Conhece-me Antes de me Odiares - História e Cultura Cigana: contributo para a Educação para a Cidadania na escola turma ACD41
Apresentação
A escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências relevantes nos domínios da atitude cívica individual, do relacionamento interpessoal e intercultural, deve privilegiar o exercício de cidadania promotor da capacidade individual de análise e intervenção em função dos valores fundamentais da sociedade em que se está inserido. É neste contexto que surge a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) que integra um conjunto de direitos e deveres que devem estar presentes na formação cidadã das crianças e dos jovens portugueses, para que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de conceitos e valores de cidadania democrática, no quadro do sistema educativo, da autonomia das escolas e dos documentos curriculares em vigor. Esta ação de formação, dando a conhecer a história e características culturais da comunidade cigana, procura promover a reflexão e a desconstrução de estereótipos relativos a esta minoria. Os Ciganos estão em Portugal há 500 anos, oriundos do Nordeste da Índia. Os seus movimentos migratórios iniciaram por volta do séc. III, dando origem à formação de vários grupos que, sendo diferentes entre si, têm raízes comuns. A discriminação e marginalização de que ainda são alvo em vários contextos, torna fundamental este tipo de ações dirigida à comunidade escolar, cujo papel é fundamental na mudança de mentalidades.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Sensibilizar para atitudes adequadas ao desenvolvimento de competências do perfil do aluno no âmbito da Educação para a Cidadania; - Entender a multiculturalidade como uma mais valia nas vivências socioculturais; - Identificar as especificidades culturais dos portugueses ciganos, bem como as semelhanças com as tradições portuguesas de outrora.
Conteúdos
1. Estratégia Nacional de educação para a Cidadania; 2. Origem e história da Comunidade Cigana; 3. Características da cultura cigana; 4. Especificidades culturais dos ciganos portugueses.
Metodologias
Palestra proferida por Bruno Gonçalves (supervisor), Marisa Oliveira, Osvaldo Grilo e João Gonçalves.
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Arbex, C. (2003). Guia para trabalhar com mulheres ciganas: a temática da saúde. Fundación Secretariado General Gitano. Canotilho, J. J. G. (2000). Direitos Humanos, Estrangeiros, Comunidades Migrantes e Minorias. Edições Celta. Cortesão, L; Stoer, S.; Casa-Nova, M. J. & Trindade, R. (2005). Pontes para Outras Viagens. Escola e comunidade cigana: representações recíprocas. Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2013-2020 (2013). Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP.
Observações
Critérios de seleção: - 1ª Prioridade - Docentes de todos os grupos de recrutamento do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; - 2ª Prioridade - Docentes de todos os grupos de recrutamento dos Agrupamento de Escolas e Escolas Não Agrupadas do CFAE MINERVA; - 3ª Prioridade - Docentes de todos os grupos de recrutamento dos Agrupamento de Escolas e Escolas Não Agrupadas não pertencentes ao CFAE MINERVA.
Formador
Ana Paula Ramos Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-06-2023 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |