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Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores turma AF07

Apresentação

['O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. \r\nEsta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. \r\nA presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.']

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360.

Objetivos

['\x95\tExplorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas \r\n\x95\tAplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível\r\n\x95\tPlanear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos\r\n\x95\tConceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.\r\n\x95\tConsolidar a implementação do ciclo: Avaliar \x96 Planear \x96 Agir - Rever \r\n\x95\tProduzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens\r\n\x95\tPartilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo\r\n\x95\tExplorar colaborativamente práticas educativas inovadoras']

Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas \r\n\x95\tExploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais)\r\n\r\nMódulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas \r\n\x95\tPráticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos \r\n\x95\tEstratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA)\r\nMódulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula \x96 criação e partilha de recursos\r\n\x95\tMecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico \r\n\x95\tO que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos\r\n\r\nMódulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem\r\n \r\n\x95\t Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Metodologias

[]

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.']

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders • Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022

Observações

Prioridade: - Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360 dos Agrupamento de Escolas e Escolas Não Agrupadas do CFAE Minerva.

Formador

Cristina Maria da Silva Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 24-04-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 08-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 15-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 22-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 29-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 05-06-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 12-06-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
Início: 17-04-2023
Fim: 12-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116258/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Presenciais AE Martim de Freitas / Plataforma Virtual