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Dia GeoGebra Ibérico – GeoGebra em Aula - Parte II turma ACD07 - 23/24

Apresentação

A realização do Dia GeoGebra ibérico 2023 - GeoGebra em Aula, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (DMDCT-UC), com a organização da comissão do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário do DMDCT-UC e da Federação Espanhola de Sociedades de Professores de matemática, constitui-se um motivo para refletir, partilhar e experimentar o “GeoGebra em Aula”. Em Portugal, num contexto de mudança curricular na disciplina de Matemática, incluindo-se o Pensamento Computacional como tema e uma presença efetiva da tecnologia para promover um ensino para a aprendizagem da matemática, seria razão bastante para o encontro, mas esta tendência se assume ao nível europeu, com diretivas da União Europeia, pelo que a oportunidade de partilhar e refletir com colegas espanhóis é uma grande mais-valia para o conhecimento dos professores. Considerando ainda que os instrumentos curriculares definidos pelas “novas” Aprendizagens Essenciais da(s) Matemática(s) do Ensino Básico e Ensino secundário em Portugal tendem a ter uma visão integrada dos diferentes níveis de ensino, este encontro foi organizado para que docentes que lecionem conteúdos da Matemática e das Ciências tenham oportunidade formativa no seu ciclo de docência ou no que lhe está próximo. Deste modo pretende-se para além de contribuir para o aprofundamento dos conteúdos matemáticos, promover o conhecimento didático e pedagógico dos docentes no uso da tecnologia, em particular as plataformas associadas ao software de matemática dinâmica GeoGebra, e no tema transversal Pensamento Computacional, presente em todo o currículo de Matemática da escolaridade obrigatória em Portugal. A partilha com os colegas espanhóis trará à reflexão a diversidade curricular em Espanha, que tem como ponto forte uma panóplia enorme de recursos para a sala de aula que constituem o projeto “MATESGG Matemáticas y GeoGebra” com apoio do Ministério de Educação de Espanha. A educação STEAM também será objeto de análise a partir das possibilidades do uso do software GeoGebra para este fim no contexto concreto das salas de aula. No contexto português e espanhol existem vários exemplos, dos quais se espera a reflexão dos participantes neste tema. Para esse fim contar-se há com a apresentação da investigação conduzida na Universidade Johannes Kepler de Linz. Finalmente dado o forte impacto que as atuais técnicas de Inteligência Artificial têm na sociedade atual, interessa refletir sobre impactos e aplicações na sala de aula de Matemática. De facto, nesta área de conhecimento assume um papel relevante as técnicas de demonstração e geração automática de teoremas, técnicas que podem ser implementadas em sala de aula, de modo intuitivo por alunos e professores com o software GeoGebra.

Destinatários

Professores/as ds grupos de recrutamento 110, 230 e 500

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Conhecer, aprofundar ou discutir os novos instrumentos curriculares homologados em Portugal, em vigor desde o ano letivo de 2022-2023 no Ensino Básico, e em aplicação a partir de 2024-2025 no Ensino Secundário Conhecer ou aprofundar conhecimentos no uso do GeoGebra. Experimentar o uso do GeoGebra na obtenção de modelos em impressoras 3D. Conhecer e partilhar de experiências do uso do GeoGebra em sala de aula no contexto ibérico e dos Países de Língua Oficial Portuguesa. Fomentar espírito de colaboração e redes transnacionais no contexto ibérico e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Conteúdos

• SP1 | Geometria analítica no contexto das Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário (Ensino Secundário) • SP2 | Aulas com o GeoGebra Classroom no 2º e 3º ciclo do Ensino Básico (Ensino Básico) • SP3 | Explorando o Pensamento Computacional no GeoGebra: Modelação 3D a partir de Imagens Reais (Transversal a todos os ciclos de ensino) • SP4 | Tarefas com o GeoGebra para trabalhar números racionais e suas operações ( 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico) • SP5 | Resolução de problemas de otimização com recuso ao GeoGebra (Ensino Secundário e Ensino Superior) • SP6 | Proyecto MATESGG Matemáticas y GeoGebra (Ensino Básico e Ensino Secundário) • MC1 | Geometria 2D com o GeoGebra (Ensino Básico e Ensino Secundário) • MC2 | Geometria 3D com o GeoGebra (Ensino Básico e Ensino Secundário) • MC3 | Cálculo Simbólico con GeoGebra (Ensino Secundário e Ensino Superior) • C | Explorando Sistemas de Geometria Dinâmica com Demonstradores de Teoremas Integrados (Transversal a todos os ciclos de ensino) • MR | GeoGebra em Aula: Angola; Cabo Verde; Brasil; Espanha; Moçambique; Portugal (Transversal a todos os ciclos de ensino)

Metodologias

Aplicações Práticas: Cada formando poderá frequentar duas, das seis sessões praticas (SPi, i{1,...,6}), ou dois dos três minicursos (MCi, i{1,...,3}). A escolha será realizada pelos formandos em função das suas necessidades formativas no(s) níveis(s) de ensino que leciona ou de seu interesse no seu percurso profissional/formativo. Demonstrativas: A mesa-redonda (MR) que encerra os trabalhos, pretende demostrar como o GeoGebra contribui para alterações nos ecossistemas das salas de aula, mesmo em contextos tecnológicos desfavoráveis como é o caso dos PALOP, e discutir as implicações nas aprendizagens dos alunos e nas práticas dos professores. Esperando que o período previsto para interpelação dos participantes aos elementos da mesa permita esclarecer, problematizar e refletir sobre o uso de tecnologia no ensino e aprendizagem da matemática.

Avaliação

Frequência.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Bibliografia

Dos Santos, J. M. D. S., e Silva, J. C., & Lavicza, Z. (2023) TASKS AND LEARNING PATHS IN ASYMPTOTE AND GEOGEBRA. Research On STEM Education in the Digital Age, 107. Dos Santos, J. M. D. S., Abar, C. A. A. P., de Almeida, M. V., & Lavicza, Z. (2023). Developing Computational Thinking in Basic School: Resources from Mathematics Teachers in Portugal. In Perspectives and Trends in Education and Technology: Selected Papers from ICITED 2022 (pp. 131-141). Singapore: Springer Nature Singapore. Trocado, A., Dos Santos, J. M., & Lavicza, Z. (2022). Developing Computational Thinking in Portuguese Mathematics Curricula with Collatz Conjecture. In The 27th Asian Technology Conference in Mathematics (ATCM 2022). Dos Santos, José & Abar, Celina A A. (2022). OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. In Reflexões sobre a educação matemática , Atena, 10.22533/at.ed.3062201091. Dos Santos, J. M., Silveira, A., & Trocado, A. (2019). GeoGebra e situações que envolvem modelação numa abordagem STEAM. Acedido a 04-02-2020, em: https://arxiv.org/pdf/1907.02099 .

Observações

Critérios de seleção: 1.º - Professores/as ds grupos de recrutamento 110, 230 e 500 das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2.º - Professores/as ds grupos de recrutamento 110, 230 e 500 de outras Escolas

Formador

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva

José Manuel Dos Santos Dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2023 (Sábado) 09:01 - 18:00 8:59 Presencial
Início: 28-10-2023
Fim: 28-10-2023
Acreditação: ACD07 - 2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Departamento da Faculdade de Matemática da U.C.