Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica turma ACD29-T9
Apresentação
A avaliação pedagógica tem assumido uma centralidade inegável nas políticas educativas e curriculares, com efeitos concretos nas práticas de ensino e aprendizagem, designadamente na promoção do “sucesso escolar”. A publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, consagra mudanças significativas ao nível do currículo, assumindo um dos seus princípios orientadores: a “afirmação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens”. Refere ainda o caráter formativo da avaliação pedagógica como um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Importa, pois, que os professores aprofundem competências e conhecimentos inerentes ao processo de avaliação das aprendizagens, nomeadamente, através de desenvolvimento de projetos pedagógicos e didáticos em torno de práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes para a construção dos recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos, promovendo-se ainda a apresentação dos PI construídos, implementação e análise dos mesmos, tendo em vista o seu aperfeiçoamento ou reformulação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais; - Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica; - Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática; - Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão em torno de situações vividas na escola, visando melhorar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da avaliação.
Conteúdos
Apresentação da proposta do Referencial de Avaliação para o aperfeiçoamento do Projeto de Intervenção no domínio da avaliação pedagógica, contribuindo para a sua integração no referencial de avaliação pedagógica da UO; Promover a discussão e disseminar a partilha de informação do Círculo de Estudos “Para a Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: desenvolvimento e concretização dos Projetos de Intervenção”; Clarificação de conceitos estruturantes que deverão fundamentar e enquadrar os domínios/ critérios de avaliação; Apresentação, análise e discussão da proposta de aperfeiçoamento do Projeto de Intervenção no domínio da avaliação pedagógica da UO; Discussão e partilha de ideias que contribuam para a concretização e o desenvolvimento do Referencial de Avaliação Pedagógica, com definição de estratégias de operacionalização da sua concretização.
Metodologias
Apresentação dos Trabalhos desenvolvidos no Círculo de Estudos
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação
Bibliografia
Material disponibilizado pelas Formadoras
Observações
Critérios de Seleção: - Docentes das Escolas Associadas de cada Escola onde é realizada a ACD.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-07-2023 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |