
3 | 15-03-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
4 | 22-03-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |