História: sons, arte e representações - M2 turma ACD28M2
Apresentação
“A História enquanto conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado, [...] encontra-se em constante atualização”; “poderá perguntar se a História está desatualizada e se precisa de ser revista e atualizada. A resposta a esta questão é «sim». Acreditamos que a História, entendida como o conhecimento histórico, isto é, como o estudo do passado humano, encontra-se desatualizada junto do grande publico. Tal aconteceu porque, infelizmente, grande parte dos estudos produzidos em ambiente académico, sobretudo nas universidades, têm acesso limitado e dificilmente chegam a ser conhecidos fora destas instituições” (Atualizar a História, Org. Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, Desassossego, 2022, pp. 3 e 9). A presente ação de formação (congresso internacional) pretende responder aos problemas apontados por Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, contribuindo, assim, para a atualização e para a divulgação de conhecimentos em torno da História de Portugal e das formas de salvaguardar e gerir o património imaterial e material, móvel e imóvel (de carácter histórico, artístico, musicológico e cultural).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Conhecer e valorizar a História Local; conhecer e valorizar o património histórico, cultural e gastronómico da região; disseminar o conhecimento (divulgar os resultados das investigações académicas em curso); atualizar o conhecimento histórico (dotar os formadores, profissionais da educação, dos conhecimentos mais atualizados sobre os assuntos abordados na formação, fazendo-os, desta forma, chegar aos alunos de todos os graus de ensino); mostrar o carácter multidisciplinar (e interdisciplinar) do estudo do património histórico; cruzar conhecimentos de várias áreas (História, História da Arte, Musicologia, Liturgia, Genealogia, Heráldica, Sigilografia, Paleografia), na construção do conhecimento histórico.
Conteúdos
História de Portugal (medieval e moderna); História da Arte (medieval e moderna); História religiosa; Liturgia; História social; Heráldica; Sigilografia; Paleografia; Cultura escrita; Musicologia. As empresas artísticas de Catarina de Eça (1471-1521), por Joana Antunes (Universidade de Coimbra) Cultura material e autoridade litúrgica em Lorvão, em tempos de Catarina d’Eça (1471-1521), por Mercedes Pérez Vidal (Universidad Autónoma de Madrid) Heráldica de Dona Catarina de Eça, abadessa de Lorvão, em espaços e objetos, por Miguel Metelo de Seixas (Universidade Nova de Lisboa) Os selos do mosteiro de Lorvão ao tempo de D. Catarina de Eça, por Maria do Rosário Barbosa Morujão (Universidade de Coimbra) As assinaturas autógrafas das religiosas da família Eça, por Maria José Azevedo Santos (Univ. de Coimbra) Livros de cantochão no tempo das Eças, por Zuelma Chaves e Alberto Medina de Seiça (Universidade Nova de Lisboa)
Metodologias
Seminário (6 palestras apresentas por 7 especialistas na área, onde estes apresentam os mais recentes resultados da investigação realizada sobre os assuntos em causa, seguidas de debate, a partir das dúvidas e dos comentários colocados pelos formandos e pela restante assistência, constuituída, também ela, por especialistas na área).
Avaliação
Frequência.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Bibliografia
Borges, Nelson Correia – Arte monástica em Lorvão. Sombras e realidade, 2 vols., [s.l.], Fundação Calouste Gulbenkian – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2002. SANTOS, Maria José Azevedo – Assina quem sabe e lê quem pode, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2004. Projeto SIGILLVM: Corpus dos selos portugueses. 1. Inventariação, catalogação e digitalização da sigilografia eclesiástica secular portuguesa, Coordenado por Maria do Rosário Barbosa Morujão (disponível online, em SIGILLVM PORTVGALIAE (portugal-sigillvm.net)).
Observações
Critérios de seleção: 1º. - Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial de outras Escolas por ordem de inscrição.
Formador
Luís Miguel Malva de Jesus Rêpas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-06-2023 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |