305

2º Encontro Literatura com História: as vozes da interdisciplinaridade turma ACD05

Apresentação

O enquadramento legal dado pelo DL 55/2018, pelo PASEO e pelas AE, desafia as escolas a promoverem aprendizagens integradas dos saberes (de forma inter e multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o inter-relacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). A importância da interdisciplinaridade, enquanto prática promotora de interligação de saberes com recurso a propostas didáticas e pedagógicas que suportam aprendizagens autónomas, tem vindo a ser salientada por diferentes autores estrangeiros e nacionais desde os anos 90 do século XX. Torna-se, por isso, fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.

Destinatários

Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Fomentar a colaboração entre instituições; fomentar o intercâmbio de experiências letivas entre docentes; promover práticas de interdisciplinaridade; sensibilizar para metodologias que coadjuvem ao desenvolvimento de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; divulgar a criação literária de base histórica passível de recurso didático nas diferentes áreas do Saber.

Conteúdos

Comunicações específicas sobre o conceito de interdisciplinaridade; sobre propostas pedagógicas com implementação de práticas didáticas interdisciplinares; sobre o processo de escrita literária a partir de factos históricos (descriminadas em anexo).

Metodologias

Palestras a proferir por especialistas e partilha de experiências pedagógicas.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação

Bibliografia

Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Porto Editora. Cosme, A.; Lima, L.; Ferreira, D. & Ferreira, N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Porto Editora.

Anexo(s)

Programa - 2º Encontro com História: as vozes da interdisciplinaridade

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400 das Escolas Associadas do CFAE Minerva. 2.º - Outros Docentes do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110, 200, 210, 220, 300 e 400. 3º - Outros participantes com interesse (estudantes, entre outros) - Declaração de participação para Pessoal Não Docente - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTHIHTN1rMZe6ph9l42ql_eu5E0AEiRg0AzE7BPnT5QZxkKQ/viewform

Formador

Ana Paula Ramos Ferreira

Natália de Jesus Albino Pires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-09-2023 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 30-09-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 30-09-2023
Fim: 30-09-2023
Acreditação: ACD05 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Centro Cultural Penedo da Saudade (IPC)