302

3º Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais - ENCAPE turma AFC07

Apresentação

Esta ação tem por base dar continuidade ao ENCAPE2016 (registo CCPFC/ACC­86467/16) e ao ENCAPE2019 (registo CCPFC/ACC-101718/18). Pretende promover a troca de vivências musicais e experiências pedagógicas, conducentes das várias áreas do ensino da música, genérico e vocacional, e de alunos do ensino artístico vocacional da música. A confluência de interesses, saberes e a preocupação constante dos vários agentes educativos que promovem e constroem os percursos artísticos individuais dos alunos obriga à realização destas ações de formação, que se revelam fundamentais para atualização e formação contínua de docentes das várias áreas do ensino da música através de uma reflexão séria e dinâmica.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento M1 ao M32, M38, D06, 250 e 610.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento M1 ao M32, M38, D06, 250 e 610.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento M1 ao M32, M38, D06, 250 e 610..

Objetivos

- Elaboração de um livro de atas da conferência através da parceria com o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) - Apresentação de projetos de investigação realizados nas áreas do Ensino da Música, da Composição e da Análise Musical - Partilha de ideias, materiais e contactos entre os participantes - Contribuir para o debate sobre o sistema de ensino no seu todo - Promover a interdisciplinaridade Os objetivos para os formandos são: - observar diferentes projetos de investigação - apreender novas possibilidades de integração da Composição e Análise Musical no ensino do instrumento e no ensino das restantes disciplinas do plano curricular - fomentar uma prática artística crítica e colaborativa

Conteúdos

Os temas a abordar nos diversos momentos da ação distribuem-se pelos seguintes temas orientadores: - Edição de materiais (partituras, livros pedagógicos, exercícios) - Gestão da carreira - Aproximar públicos à música erudita - Programa da disciplina / propostas organização curricular - Articulação entre análise/composição e outras áreas didáticas - Sistemas de análise - Composição, análise e estética/estilo - Programação cultural - Apoio às artes - Políticas educativas

Metodologias

A ação terá o carácter de seminário, distribuído pelos seguintes tipos: - conferências, em que um keynote speaker principal é convidado a apresentar um tema, havendo lugar a perguntas por parte da assistência - painéis de debate com moderador, em que um conjunto de oradores irá envolver-se numa conversa sobre um tema com intervenção de um moderador que realiza questões e direciona os assuntos, havendo também lugar à colocação de questões por parte da assistência - conferências teórico-práticas que consistem na apresentação prática de projetos e abordagens desenvolvidas em Portugal, havendo lugar à colocação de questões por parte da assistência - call for papers, em que se procederá à receção de propostas pedagógicas desenvolvidas recentemente no âmbito dos cursos (mestrados e doutoramentos) de formação de professores nas instituições de ensino superior em Portugal

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua,

Modelo

Inquérito de satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Tratando-se de uma ação que consiste em painéis de debate e conferências, não é possível determinar a bibliografia fundamental.

Anexo(s)

Programa - ENCAPE

Observações

INSCRIÇÕES ABERTAS SÓ PARA QUEM JÁ EFETUOU A PRÉ-INSCRIÇÃO e recebeu email de confirmação de selecionado.

Formador

David Miguel

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-07-2023 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 11-07-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 12-07-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 12-07-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 18:00 3:30 Presencial
Início: 11-07-2023
Fim: 12-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118247/22
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12:30 h
Local: Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra