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1ªs Jornadas Pedagógicas Infanta D. Maria - 1º Dia - A Avaliação Pedagógica sem (de)pressão turma ACD16-2022-2023

Apresentação

A avaliação pedagógica e respetivas práticas, de acordos com os Decretos-Lei n.ºs 54 e 55, ambos de 2018, têm sido uma preocupação por parte da tutela e das escolas e agrupamentos. A ESIDM, tendo sido escola piloto do projeto MAIA, desde 2019 que se tem preocupado em implementar uma avaliação que sirva as aprendizagens e respetivo sucesso dos seus alunos. Mas esta avaliação formativa e formadora implica mudanças de hábitos, de estratégias, de mentalidades. Neste sentido, este processo necessita de uma maior interiorização, por parte dos vários intervenientes educativos, para a qualidade das aprendizagens dos nossos alunos, para a normalização do processo e para um serviço de elevada qualidade.

Destinatários

Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Clarificar conceitos-chave relacionados com a avaliação pedagógica. - Perceber a importância da avaliação preconizada no DL n.º55/2018, para uma aprendizagem sustentada e eficaz dos alunos. - Perceber a importância de/criar instrumentos de trabalho comuns (departamentos/equipas educativas).

Conteúdos

• A avaliação pedagógica, de acordo com o DL n.º 55/2018, e a sua relação com o Projeto MAIA. • Avaliação formativa: definição e aplicação. • Autoavaliação e autorregulação das aprendizagens. • Feedback de qualidade: importância para uma aprendizagem eficaz. • Instrumentos de recolha de informação: exemplos; aplicação.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Anexo(s)

Programa Jornadas

PROGRAMA

Observações

9. BIBLIOGRAFIA Andrade, H., & Heritage, M. (2017). Using assessment to enhance learning, achievement, and academic self-regulation. New York: Routledge. Cosme, A. (2020). Avaliação das aprendizagens : propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora, 2020. Cosme, A. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação. Porto : Porto Editora Fernandes, D. (2021). Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação Fernandes, D. (2021). Diversificação dos processos de recolha de informação (dois exemplos). Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2021). Diversificação dos processos de recolha de informação (dois exemplos). Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Fernandes, D. (2021). Critérios de Avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Machado, E. A. (2021). Feedback. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Machado, E. A. (2021). Participação dos alunos nos processos de avaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Machado, E. A. (2021). Para uma abordagem pedagógica dos testes. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Machado, E. A. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Machado, E. A., Braga, F. & Candeias, F. (2022) Avaliação pedagógica – referencial de autoavaliação. Texto de apoio à formação - Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Stiggins, R. (2014). Revolutionize assessment: empower students, inspire learning. Thousand Oaks, California: Corwin.

Formador

Cristina Maria Gomes Ferrão

Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-09-2023 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 12-09-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 12-09-2023
Fim: 12-09-2023
Acreditação: ACD16 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Infanta D. Maria