1ªs Jornadas Pedagógicas Infanta D. Maria - 2º Dia - Motivação, Aprendizagem e Avaliação Formativa turma ACD17-2023-2024
Apresentação
De acordo com o decreto-lei 55/2018, a avaliação formativa é apresentada como a principal modalidade de avaliação, privilegiando a regulação do ensino e das aprendizagens, através da recolha de informação que permita conhecer a forma como se ensina e como se aprende, fundamentando a adoção e o ajustamento de medidas e estratégias pedagógicas. Com efeito, numa escola onde coexistem alunos com culturas e valores díspares, múltiplos interesses, diferentes padrões motivacionais e níveis de autoconfiança, e grande heterogeneidade de formas de pensar e de aprender, torna-se imperativo flexibilizar o processo de intervenção pedagógica, utilizando os dados recolhidos pela avaliação formativa para a construção de percursos educativos de qualidade. Neste contexto, pretende-se, nestas Jornadas, proporcionar um espaço de análise, reflexão e debate sobre conceções e práticas pedagógicas em torno da aprendizagem e avaliação formativa, destacando o lugar da motivação e da metacognição nestes processos, e o eventual recurso a tecnologias digitais.
Destinatários
Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais. - Refletir e debater conceções e práticas pedagógicas.
Conteúdos
- Os Objetivos e emoções de realização - A Motivação e Aprendizagem Cooperativa - Metacognição e Avaliação Formativa - Tenologias digitais na avaliação das aprendizages escolares. Divulgação do ebook: A Prática em Avalação Digital de Competências (Universidade Aberta)
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas WORKSHOPS
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
• Amante, L., & Oliveira, I. (2019). Avaliação e feedback: Desafios atuais. Universidade Aberta. • Barreira, C. (2019). Conceções e práticas de avaliação formativa e sua relação com os processos de ensino aprendizagem. In M. I. Ortigão, D. Fernandes, T. Pereira & L. Santos (Orgs.), Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal (pp. 191- 217). Editora CVR. • • Feyfant, A. (2012). A diferenciação pedagógica em sala de aula. https://www.aeolivais.edu.pt/docs/orientadores/DiferenciacaoPedagogica.pdf • Freitas, L.V., & Freitas, C.V. (2002). Aprendizagem cooperativa: Teoria e prática. Porto: Edições ASA. • Knight, J. (2013). High impact Instruction: A framework for great teaching. Thousand Oaks: Sage Publications. • Oliveira, I., Pereira, A., Amante, L., Oliveira, R. (Orgs.) (2022). A Prática em Avaliação Digital de Competências, LE@D, Universidade Aberta, DOI: https://doi.org/10.34627/leadw.2022.4, com a colaboração de Isolina Oliveira (Universidade Aberta). • Paixão, M. P. & Cordeiro, P. (2021). Arquitetura do modelo de intervenção e promoção escolar. In S. Galinha (Coord.), Bem estar, Educação e Direitos da Criança. FCT – CIEQV – Projeto nº UID/CED/04748/2020. 978-989-53210-1-8 • Pereira, M. (2017). Guia para uma pedagogia diferenciada em contexto de sala de aula. Coleção de Guias Educacionais. Coisas de Ler (sugestão de leitura) • Santos, L. (s/d). Diferenciação pedagógica: Um desafio a enfrentar. Revista Noesis, 13 páginas. Pro-Me-ToM - An Erasmus+ Project: promoting the development of teachers’ and students’ metacognitive and theory of mind skills (s/d) https://prometom-erasmus.info/ Ramos, L.A., Paixão, M.P. & Silva, J.T. (2010). Os objectivos em contextos de realização e o seu impacto na construção da identidade vocacional . In: Taveira, M.C. & Silva, D. (Coords.), Desenvolvimento Vocacional: Avaliação e Intervenção (Vocational Development: Assessment and Intervention). Braga: APDC (pp. 185-196). Ramos, L. A., Festas, I. Silva, J.T. & Paixão, M.P. (2020). Avaliação da motivação para a escrita: adaptação portuguesa de um questionário multifatorial. Psicologia em Pesquisa, 14(2).
Observações
Critérios de Seleção: - 1.º Docentes de todos os grupos disciplinares da Escola Secundária Infanta D. Maria; - 2.º Docentes de todos os grupos disciplinares das Escolas Associadas do CFAE Minerva; - 3.º Docentes de outras Escolas.
Formador
Cristina Maria Gomes Ferrão
Maria Antónia de Sousa Ribeiro Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-09-2023 (Quarta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 13-09-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |