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Dia GeoGebra Ibérico – GeoGebra em Aula - Parte I turma ACD06 - 23/24

Apresentação

A realização do Dia GeoGebra ibérico 2023 - GeoGebra em Aula, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (DMDCT-UC), com a organização da comissão do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário do DMDCT-UC e da Federação Espanhola de Sociedades de Professores de matemática, constitui-se um motivo para refletir, partilhar e experimentar o “GeoGebra em Aula”. Em Portugal, num contexto de mudança curricular na disciplina de Matemática, incluindo-se o Pensamento Computacional como tema e uma presença efetiva da tecnologia para promover um ensino para a aprendizagem da matemática, seria razão bastante para o encontro, mas esta tendência se assume ao nível europeu, com diretivas da União Europeia, pelo que a oportunidade de partilhar e refletir com colegas espanhóis é uma grande mais-valia para o conhecimento dos professores. Considerando ainda que os instrumentos curriculares definidos pelas “novas” Aprendizagens Essenciais da(s) Matemática(s) do Ensino Básico e Ensino secundário em Portugal tendem a ter uma visão integrada dos diferentes níveis de ensino, este encontro foi organizado para que docentes que lecionem conteúdos da Matemática e das Ciências tenham oportunidade formativa no seu ciclo de docência ou no que lhe está próximo. Deste modo pretende-se para além de contribuir para o aprofundamento dos conteúdos matemáticos, promover o conhecimento didático e pedagógico dos docentes no uso da tecnologia, em particular as plataformas associadas ao software de matemática dinâmica GeoGebra, e no tema transversal Pensamento Computacional, presente em todo o currículo de Matemática da escolaridade obrigatória em Portugal. A partilha com os colegas espanhóis trará à reflexão a diversidade curricular em Espanha, que tem como ponto forte uma panóplia enorme de recursos para a sala de aula que constituem o projeto “MATESGG Matemáticas y GeoGebra” com apoio do Ministério de Educação de Espanha. A educação STEAM também será objeto de análise a partir das possibilidades do uso do software GeoGebra para este fim no contexto concreto das salas de aula. No contexto português e espanhol existem vários exemplos, dos quais se espera a reflexão dos participantes neste tema. Para esse fim contar-se há com a apresentação da investigação conduzida na Universidade Johannes Kepler de Linz. Finalmente dado o forte impacto que as atuais técnicas de Inteligência Artificial têm na sociedade atual, interessa refletir sobre impactos e aplicações na sala de aula de Matemática. De facto, nesta área de conhecimento assume um papel relevante as técnicas de demonstração e geração automática de teoremas, técnicas que podem ser implementadas em sala de aula, de modo intuitivo por alunos e professores com o software GeoGebra.

Destinatários

Professores/as ds grupos de recrutamento 110, 230 e 500

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Conhecer praticas que promovem praticas de educação STEAM com o GeoGebra. Refletir sobre o papel da tecnologia e das práticas de Pensamento Computacional na aprendizagem e ensino da Matemática. Conhecer, aprofundar ou discutir os novos instrumentos curriculares homologados em Portugal, em vigor desde o ano letivo de 2022-2023 no Ensino Básico, e em aplicação a partir de 2024-2025 no Ensino Secundário

Conteúdos

• VC | GeoGebra & STEAM (Transversal a todos os níveis de ensino) • P | GeoGebra & Tecnologia nas Aprendizagens Essenciais da Matemática em Portugal e nos currículos de Matemática em Espanha (Transversal a todos os ciclos de ensino) . Apresentação Mini cursos

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivas: serão dois momentos plenários: uma vídeo conferência onde se da a conhecer as potencialidades do GeoGebra na educação STEAM (VC) e uma conferência (C) onde se dá a conhecer o impacto de certas técnicas de AI com impacto na aula com o uso do GeoGebra. Estes dois momentos são plenários.

Avaliação

Frequência

Modelo

Insquériro de Satisfação da Ação

Bibliografia

Dos Santos, J. M. D. S., e Silva, J. C., & Lavicza, Z. (2023) TASKS AND LEARNING PATHS IN ASYMPTOTE AND GEOGEBRA. Research On STEM Education in the Digital Age, 107. Dos Santos, J. M. D. S., Abar, C. A. A. P., de Almeida, M. V., & Lavicza, Z. (2023). Developing Computational Thinking in Basic School: Resources from Mathematics Teachers in Portugal. In Perspectives and Trends in Education and Technology: Selected Papers from ICITED 2022 (pp. 131-141). Singapore: Springer Nature Singapore. Trocado, A., Dos Santos, J. M., & Lavicza, Z. (2022). Developing Computational Thinking in Portuguese Mathematics Curricula with Collatz Conjecture. In The 27th Asian Technology Conference in Mathematics (ATCM 2022). Dos Santos, José & Abar, Celina A A. (2022). OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In Reflexões sobre a educação matemática , Atena, 10.22533/at.ed.3062201091. Dos Santos, J. M., Silveira, A., & Trocado, A. (2019). GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM. Acedido a 04-02-2020, em: https://arxiv.org/pdf/1907.02099

Observações

Prioridade de seleção: 1.º Professores/as ds grupos de recrutamento 110, 230 e 500 das Escolas Associadas do CFAE Minera; 2.º Professores/as ds grupos de recrutamento 110, 230 e 500 de outras Escolas.

Formador

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

José Manuel Dos Santos Dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-10-2023 (Sexta-feira) 15:00 - 19:30 4:30 Presencial
Início: 27-10-2023
Fim: 27-10-2023
Acreditação: ACD06 - 2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra