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Python e Pensamento Computacional na Matemática turma AFD21-T1

Apresentação

Considerados pelas Aprendizagens Essenciais de diferentes disciplinas e níveis de ensino, o Pensamento Computacional e a Programação de computadores têm vindo a ganhar relevância no currículo do sistema educativo em Portugal, o que ocorre em linha com a tendência de diversos países. As Aprendizagens Essenciais de Matemática referem que “o pensamento computacional favorece o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos” e que “estas práticas são imprescindíveis na atividade matemática e dotam os alunos de ferramentas que lhes permitem resolver problemas, em especial relacionados com a programação.”. Em coerência com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais, a Literacia Informática e o Pensamento Computacional são consideradas competências essenciais que os estudantes devem desenvolver (P21's Framework for 21st Century Learning, 2015; ISTE Standards for Students, 2016). Alinhado com a Autonomia e Flexibilidade Curricular, importa promover a articulação e a colaboração entre docentes de diferentes grupos disciplinares dos domínios tecnológicas e científicos de maior afinidade com a Matemática, refletindo a importância das CTEM. Esta ação de formação surge da identificação destas necessidades e do imperativo em dar resposta às solicitações dos professores.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 230, 500 e 550.

Objetivos

Com esta ação de formação pretende-se que os/as professores/as adquiram competências ao nível do Pensamento Computacional e da programação na linguagem Python, dando-lhes a conhecer novas metodologias de ensino e de aprendizagem, a utilizar nas suas práticas pedagógicas, de acordo com o nível de escolaridade dos seus alunos. Pretende-se que os/as formandos/as: - Relacionem a Programação e o Pensamento computacional com a aprendizagem da Matemática; - Dominem a Programação recorrendo à linguagem Python; - Planifiquem atividades que desenvolvam o Pensamento Computacional, implementando-as em contexto de sala de aula; - Criem soluções codificadas, articulando o Pensamento Computacional com as áreas curriculares do ensino básico e do ensino secundário.

Conteúdos

Módulo 1: Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional (2 horas) Enquadramento e informação sobre o funcionamento da formação Apresentação e discussão sobre os conteúdos e metodologia da ação Competências para o Séc. XXI no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória O Pensamento Computacional e as Aprendizagens Essenciais Módulo 2: Introdução à programação, à algoritmia e à computação (2 horas) Noção de algoritmo Noção de programa Arquitetura de Von-Neumann Entradas, saídas e processamento Editores de texto, compiladores e interpretadores Ambientes integrados de desenvolvimento (IDE) Linguagens de programação: sintaxe e semântica Módulo 3: Programação em Python (12 horas) Utilização de um IDE Programação em modo consola Instruções de entrada e de saída Variáveis e tipos de dados Comentários Teste e execução de programas Operadores aritméticos, lógicos, relacionais e respetivas regras de prioridade Estruturas de controlo de seleção Estruturas repetitivas Funções e passagem de parâmetros a funções Estruturas de dados Recursividade A biblioteca math Programação gráfica com recurso à biblioteca turtle Visualização em Python com a biblioteca matplotlib Módulo 4: Aplicação da Programação e do Pensamento Computacional na Matemática (3 horas) Exemplos de programas e a sua relação com as aprendizagens essenciais Análise e discussão de conteúdos matemáticos a ser lecionados com Python Planificação e conceção de recursos Módulo 5: A linguagem Python para além do computador (4 horas) Programação de calculadoras (ex: NumWorks, TI-84 Plus CE-T Python Edition, TI-Nspire CX II-T, Casio FX-CG50 e FX-9860GIII) Programação de dispositivos eletrónicos (ex: Microbit) Partilha de experiências, recursos e materiais Reflexão crítica e propostas de melhoria

Metodologias

A ação de formação inicia com uma sessão presencial, para apresentação dos/das participantes, fomentar uma maior proximidade entre todos/as e realizar o enquadramento da ação. Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem momentos expositivos com atividades de prática, debate e partilha, quer em pequeno grupo quer em grupo alargado: 1. Apresentação e exploração das diversas temáticas constantes dos conteúdos da ação; 2. Realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; 3. Trabalho colaborativo em pequeno grupo para a construção recursos. Todo o trabalho será apoiado e acompanhado através de uma plataforma LMS do Centro de Formação, sendo as sessões síncronas suportadas por um sistema de videoconferência.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decurso da ação); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos associados à apresentação, demonstração e partilha (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação e sobre as aprendizagens realizadas (50%) A conclusão da oficina implica a obrigatoriedade de realização dos vários trabalhos propostos, bem como a elaboração de relatório de reflexão crítica.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Bibliografia

Ministério da Educação - Direção Geral da educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfMinistério da Educação. Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais-de-matematica-do-ensino-basicoMinistério da Educação. Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário (em consulta pública). Disponível em: https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais-de-matematica-para-o-ensino-secundarioWing, J. M. (2006). Computational thinking. CACM, 49(3), 33-35. Disponível em: http://www.cs.cmu.edu/~wing/publications/Wing06.pdfCosta, Ernesto (2015). FCA Editores. Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas.

Observações

Informação - Condições de frequência: - Esta Ação de formação, dada a sua tipologia e organização das sessões, é obrigatória a presença nas "sessões presencias"

Critérios de seleção: 1.ª Docentes dos grupos de recrutamento 230, 500 e 550 das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.ª Docentes dos grupos de recrutamento 230, 500 e 550 de outras Escolas, por ordem de inscrição.

Formador

João Miguel Pinto de Sá

Filipe Gonçalves Galego

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
2 26-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
6 24-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 31-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online assíncrona
8 07-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
9 14-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 19-04-2023
Fim: 14-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117518/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: CFAE Minerva / Plataforma Virtual