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As ferramentas digitais como apoio na promoção da igualdade de género na educação das crianças e jovens turma AFD11-T1

Apresentação

A escola deve promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade entre homens e mulheres. É consensual a necessidade de intervir de forma continuada na eliminação da discriminação em função do género e romper com relações de intimidade marcadas pela desigualdade, constituindo-se parte essencial da educação para os direitos humanos, para o respeito pelas liberdades individuais na perspetiva da construção de uma cidadania para todos/as (Cardona et al., 2011; 2010; Pomar et al., 2012). A promoção da igualdade de género e do respeito pelos/as outros/as deve ser uma prioridade no cuidado das crianças e jovens, uma vez que é fundamental para o seu desenvolvimento (APAV, 2019). Este curso pretende capacitar os/as docentes para a adoção de práticas pedagógicas promotoras da igualdade de género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes. Sensibilizar os/as professores/as para estes aspetos, fornecendo-lhes estratégias digitais que possam ser facilmente integradas nas dinâmicas escolares constituiu um forte propósito deste curso. Esta formação evidencia a existência de estratégias e recursos digitais de fácil utilização com crianças, jovens e famílias, de modo a aumentar os contatos positivos entre a escola e a família (Vieira, 2014). A aplicação destas estratégias na educação possibilitará às famílias assumir um papel mais ativo na igualdade de género (APAV, 2019).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

1. Distinguir os conceitos de sexo, género, identidade e expressão de género 2. Identificar os estereótipos e crenças associadas aos papéis de género 3. Conhecer as políticas públicas de promoção da igualdade de género em Portugal 4. Reconhecer o impacto das desigualdades e estereótipos de género no desenvolvido das crianças e jovens e na sua vida adulta 5. Analisar o papel dos educadores nos contextos escolar e familiar e a aplicação de estratégias de promoção da igualdade entre meninos e meninas 6. Conhecer e construir recursos digitais de promoção da igualdade de género destinados a crianças, jovens e familias

Conteúdos

Apresentação: Formadora-formandos e Curso (1h) Módulo I – Igualdade de Género: Conceitos básicos (9h) 1. Conceitos básicos sobre igualdade de género e não discriminação: 1.1 Género e Sexo biológico 1.2 Papéis de género 1.3 Identidade e expressão de género 1.4 Estereótipos e crenças de género 1.5 Tipos de discriminação: direta e indireta 1.6 Igualdade e equidade de género Módulo II – Género e Cidadania: criar condições para uma real igualdade de oportunidades (3h) 2.1 Impactos dos estereótipos e desigualdade de género na vida adulta 2.2 Políticas públicas para a igualdade de género e não discriminação Módulo III – Promover a Igualdade de género: o papel da Escola e da Família (3h) 3.1 De que forma os papéis de género estão presentes na infância ? 3.2 De que forma os papéis de género condicionam, limitam e prejudicam o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens? 3.3 O papel dos/as educadores/as na promoção da igualdade de género na escola 3.4 O papel dos pais na promoção da igualdade de género na família Módulo IV – Práticas educativas de promoção da Igualdade de Género: Estratégias e Recursos Digitais (9h) 4.1 Recursos digitais para crianças 4.2 Recursos digitais para jovens 4.3 Recursos digitais para as famílias 4.4 Estratégias digitais de aproximação Escola-Família

Metodologias

1. Aulas teóricas/práticas 2. Metodologia ativa (dinâmicas de grupo, jogos e atividades pedagógicas digitais) 3. Debate sobre a temática e reflexão sobre problemas concretos 4. Representação de situações/dramatização/simulação 5. Estudos de casos

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial/síncrona: . Critérios de avaliação (exemplo): - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)

Modelo

Inquérito de satisfação da ação de formação

Bibliografia

APAV. (2019). Guia para Famílias – Sensibilizar e Educar para a Igualdade de Género. Lisboa: APAVCardona, M. J. et al. (2010). Guião de Educação, Género e Cidadania – Pré-escolar. Lisboa: CIG.Cardona, M. J. et al. (2011). Guião de Educação, Género e Cidadania – 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: CIG.Vieira, C. (2014). Educação Familiar – Estratégias para a Promoção da Igualdade de Género. Lisboa: CIG.

Observações

Critérios de seleção: 1ª - Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva por ordem de inscrição; 2ª. - Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial de outras Escolas por ordem de inscrição.

Formador

Cristiana Pereira de Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-04-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 26-04-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 08-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 12-05-2023 (Sexta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
6 15-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 22-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 26-05-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
9 29-05-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 21-04-2023
Fim: 31-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-112127/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: CFAE MINERVA / Plataforma Virtual