História e Arte: espaço, culto, liturgia e materialidade. Os livros manuscritos do mosteiro de Lorvão (conteúdo, encadernações e pigmentos) e as relíquias dos Mártires de Marrocos - M3 turma ACD28M3
Apresentação
“A História enquanto conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado, [...] encontra-se em constante atualização”; “poderá perguntar se a História está desatualizada e se precisa de ser revista e atualizada. A resposta a esta questão é «sim». Acreditamos que a História, entendida como o conhecimento histórico, isto é, como o estudo do passado humano, encontra-se desatualizada junto do grande publico. Tal aconteceu porque, infelizmente, grande parte dos estudos produzidos em ambiente académico, sobretudo nas universidades, têm acesso limitado e dificilmente chegam a ser conhecidos fora destas instituições” (Atualizar a História, Org. Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, Desassossego, 2022, pp. 3 e 9). A presente ação de formação (congresso internacional) pretende responder aos problemas apontados por Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus (sendo este último, precisamente, um dos oradores convidados), contribuindo, assim, para a atualização e para a divulgação de conhecimentos em torno da História de Portugal e das formas de salvaguardar e gerir o património imaterial e material, móvel e imóvel (de carácter histórico, artístico, musicológico e cultural).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Conhecer e valorizar a História Local; conhecer e valorizar o património histórico, cultural e gastronómico da região; disseminar o conhecimento (divulgar os resultados das investigações académicas em curso); atualizar o conhecimento histórico (dotar os formadores, profissionais da educação, dos conhecimentos mais atualizados sobre os assuntos abordados na formação, fazendo-os, desta forma, chegar aos alunos de todos os graus de ensino); mostrar o carácter multidisciplinar (e interdisciplinar) do estudo do património histórico; mostrar o contributo da mais recente tecnologia (e das Ciências Exatas) na investigação desenvolvida em História; cruzar conhecimentos de várias áreas (História, História da Arte, Musicologia, Liturgia, Codicologia, Química, Conservação e Restauro), na construção do conhecimento histórico.
Conteúdos
História de Portugal (medieval e moderna); História da Arte; História religiosa (Cistercienses e Franciscanos, mártires, relíquias e relicários); Liturgia; Musicologia; Codicologia; livros manuscritos (tipologias, conteúdo litúrgico, encadernações, suporte de escrita e tintas usadas); Química. A biblioteca do Mosteiro de Lorvão, por Catarina Fernandes Barreira (Universidade Nova de Lisboa) A encadernação nos manuscritos do Mosteiro de Lorvão, por Conceição Casanova (Univ. Nova de Lisboa) A cor nos manuscritos do Mosteiro de Lorvão, por Catarina Miguel (Universidade de Évora) Catarina de Eça e as relíquias dos Mártires de Marrocos, por João Luís Fontes (Universidade Nova de Lisboa) e Maria Filomena Andrade (Universidade Aberta) A arca relicário dos Mártires de Marrocos, por Carla Varela Fernandes (Universidade Nova de Lisboa) Um hino a S. Bernardo: Lorvão, Arouca e Alcobaça, por Manuel Pedro Ferreira (Univ. Nova de Lisboa)
Metodologias
Seminário (6 palestras apresentas por 7 especialistas na área, onde estes apresentam os mais recentes resultados da investigação realizada sobre os assuntos em causa, seguidas de debate, a partir das dúvidas e dos comentários colocados pelos formandos e pela restante assistência, constuituída, também ela, por especialistas na área).
Avaliação
Frequência.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação.
Bibliografia
Borges, Nelson Correia – Arte monástica em Lorvão. Sombras e realidade, 2 vols., [s.l.], Fundação Calouste Gulbenkian – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2002. Portuguese Early Music Database, Coordenada por Manuel Pedro Ferreira (disponível online, em Welcome to PEM | Portuguese Early Music Database (pemdatabase.eu)). Projeto Cistercian Horizons, Coordenado por Catarina Fernandes Barreira (disponível online, em http://cistercianhorizons.fcsh.unl.pt/pt/pagina-inicial/).
Observações
Critérios de seleção: 1º. - Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial de outras Escolas por ordem de inscrição.
Formador
Luís Miguel Malva de Jesus Rêpas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-06-2023 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |