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História: o Mosteiro de Lorvão, Portugal e o Mundo - M1 turma ACD28M1

Apresentação

“A História enquanto conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado, [...] encontra-se em constante atualização”; “poderá perguntar se a História está desatualizada e se precisa de ser revista e atualizada. A resposta a esta questão é «sim». Acreditamos que a História, entendida como o conhecimento histórico, isto é, como o estudo do passado humano, encontra-se desatualizada junto do grande publico. Tal aconteceu porque, infelizmente, grande parte dos estudos produzidos em ambiente académico, sobretudo nas universidades, têm acesso limitado e dificilmente chegam a ser conhecidos fora destas instituições” (Atualizar a História, Org. Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, Desassossego, 2022, pp. 3 e 9). A presente ação de formação (congresso internacional) pretende responder aos problemas apontados por Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus (sendo este último, precisamente, um dos oradores convidados), contribuindo, assim, para a atualização e para a divulgação de conhecimentos em torno da História de Portugal e das formas de salvaguardar e gerir o património imaterial e material, móvel e imóvel (de carácter histórico, artístico, musicológico e cultural).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

Conhecer e valorizar a História Local; conhecer e valorizar o património histórico, cultural e gastronómico da região; disseminar o conhecimento (divulgar os resultados das investigações académicas em curso); atualizar o conhecimento histórico (dotar os formadores, profissionais da educação, dos conhecimentos mais atualizados sobre os assuntos abordados na formação, fazendo-os, desta forma, chegar aos alunos de todos os graus de ensino); divulgar os trabalhos em curso para a musealização do Mosteiro de Lorvão (Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão).

Conteúdos

História da Europa; História de Portugal (medieval e moderna); História da expansão portuguesa; História religiosa; História social; Genealogia. Portugal em expansão e os novos mundos, por Roger Lee de Jesus (Leibniz Hannover University, Alemanha) As monjas cistercienses ibéricas segundo os visitadores de Claraval (1490-1533), por Ghislain Baury (Le Mans Université, França) O monaquismo cisterciense português ao tempo de Catarina de Eça, por Saul António Gomes (Universidade de Coimbra) Os Eças e as Eças no Mosteiro de Lorvão, por Luís Miguel Rêpas (Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Coimbra)

Metodologias

Seminário (4 palestras apresentas por 4 especialistas na área, onde estes apresentam os mais recentes resultados da investigação realizada sobre os assuntos em causa, seguidas de debate, a partir das dúvidas e dos comentários colocados pelos formandos e pela restante assistência, constituída, também ela, por especialistas na área).

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Baury, Ghislain – “Reforma y monasterios femeninos en el Císter ibérico en la Edad Media tardía”, Archivo Ibero-Americano. Revista Franciscana de Estudios Históricos (no prelo). Borges, Nelson Correia – Arte monástica em Lorvão. Sombras e realidade, 2 vols., [s.l.], Fundação Calouste Gulbenkian – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2002. Bronseval, Claude de – Peregrinatio Hispanica, Voyage de Dom Edme de Saulieu, Abbé de Clairvaux, en Espagne et au Portugal (1531-1533), 2 tomos, ed. Maur Cocheril, Paris, Presses Universitaires de France, 1970. Dias, Paulo M. e Jesus, Roger Lee de (Org.) – Atualizar a História, Desassossego, 2022. Gomes, Saul António – Visitações a Mosteiros Cistercienses em Portugal. Séculos XV e XVI, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), 1998. Rêpas, Luís Miguel, Mário Farelo and Catarina Fernandes Barreira – “Uma visitação inédita ao Mosteiro de Santa Maria de Cós, de 1492. II – contextualização, estudo e edição da fonte”, Lusitania Sacra 42 (Julho-Dezembro 2020), pp. 205-229.

Observações

Critérios de seleção: 1º. - Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial de outras Escolas por ordem de inscrição.

Formador

Luís Miguel Malva de Jesus Rêpas

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-06-2023 (Quinta-feira) 09:45 - 13:00 3:15 Presencial
Início: 29-06-2023
Fim: 29-06-2023
Acreditação: ACD28M1
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Mosteiro de Lorvão