O Padel no Desporto Escolar turma AFC03
Apresentação
Em parceria com a Direção Geral de Educação e a Federação Portuguesa de Padel, esta formação terá grande impacto na melhoria dos conhecimentos e das competências dos Professores de Educação Física, capacitando-os para desenvolverem em contexto esta modalidade desportiva com enorme interesse para os alunos. Pretende-se que os docentes explorem propostas metodológicas atuais no ensino e treino do Padel em contexto escolar, com impactes no desenvolvimento profissional e pessoal bem como, nas aprendizagens dos alunos. Sublinha-se neste curso que o Padel faz recurso a um conjunto de técnicas diversificadas, discutindo-as, dando relevância em particular às relativas aos skills básicos que poderão ser transferidos para muitas outras práticas desportivas, permitindo o desenvolvimento integral das crianças e jovens.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
Proporcionar aos professores um instrumento pedagógico de grande valor assegurando conhecimentos específicos da modalidade, para garantir uma lecionação com qualidade tanto a nível das aulas curriculares de Educação Física como no Desporto Escolar. Pretende-se que os Professores: - Conheçam as regras básica do Padel; - Identifiquem a terminologia específica; - Conheçam os gestos técnicos específicos de base; - Conhecer os princípios do jogo, diferenciando as zonas e os princípios táticos inerentes a cada uma delas; - Apropriem formas jogadas simplificadas conhecendo metodologias específicas para o ensino e treino da modalidade nos escalões mais jovens; - Dominem as movimentações específicas básicas do jogo formal.
Conteúdos
- Enquadramento Geral (2h) * Enquadramento do aparecimento da modalidade * História da Modalidade no Mundo * História da Modalidade em Portugal * Caracterização do jogo * Principais regras do jogo *Terminologia específica * O projeto do Padel Escolar - Introdução à Metodologia de Ensino (16h) * Progressões de ensino para as principais técnicas e respetivas componentes específicas * Posição de Espera * Gesto Técnico da Direita * Gesto Técnico de Esquerda * Gesto Técnico do Serviço * O Balão * Os ressaltos na Parede * Gesto Técnico do Voley de Direita * Gesto Técnico de Voley de Esquerda * Gesto Técnico de Bandeja - Conhecer os princípios do jogo (3h) * Situações defensivas * Situações ofensivas * Situações de jogo - Ética e valores no Padel (4h) na perspetiva do: * Praticante * Professor * Encarregado de Educação.
Metodologias
O curso foi concebido e organizado para o ser desenvolvido em regime B-learning, através de sessões online (síncronas e assíncronas) e autoaprendizagem, com recurso a uma plataforma de E-learning e sessões presenciais, destinadas a sessões práticas. Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning. Formação Assíncrona com suporte a e-mail, fóruns, provas/testes, podendo o formando estudar quando quiser, flexibilizando e gerindo as aprendizagens de acordo com a sua disponibilidade, fomentando a pro-atividade. Para além das sessões presenciais práticas, realizando transições entre a teoria e a prática, o formando terá acesso a baterias de exercícios / casos práticos, de textos, formulação de perguntas ao formador com respetivo feedback por e-mail ou sistema de mensagens e outras ferramentas de feedback.
Avaliação
A avaliação dos formandos foca a participação nas sessões presenciais e online, bem como a realização um trabalho final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas, bem como uma reflexão crítica escrita. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais de avaliação contínua.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
Manual do Treinador de Padel - nível 1 - Federação Portuguesa de Pades
Observações
- Sessões síncronas e assíncronas _ Plataformas Moodle e Zoom - Presenciais_ Dia 24 e 25 – 77’ Academy, Condeixa-a-Nova
Formador
Luís Miguel Pinto de Matos Branco
Paulo Jorge Sequeira Sanches
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-03-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
2 | 23-03-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |
3 | 24-03-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 25-03-2023 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
5 | 25-03-2023 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 27-03-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
7 | 28-03-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |