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Aventura MindSerena® | Programa de competências socioemocionais - Curso 3 - Pessoal Não Docente turma AFMPND3T4

Apresentação

Em função do plano de atividades: As dificuldades de concentração, impulsividade e regulação emocional, apresentadas por muitos/as alunos/as, têm vindo a preocupar todos os agentes educativos, que se defrontam com exigências crescentes no desenvolvimento do seu trabalho, dentro e fora da sala de aula. Para responder a estes desafios, especialistas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra conceberam o Modelo MindSerena®. MindSerena® é um modelo educativo de aprendizagem socioemocional e desenvolvimento pessoal. Destina-se a professores/técnicos e crianças/jovens e visa contribuir para uma cultura de bem-estar pessoal, social e ambiental.Com uma abordagem sistémica e experiencial convida a desenvolver as competências de autorregulação da atenção e das emoções, a promover escolhas e comportamentos conscientes e uma atitude contemplativa e de interconexão com a Natureza.Tem como princípios orientadores as abordagens SEL - Social Emotional Learning,as abordagens baseadas em Mindfulness e os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Iniciou a sua implementação no Agrupamento de Escolas de Penacova, em 2018/19, a convite do Município, financiado pelo Programa Realiza-te da CIM-RC. O impacto, a nível da sua aceitabilidade e das dimensões de mudanças esperadas nos planos cognitivo, emocional, interpessoal e de rendimento escolar, motivou o convite da CIM-RC para o alargamento da implementação do Modelo nos 19 Municípios. Em função dos destinatários: Melhora a comunicação interpessoal e comportamento prossocial de alunos/as, professores/as e demais profissionais da educação, e acentua a presença e ação conscientes e uma atitude de compromisso, respeito e contemplativa para com a Natureza. Numa abordagem sistémica, a formação “Aventura MindSerena | Programa de Competências Socioemocionais ” corresponde à terceira etapa do Modelo MindSerena®, e visa formar técnicos superiores e professores como facilitadores do programa, contribuindo para a promoção de dimensões atitudinais de abertura à experiência, curiosidade, empatia e gentileza, aumentando a resiliência e a motivação para agir de forma consciente. A investigação levada a efeito sobre o Modelo MindSerena® revelou resultados positivos nos planos cognitivo, emocional, interpessoal e de rendimento escolar, tal como descrito nas publicações já realizadas e espelhadas no site https://www.mindserena.org. Responde a todas as recomendações do Estudo da DGEEC “Observatório Escolar: Monitorização e Ação: Saúde Psicológica e Bem-Estar” de maio de 2022.

Destinatários

Técnico Superior - Psicólogo e outros Técnicos Superiores com a certificação num programa de mindfulness de 8 semanas (MBSR, MSC, MBCT)

Objetivos

Considerando a evidência científica do Mindfulness em contexto escolar e os resultados qualitativos e quantitativos já disponíveis do Modelo MindSerena®, espera-se que os formandos dinamizem o programa juntos dos alunos. Consequentemente, espera-se impacto nas crianças e jovens em: - Melhoria da atenção - Melhoria das competências sociais e emocionais - Melhoria do comportamento prossocial - Redução de problemas de saúde mental: stress, ansiedade, depressão - Melhoria do desempenho escolar - Melhoria do bem-estar físico e psicossocial

Conteúdos

A formação da Aventura MindSerena | Programa de Competências Socioemocionais decorre em formato presencial (14h) e com supervisão online (4). A dinamização das sessões e o treino de competências é apoiado, em termos de recursos pedagógicos e de forma estruturante, pelo livro “Aventura MindSerena - O meu diário” e pelo manual de apoio à prática: - Educação contemplativa - O que define um programa baseado em mindfulness - Neurociência e competências socioemocionais - Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Maior Lição do Mundo - Os desafios da escola, das comunidades e da sociedade - Como implementar o programa: Sessão 0 – O elogio Sessão 1 – A atenção Sessão 2 – O cérebro e as emoções Sessão 3 – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Sessão 4 – O otimismo Sessão 5 – A resiliência Sessão 6 – A compaixão Sessão 7 – A gratidão Sessão 8 – Manter viva a Aventura - Prática guiada e simulação pedagógica das diferentes técnicas, adequadas à implementação em contexto escolar. - Supervisão Protocolo de avaliação do impacto (pré-teste, pós-teste e follow-up)

Metodologias

Presencial Dois dias presenciais (14h) de formação com recurso a diferentes metodologias de forma a garantir o alcance dos objetivos definidos. Neste sentido utilizar-se-á exposição teórica para a apresentação das componentes conceptuais e maioritariamente metodologias de base experiencial,recorrendo ao método de simulação e práticas guiadas. Diálogo e partilha em grupo e pequeno grupo, orientadas para a promoção da reflexão, a coaprendizagem e o enriquecimento mútuo em todas as sessões. Online Quatro sessões de supervisão online de uma hora com recurso à aplicação Zoom com partilha e reflexão sobre experiências e casos trazidos pelos formandos, proporcionando interação entre os formadores e o grupo de formandos e a criação de uma comunidade de partilha.

Avaliação

Quantitativa Ponderação da avaliação: Participação:20 Trabalho escrito:60 Assiduidade:20

Modelo

Inquérito de Satisfação da Al«ção de Formação

Bibliografia

Mano, P. P., Quadros, C., Oliveira, A. L., Pereira, R. N., Marques, A., & Pinheiro, R. (2019). Uma aventura na terra do mindserena (1ed.). Coimbra, Portugal: Alma Letra Edições. ISBN:978-989-54058-9-3 Mano, P. P., Pereira, R. N., Quadros, C., Oliveira, A. L., Freitas, P., & Pinheiro, R. (2020). Mindserena: Desenvolvimento de competências atencionais e socioemocionais baseadas no mindfulness em alunos do 2º e 3º ciclos. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e diversidade (pp. 441-455). Instituto de Educação, Univ. de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-60-1 Oliveira, A. L. (2020). Mindfulness em contexto educativo: Projeto de aprendizagem socioemocional Mindserena. In A. A. A. Carvalho (Org.), Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação (pp. 141-151). Ministério da Educação, Direção Geral da Educação. ISBN: 978-972-742-448-1 Oliveira, A. L., Pereira, R. N., Mano, P. P., Pinheiro, R., & Freitas, P. (2020). Mindserena: Impacto do desenvolvimento de competências mindfulness em professores. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola. Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e diversidade (pp. 424-440). Instituto de Educação, Univ. de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-60-1 Semple, R. J., & Droutman, V. (2017). Mindfulness goes to school: Things learned (so far) from research and real world experiences. Psychology in the schools, 54(1), 29-52. Weare, K., & Bethune, A. (2021). Implementing mindfulness in schools: An evidence-based guide. Sheffield, United Kingdom: The Mindfulness Initiative. Worldslargestlesson (s.d). Retirado de https://worldslargestlesson.globalgoals.org/

Anexo(s)

Certificação do Curso DGAE _ Técnicos Superiores

Observações

Critérios de Seleção: - Técnicos Superiores Psicólogos e Outros Técnicos Superiores ligados à Educação dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas e Municípios abrangidos pela CIM da Região de Coimbra de acordo com as Vagas por Municípios que realizaram a certificação num programa de mindfulness de 8 semanas (MBSR, MSC, MBCT) - Prioridade a quem fez o Curso 1 - MindSerena.

Formador

Patrícia Isabel Pinto Mano

Letícia Leal

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-06-2023 (Segunda-feira) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
2 20-06-2023 (Terça-feira) 09:30 - 17:30 8:00 Presencial
3 26-06-2023 (Segunda-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
4 27-06-2023 (Terça-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
Início: 19-06-2023
Fim: 27-06-2023
Acreditação: DGAE/979/2023
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: b-learning
Duração: 18 h
Local: b-learning / Mealhada