Avaliação das aprendizagens com recurso ao digital turma AFD16-T1
Apresentação
['O sucesso escolar dos alunos assenta, em grande parte, em educadores preparados para atuar, de modo consistente e formativo em todas as vertentes, no processo de desenvolvimento dos alunos, numa perspetiva integral do indivíduo como elemento responsável, autónomo e participativo da sociedade atual. Neste processo, a avaliação constitui um elemento essencial do processo de aprendizagem e de ensino que deve ser pensada em simultâneo com as atividades de aprendizagem aquando da sua planificação, devendo ser concebida como um meio e não como um fim. Uma avaliação de elevada qualidade pode facilitar a aprendizagem porque indica o que é importante aprender, consolida aprendizagens, estrutura adequadamente a forma como os alunos autorregulam a sua aprendizagem e dedicação ao trabalho académico, promove o desenvolvimento de processos de análise, síntese e metacognição, e motiva para o prazer na aprendizagem em si. \r\nAtualmente as escolas vivem um momento de mudança, impulsionado pelo período pandémico vivido, e consolidado no Plano de Transição Digital em curso. Da avaliação feita pela Check-in e pela Selfie, constata-se que a área da avaliação com recurso ao digital é uma das áreas mais deficitárias, sendo necessário promover o desenvolvimento dessa competência digital dos docentes. \r\nEsta ação de formação pretende auxiliar os professores a tirar partido das Tecnologias Digitais para construir instrumentos diversificados .']
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente.. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
['- Identificar os diferentes propósitos da avaliação e instrumentos adequados a cada um;\r\n- Identificar as vantagens e desvantagens da avaliação com o digital;\r\n- Ilustrar formas de ultrapassar as fragilidades da avaliação digital;\r\n- Identificar, selecionar, avaliar e utilizar tecnologias digitais adequadas a atividades avaliativas a promover;\r\n- Promover o desenvolvimento de competências na seleção de tecnologias digitais adequadas;\r\n- Ser capaz de implementar atividades de avaliação numa ferramenta digital.']
Conteúdos
Organização e planeamento da ação (1 hora)\r\n\x95\tApresentação da ação, objetivos, conteúdos e dinâmicas da formação\r\n\x95\tOrganização do trabalho a desenvolver\r\n\x95\tDocumentação e recursos de apoio\r\nConceitos básicos de avaliação (2 horas) \r\n\x95\tClarificação do conceito de avaliação\r\n\x95\tDilemas, funções, objetivos, referenciais, métodos e instrumentos \r\n\r\nQualidade da Avaliação (1 hora)\r\n\x95\tCritérios de qualidade e regulação da avaliação: fiabilidade e validade\r\nAmbientes online e novas abordagens na avaliação das aprendizagens (3 horas)\r\n\x95\tAprendizagem e avaliação na era digital\r\n\x95\tCompetências e Taxonomias em ambientes digitais\r\n\x95\tVantagens e desvantagens da avaliação em ambientes digitais\r\n\x95\tAvaliação online das aprendizagens vs Avaliação das aprendizagens online\r\n\x95\tFeedback e autorregulação\r\nInstrumentos de avaliação e aplicações digitais para avaliação das aprendizagens (6 horas)\r\n\x95\tExploração e criação de instrumentos de avaliação com recurso à plataforma do Agrupamento e a ferramentas da Web 2.0\r\n\x95\tAnálise da aplicabilidade pedagógica destas ferramentas\r\nAvaliação (2 horas)\r\n\x95\tApresentação e apreciação de trabalhos.\r\n\x95\tAvaliação da ação.\r\nTotal: 15 horas
Metodologias
['As sessões serão compostas por uma parte teórica, dirigida a todos os docentes, e uma parte prática em que os formandos serão agrupados por áreas de conhecimento para desenvolvimento de um trabalho mais adequado à sua ação.\r\nIniciam-se com a exposição teórica e demonstrativa dos conteúdos, por parte do formador, e com exemplos devidamente contextualizados. Segue-se uma exploração conjunta com os formandos dos ambientes online, dos instrumentos de avaliação e de aplicações digitais para avaliação das aprendizagens. \r\nEm grupo, ou individualmente, os formandos deverão iniciar o desenvolvimento de um pequeno projeto de planificação (visando a sua implementação posterior em sala de aula com os alunos) de diversas modalidades de instrumentos de avaliação diagnóstica, formativa, sumativa de apoio às aprendizagens de um determinado conteúdo programático das disciplinas lecionadas pelos formandos, destinadas a ser utilizadas online e recorrendo às ferramentas digitais exploradas.']
Avaliação
['Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.\r\nA avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.\r\nA avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, n.º2 do art.º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro.\r\nA avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros:\r\n- Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção);\r\n- Trabalho individual de aplicação de conhecimentos.\r\n\r\nCom os seguintes Critérios de avaliação: \r\n- Empenho e participação nas sessões (25%)\r\n- Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%)\r\n- Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)']
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfJisc (2020) The Future of Assessment: Five Principles, Five Targets for 2025. Bristol: Jisc Innovation Group.Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.
Observações
Critério de Seleção: 1.º - Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE MINERVA , por ordem de inscrição; 2.º - Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Professores de Educação Especial de outra Escolas, por ordem de inscrição.
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-10-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-10-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 31-10-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |