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MindSerena em Sala de Aula: Práticas educativas promotoras de competências socioemocionais e de autorregulação da atenção e das emoções - Curso 2 - Docentes turma AFMD2 - Turma 4

Apresentação

As dificuldades de concentração, impulsividade e de regulação emocional apresentadas por muitos/as alunos/as, têm vindo a preocupar todos os agentes educativos, que se defrontam com exigências crescentes no desenvolvimento do seu trabalho, dentro e fora da sala de aula. Para responder a estes desafios, especialistas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra conceberam o Modelo de formação MindSerena®. MindSerena® é um modelo educativo de aprendizagem socioemocional e desenvolvimento pessoal. Destina-se a professores/técnicos e crianças/jovens e visa contribuir para uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental. Assentando numa abordagem sistémica e experiencial convida a desenvolver as competências de autorregulação da atenção e das emoções, a promover escolhas e comportamentos conscientes e uma atitude contemplativa e de interconexão com a Natureza. Melhora a comunicação interpessoal e comportamento prossocial de alunos/as, professores/as e demais profissionais do contexto educativo, acentua a presença e ação conscientes e uma atitude de compromisso, de respeito e contemplativa para com a Natureza. Este modelo responde a todas as recomendações do Estudo da DGEEC “Observatório Escolar: Monitorização e Ação: Saúde Psicológica e Bem-Estar” de maio de 2022. No âmbito da abordagem sistémica mencionada, a formação “MindSerena em Sala de Aula” corresponde à segunda etapa do Modelo MindSerena®, orientada para dotar professores e técnicos de competências de gestão e promoção da atenção e da regulação socioemocional dos/as alunos/as, nos diferentes contextos: sala de aula, individual ou em pequeno grupo, através de práticas breves que permitem cultivar uma relação saudável com eventos mentais (emoções, pensamentos, imagens, etc.) de uma forma curiosa e não julgadora.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Aplicar treino respiratório apropriado ao contexto de sala de aula; - Promover a consciência interocetiva e propriocetiva em contexto de sala de aula; - Identificar os primeiros sinais de tensão e agitação e as suas consequências a nível do funcionamento mental; - Promover o desenvolvimento da consciência do corpo e das sensações corporais; - Aplicar treino de relaxamento apropriado ao contexto de sala de aula; - Aumentar a consciência do eu observador focado na identificação dos estados emocionais; - Melhorar as funções executivas de planeamento e controlo de impulsos; - Melhorar o autocuidado, a postura e consciência corporal; -Reeducar a gestão dos estados emocionais e mentais (emoções e pensamentos); - Promover o desenvolvimento da bondade, gentileza, compaixão e autocompaixão.

Conteúdos

A formação “MindSerena em Sala de Aula” é dinamizada ao longo de sete sessões síncronas online de duas horas, mais 4 horas de supervisão. A dinamização das sessões e o treino de competências em sala de aula é apoiado, em termos de recursos pedagógicos e de forma estruturante, pelo manual “MindSerena em Sala de Aula”: 1. Introdução Apresentação do formador e dos formandos; Apresentação do Modelo MindSerena® e do respetivo processo de implementação; 2. Como ensinar mindfulness Como sustentar a prática: - A comunicação mindfulness; - Ingredientes para a sala MindSerena; - Raízes - Pilares Atitudinais. 3. Treino em respiração, postura corporal e movimentos Treino em atenção consciente/mindfulness; Treino em consciência interocetiva (sensações corporais internas e externas) e propriocetiva (sensações do corpo em movimento). Prática guiada e simulação pedagógica das diferentes técnicas, adequadas à implementação em contexto escolar. 4. Treino em relaxamento e atenção consciente O sistema nervoso simpático e parassimpático; A ativação da resposta de relaxamento/tranquilização, através de diferentes métodos: relaxamento progressivo; relaxamento letting go; relaxamento através de diversas técnicas de foco da atenção. Prática guiada e simulação pedagógica das diferentes técnicas, adequadas à implementação em contexto escolar. 5. Treino em autorregulação emocional e da bondade/gentileza O eu observador, a consciência interocetiva, e a consciência dos pensamentos e dos estados emocionais; Os impulsos reativos, a compaixão, autocompaixão, gentileza, bondade; As funções executivas: controlo dos impulsos e capacidade de planeamento; Prática guiada e simulação pedagógica das diferentes técnicas, adequadas à implementação em contexto escolar.

Metodologias

Regime online / sincrono (de acordo com o cronograma) Utilização da Plataforma Moodle do CFAE Minerva - https://moodle.cfae-minerva.edu.pt/ nas sessões síncronas. Assente essencialmente em metodologia experiencial, será também coadjuvado com o método expositivo conjugado ainda com o método interrogativo e demonstrativo, em todas as sessões.

Avaliação

Avaliação formativa e sumativa.

Modelo

Inquérito de Avaliação aos Formandos

Bibliografia

Hahn, T. N. (2017). Happy teachers change the world. Canadá: Parallax Press. Mano, P. P., Pereira, R. N., Quadros, C., Oliveira, A. L., Freitas, P., & Pinheiro, R. (2020). Mindserena: Desenvolvimento de competências atencionais e socioemocionais baseadas no mindfulness em alunos do 2º e 3º ciclos. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia e Educação –Inclusão e diversidade (pp. 441-455). Instituto de Educação, Univ. de Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-inclusao-e-diversidade Oliveira, A. L., Mano, P. P., Pereira, R. N., Castilho, P., Marques, A., Quadros, C., & Pinheiro, R. (2021). Mindserena em sala de aula: Manual de apoio para professores. Alma Letra Editora. Oliveira, A. L., Pereira, R. N., Mano, P. P., Pinheiro, R., & Freitas, P. (2020). Mindserena: Impacto do desenvolvimento de competências mindfulness em professores. In F. H. V

Observações

Critérios de Seleção: - Docentes dos diversos grupos disciplinares dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas e Municípios abrangidos pela CIM da Região de Coimbra de acordo com as Vagas por Municípios que realizaram a certificação num programa de mindfulness de 8 semanas (MBSR, MSC, MBCT) - Prioridade a quem fez o Curso 1 - MindSerena.

Formador

Patrícia Isabel Pinto Mano

Ricardo André Nunes de Sousa Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 08-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 17-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
4 24-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 26-05-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
6 29-05-2023 (Segunda-feira) 19:00 - 20:00 1:00 Online síncrona
7 31-05-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
8 02-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
9 07-06-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
10 09-06-2023 (Sexta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
Início: 03-05-2023
Fim: 07-06-2023
Acreditação: AFMD2
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 18 h
Local: Plataforma Virtual / Moodle CFAE Minerva