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MindSerena: Desenvolvimento de competências atencionais e socioemocionais baseadas no mindfulness - Curso 1 - Docentes turma AFMPD1-T10

Apresentação

MindSerena® é um modelo educativo de aprendizagem socioemocional e desenvolvimento pessoal, baseado nas abordagens científicas do Mindfulness e nos ODS. Concebido na FPCEUC, o Modelo MindSerena® iniciou implementação no Agrupamento de Escolas de Penacova, em 2018/19, a convite do Município, financiado pelo Programa Realiza-te da CIM-RC. O impacto, a nível da sua aceitabilidade e das dimensões de mudanças esperadas nos planos cognitivo, emocional, interpessoal e de rendimento escolar, motivou o convite da CIM-RC para implementar o Modelo nos Municípios que a integram, em 2022/23. Este Modelo promove uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental através de atividades educativas experienciais orientadas para o desenvolvimento de competências de autorregulação da atenção e das emoções, de resiliência e adaptabilidade, de pensamento crítico e criativo, e de resolução de problemas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Considerando a evidência científica do Mindfulness em contexto escolar e os resultados qualitativos e quantitativos já disponíveis do Modelo MindSerena®, espera-se impacto em: - Melhoria do bem-estar físico e psicossocial, - Redução de problemas de saúde mental (stress, ansiedade, depressão e burnout), - Aumento do autocuidado, - Aumento da conexão e do afeto positivo com os alunos, - Aumento da capacidade de focar a atenção, - Melhoria da adaptabilidade e resiliência.

Conteúdos

O Programa de Introdução ao Mindfulness segue o protocolo do Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness – MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction). O MBSR é um programa experiencial, dinamizado em sessões de grupo, que cultiva um estado de atenção intencional, focado no momento presente, sem julgamento. Desenvolvido em 1979 por Jon Kabat-Zinn, professor no Center for Mindfulness da Escola Médica da Universidade de Massachusetts, o MBSR tem visto a sua eficácia cientificamente demonstrada e é atualmente utilizado em numerosos países nos mais diversos contextos sociais e profissionais. - Instruções guiadas nas práticas de meditação mindfulness; - Alongamentos suaves e movimento consciente; - Didática da neurobiologia do cérebro, da atenção, das emoções e da comunicação intra e interpessoal; - Diálogos e partilha em grupo orientados para promover a consciência e reflexão nas diversas situações do dia-a-dia; - Convite a práticas diárias entre sessões; - Ficheiros áudio para as práticas entre sessões; - Manual de apoio às práticas

Metodologias

Serão utilizadas metodologias diversificadas, testadas para as aprendizagens/mudanças pessoais e contextuais de pessoas adultas, procurando: Em sala de aula, proporcionar um ambiente acolhedor, descontraído e sustentador da concentração nos trabalhos escolares, recorrendo a uma abordagem teórico prática e a metodologias ativas e participativas; Que os docentes ganhem consciência e se apropriem do seu processo de aprendizagem, através de autodiagnóstico e reflexões individuais; Utilizar uma linguagem e comunicação positivas, de forma consistente; Que a comunicação seja potenciada, envolvendo as dimensões cinestésica, auditiva e visual; Enfatizar significativamente a cooperação e partilha de experiências durante as aprendizagens e atividades de grupo; Que seja consolidada a aprendizagem através de atividades experienciais, exibição e reflexão a partir de vídeos pedagógicos e outros materiais audiovisuais, simulações, demonstrações, etc.; Que, após as sessões, os docentes sejam encorajados a refletir sobre o seu progresso e a elaborar um Plano de Ação para aplicação em contexto de sala de aula.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais de avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Modelo

Inquérito de Satisfação Ação de Formação.

Bibliografia

Carlotto, M. S. (2012). Síndrome de burnout em professores: avaliação, fatores associados e intervenção. PivPsi. Dahl, C. J., Wilson-Mendenhalla, C. D., & Davidson, R. J. (2020). The plasticity of well-being: A training-based framework for the cultivation of human flourishing. PNAS Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 117(51), 32197–32206. https://doi.org/10.1073/pnas.2014859117 Damásio, A. (2020). Ao encontro de Espinosa: As emoções sociais e a neurologia do sentir (4ª ed.) Temas e Debates. Gil, J. M. N. (2015). O professor em stress. Bookout. Kabat-Zinn, J. (2022). A vida como ela é. Nascente. Quaresma, J. B. V. (2014). O descontentamento e o desgaste profissional em professores dos Ensino Básico e Secundário. Edições Afrontamento.

Observações

- Ação de Formação Não Acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua. - MindSerena® é um modelo educativo de aprendizagem socioemocional e desenvolvimento pessoal, baseado nas abordagens científicas do Mindfulness e nos ODS, concebido na FPCEUC Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra. - Certificação MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) - Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness Prioridades: Por ordem de inscrição e de acordo com as Vagas por Municípios - CIM Região Coimbra

Informações: - De acordo com as vagas estabelecidas para os 19 Municípios de Coimbra da Região CIM

Formador

Patrícia Isabel Pinto Mano

Albertina Lima de Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 10-05-2023 (Quarta-feira) 17:45 - 20:15 2:30 Online síncrona
3 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 24-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 31-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
6 03-06-2023 (Sábado) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
7 07-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 14-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
9 21-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
10 28-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
11 05-07-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
Início: 03-05-2023
Fim: 28-06-2023
Acreditação: AFMPD1
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma Virtual / A definir presencial