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Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula turma AFRA6-T1

Apresentação

['O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar.\r\nEsta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula.\r\nA presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.']

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e Grupo de Recrutamento 360.

Objetivos

['Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas\r\nConsolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais\r\nPlanear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem)\r\nAprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras\r\nConsolidar a implementação do ciclo: Avaliar\x96Planear\x96Agir\x96 Rever para a inclusão\r\nPromover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens\r\nReforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais']

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas \r\n\x95\tExploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:\r\no\tos valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;\r\no\ta gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;\r\no\to recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;\r\no\ta valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;\r\no\ta voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. \r\n\r\nMódulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas \r\n\x95\tPráticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. \r\n\x95\tEstratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).\r\n\r\nMódulo 3 \x96 Gerir a diversidade em sala de aula \r\n\r\n\x95\tGestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos \x96 partilha de práticas.\r\n\x95\tMecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. \r\n\r\nMódulo 4 \x96 Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem \r\n\r\n\x95\tCaráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.\r\n\x95\tPlanificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.\r\n\x95\tO feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

Metodologias

['Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.']

Avaliação

['Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o \x93Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.']

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora, 2021.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.

Observações

Critério de Seleção: 1.º - Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE MINERVA , por ordem de inscrição; 2.º - Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial de outra Escolas, por ordem de inscrição.

Formador

Maria de Fátima Ferreira Pires Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 09-10-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 16-10-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 23-10-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 30-10-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 09-11-2023 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 13-11-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 20-11-2023 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 02-10-2023
Fim: 20-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-116457/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Virtual e AE Martim de Freitas (presencial)