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Linguagens de Programação: Introdução ao Scratch turma ACD23 - T1

Apresentação

Com o objetivo de colmatar as necessidades dos docentes do agrupamento no que concerne à utilização que fazem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no seu quotidiano e local de trabalho, é dinamizada formação de curta duração no agrupamento. Numa altura em que as escolas estão a passar por um processo de transição digital é de todo fundamental preparar e dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam fazer trabalho colaborativo, preparar as suas práticas pedagógicas, usar novas metodologias ativas de aprendizagem e capacitar os seus alunos para a uma aprendizagem mais autónoma. É também objetivo do PADDE do agrupamento apoiar e dar formação aos docentes.

Destinatários

Docentes do ensino básico que lecionem matemática

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Proceder à conceção e concretização de práticas educativas inovadoras, suportadas pelo Scratch; - Desenvolver, nos alunos, competências de raciocínio e resolução de problemas, trabalho colaborativo e competências interpessoais; - Promover, nos alunos, o Pensamento Computacional; - Utilizar linguagens de programação por blocos, para a aprendizagem da matemática; - Utilizar metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem no apoio à pedagogia e com recurso a ferramentas digitais; - Implementar/executar as medidas estabelecidas no PADDE.

Conteúdos

- Linguagens de Programação; - Pensamento computacional; - Resolução de Problemas; - Metodologias ativas de aprendizagem.

Metodologias

As sessões à distância - e-learning são destinadas: à exploração do software, de linguagem de programação, Scratch com a integração dos ambientes digitais nas aprendizagens dos alunos; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem da matemática, promotoras de motivação e aprendizagens mais significativas; à planificação e criação de atividades a implementar no ensino, que promovam o desenvolvimento das CD dos docentes e consequentemente dos alunos; à exploração do software de linguagem de programação, que permita desenvolver, nos alunos o pensamento computacional, raciocínio e a resolução de problemas.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação de Avaliação da Ação

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdf; https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf; https://www.aepoiares.edu.pt/documento/2/39/plano-de-acao-para-o-desenvolvimento-digital-do-aevnp-2021-2022

Observações

Prioridades: - 1ª. Docentes do AE Vila Nova de Poiares por ordem de inscrição, - 2ª. Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva.

Para efeitos de Certificação terão de estar presentes nas sessões todas.

Formador

Eduardo Carlos Torres Sequeira

Patrícia Alexandra Rodrigues Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-03-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
2 08-03-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
3 15-03-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
4 22-03-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
Início: 01-03-2023
Fim: 22-03-2023
Acreditação: ACD23 - 2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Via ZOOM / Plataforma CFAE Minerva