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Encontro do Projeto MAIA (Zona Centro) turma ACD25-T1

Apresentação

Face às diversas dinâmicas de formação que têm sido implementas no que concerne à avaliação pedagógica, importa aferir os processos de formação no âmbito do Projeto MAIA. Reconhecendo a pertinência dos normativos legais em vigor, nomeadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e o Decreto-Lei n.º55/2018, de 6 de julho, priorizando a avaliação formativa, na sua redação do ponto 1 do artigo 22.º: “A avaliação, sustentada por uma dimensão formativa, é parte integrante do ensino e da aprendizagem, tendo por objetivo central a sua melhoria baseada num processo contínuo de intervenção pedagógica, em que se explicitam, enquanto referenciais, as aprendizagens, os desempenhos esperados e os procedimentos de avaliação.” Neste sentido, importa clarificar que avaliar e classificar servem o propósito de melhorar as aprendizagens, sustentada numa abordagem criterial, discutindo, no contexto de formação, o desenvolvimento das várias dinâmicas que têm sido desenvolvidas na zona centro do país para robustecer o Projeto MAIA. Será ainda importante conhecer quais os desafios para o desenvolvimento da capacitação no âmbito do Projeto MAIA.

Destinatários

Representantes da Autonomia e Flexibilidade Curricular e Formadores do Projeto MAIA.

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Discutir de que modo a avaliação formativa se constitui como um processo facilitador de aprendizagem, de ensino e de avaliação. - Definir uma situação, no contexto de avaliação formativa, facilitador e potencializador do processo de aprendizagem, ensino e avaliação. - Identificar a importância da diversificação de recolha de informação e a triangulação. - Definir uma situação de ensino, aprendizagem e sugerir dois processos de recolha de informação que permitam avaliar ou classificar. - Identificar a importância da autoavaliação como processo de autorregulação. - Apresentar uma evidência em que a autoavaliação se constituiu como um processo de autorregulação.

Conteúdos

Comunicação: “Avaliar e classificar para melhorar as aprendizagens com recurso à abordagem criterial” Eusébio André Machado | Coordenador do Projeto MAIA Salas paralelas de trabalho: Temas em discussão/ reflexão por sala • Avaliação Formativa como um processo para aprender, ensinar e avaliar • Processos de recolha de informação e triangulação • Autoavaliação como processo de autorregulação Apresentação das conclusões por sala Comunicação: “Desafios para o desenvolvimento da capacitação no âmbito do Projeto MAIA” Fernanda Candeias | Equipa Central do Projeto MAIA

Metodologias

Comunicações em palestra, trabalho cooperativo em salas paralelas

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Textos e folhas do Projeto MAIA

Formador

Eusébio André Machado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-03-2023 (Terça-feira) 09:30 - 17:00 7:30 Presencial
Início: 14-03-2023
Fim: 14-03-2023
Acreditação: ACD25-2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Avelar Brotero - COIMBRA - 9:30h-17:00h